Reduzindo danos através do lúdico. Terapeuta:Maurício Pereira da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Terapia de Prevenção de Recaída
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
PSICOLOGIA.
Jogos de empresa Daniel Porto Pela Martino Nunes
Oficina Brincando com sucata
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Empreendedorismo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
PROJETO: APRENDENDO COM O XADREZ
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
O brincar e a matemática
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Projeto de Robótica Educacional na RME
Terapia ocupacional Experiência na residência integrada multiprofissional em saúde do HU-UFMA Natasha C. J. Rodrigues Eliania Pereira da Silva Maio, 2011.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Judo / Externato Passos Manuel Desculpe, O seu filho pratica Judo?
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Diretrizes de um programa de prevenção
A Matemática que está nos jogos!  A matemática contribui para desenvolver raciocínio,nos jogos você precisa descobrir a estratégia do adversário,habilidade.
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
PSICOMOTRICIDADE.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A motivação e o perfil do empreendedor
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Terapia comportamental
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Inquietações, indagações,
Inclusão que bicho é esse?
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
Professor Dr. Renato Vaz
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Reduzindo danos através do lúdico. Terapeuta:Maurício Pereira da Silva Terapia do xadrez Reduzindo danos através do lúdico. Terapeuta:Maurício Pereira da Silva

OBJETIVOS: -Desenvolver a prevenção do uso de drogas através do jogo de xadrez. -Orientar sobre fatores de riscos para a saúde relacionados com a dependência química e DST,s. -Viabilizar melhora nas relações pessoais bem como nas interpessoais. -Ressaltar a importância de valores,tais como: respeito, responsabilidade, humildade, perseverança, disciplina, tenacidade, paciência, auto controle, tolerância, amistosidade, etc... -Potencializar habilidades,melhorar o raciocínio e a agilidade no pensamento. -Aprendizado na vitória e na derrota.

SOBRE O JOGO: - O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo. - Este jogo possibilita trabalhar a atenção, imaginação, projeção, recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e também a matemática. - Assim o participante além de aprender, irá desenvolver habilidades tais como tomar decisões, ter um pensamento crítico á cerca dos fatos, permitindo também que o participante visualize, modifique e reafirme pensamentos não só no momento do jogo mas no seu cotidiano .

JUSTIFICATIVA: - Melhorar a sociabilidade e o raciocínio dos participantes permitindo que eles exponham, modifiquem e reafirmem os pensamentos e emoções,pois trabalha as seguintes áreas: recreativa,desportiva, intelectual,cultural, ética e emocional. - O xadrez ensinado metodicamente constitui um sistema de estímulo intelectual capaz de aumentar o (QI) dos praticantes . - O praticante adquire através da aprendizagem e pela prática, método de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos.

BENEFÍCIOS: - Existem progressos rápidos, nas seguintes áreas: criatividade e comunicação verbal. Quando utilizado como terapia ocupacional, contribui para reinserção na família e na sociedade, beneficiando crianças, adolescentes e até mesmo adultos infratores ou em liberdade assistida. - Todo ser humano , deveria aprender a ser um enxadrista, porque nossa vida é um grande jogo de xadrez, estamos todos no mesmo tabuleiro e recebemos as mesmas peças. É certo que alguns são ligeiramente favorecidos pelo destino, ficando com as peças brancas e iniciando o jogo. Mas não raro, falta-lhes sabedoria para lidar com esta vantagem comparativa.

TERAPIA NO HOSPITAL VILA NOVA: Ala de Dependência Química – 2007

TERAPIA NA COMUNIDADE: -Experiência na Comunidade Freitas e Castro - 2008

Terapia com menores infratores: -FASE (CASE POA 1) - 2009

Cartaz colado no auditório da fase: CASE – POA I 2009

CONSIDERAÇÕES FINAIS: - Estabelecer metas, planejar e traçar estratégias administrar o tempo, tomar decisões, ser criativo e imaginativo, compor cenários controlar emoções e respeitar o próximo. Estas não são apenas regras para se vencer uma partida de xadrez, são regras para se alcançar com êxito a própria felicidade no jogo da vida.

CONTATOS: - PROGRAMA DE REDUÇÃO DE DANOS - PREFEITURA DE PORTO ALEGRE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Fone: (51) 3289-4083/9197-4108/3225-3720 E-mail: mauricioredutor@hotmail.com