Proposta de Planejamento do Processo Didático Ética : Uma Reflexão Sobre os Valores e a Vida Feliz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Plano de Trabalho Docente
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Relação Professor - aluno
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Ciência e “senso comum” e os processos do método científico.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA DE HISTÓRIA BIMESTRAL
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Educação Ambiental - GPEEA
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Faculdade de Educação de Costa Rica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIA DA PESQUISA
A apropriação do sistema ortográfico
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Memoriais e o fortalecimento das identidades
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Como elaborar um plano de aula
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Seminário de Análise e Produção Textual III
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
“Um país se faz de homens e livros”
Plano de Trabalho Docente
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

Proposta de Planejamento do Processo Didático Ética : Uma Reflexão Sobre os Valores e a Vida Feliz

OBJETIVOS GERAIS Relacionar os conceitos de ética, moral, valores e felicidade; Identificar e problematizar valores sociais e culturais da sociedade contemporânea; Discutir o conceito de felicidade na Pós- Modernidade a partir de um viés ético- filosófico

Ética : uma reflexão sobre os valores e a vida feliz JUSTIFICATIVA PÚBLICO ALVO – Alunos do 3º Ano do Ensino Médio DURAÇÃO – Um Bimestre ( 14 aulas) FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA

TEMAS E SUB-TEMAS Ética e moral: – Liberdade e responsabilidade; – Alteridade; – Princípios da moral: (filosófico, religioso, humano e político).

TEMAS E SUB-TEMAS Valores: – Importância dos valores para a vida em sociedade; – Classificação dos valores.

Ética e a vida feliz: – Conceito de ética na Hi – stória da Filosofia para : – Sócrates – Aristóteles – Epicuro – Kant – Nietszche O conceito de felicidade na Pós-Modernidade TEMAS E SUB-TEMAS

PROPOSTA METODOLÓGICA intensifique a curiosidade do aluno valorize a escolha dos próprios interesses do aluno; promova todos os tipos de recursos didáticos, contribua para que o aluno possa passar pela experiência de lhe dar com a própria liberdade

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: A abordagem humanista privilegia a auto- avaliação

CRONOGRAMA:

PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 1) TEMA – Ética e moral OBJETIVOS ESPECÍFICOS: – Relacionar ética, moral e valores – Refletir sobre a ética no cotidiano – Identificar os dilemas éticos mais recorrentes na sociedade

PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 1) ESTRATÉGIA DIDÁTICA: – Pesquisa sobre os conceitos – Discutir sobre algumas conceituações éticas realizadas em alguns livros didáticos e paradidáticos. – Documentário sobre “Ética no cotidiano” apresentado pelo professor Renato Janine Ribeiro produzido pela TV Cultura.

PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 1) RECURSOS: – Livros; revistas; jornais; dicionários. – TV e DVD AVALIAÇÃO: – Produção textual a partir da pesquisa, documentário e discussões realizadas em sala de aula. DURAÇÃO: – 4 aulas

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA: – SAVATER, Fernando. Ética para meu filho. Tradução: Mônica Estahel.São Paulo : Martins Fontes,1996. – CORTELLA, Mario Sérgio. Qual é a tua obra? : inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 9ed. Petrópolis, RJ:Vozes,2010. PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 1)

TEMA: – “Os valores em crise ou a crise dos valores?” OBJETIVOS ESPECÍFICOS: – Conceitualizar e discutir algumas definições de valores – Problematizar algumas concepções de valores construídas em nossa sociedade – Analisar alguns grupos de valores presente na atualidade PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 2)

ESTRATÉGIA DIDÁTICA: – Diálogo investigativo – Por meio do filme “Um sonho de liberdade” realizar alguns recortes sobre a questão dos valores. – Através da música “Saber viver” (Roberto Carlos) produzir um questionário sobre os valores ali apresentados. PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 2)

RECURSOS: – Rádio – TV e DVD AVALIAÇÃO: – Auto-avaliação sobre os conceitos aprendidos através de produção textual DURAÇÃO: – 4 aulas PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 2)

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA: – MONDIM, Battista.Os valores fundamentais. Bauru, SP:Edusc,2005. – VÁZQUEZ, Adolfo. Ética.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, – CORTINA e MARINEZ, Adela e Emílio. Ética. Edições Loyola.São Paulo,2005. PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 2)

TEMA: – “Ética e a vida feliz” OBJETIVOS ESPECÍFICOS: – Discutir a partir da História da Filosofia o pensamento ético de alguns filósofos. – Problematizar algumas conceituações acerca da felicidade produzidas pelo sistema capitalista – Analisar a construção do conceito de felicidades a partir de algumas mídias da indústria cultural PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 3)

ESTRATÉGIA DIDÁTICA: – Leitura socializada de textos filosóficos e não filosóficos – Utilização de músicas e poemas que tratem do tema proposto – Troca de ideias sobre a palestra “Ética: a vida que vale a pena ser vivida”, Professor Clóvis de Barros Filho. PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 3)

RECURSOS: – Livros – Rádio – TV e DVD AVALIAÇÃO: – Apresentação de seminários – Elaboração de produções textuais – Elaboração de teatros, músicas, poemas e textos. DURAÇÃO: – 6 aulas PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 3)

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA: – SILVA, Franklin Leopoldo e. Felicidade. Editora Claridade.São Paulo,2007. – BARROS FILHO, Clóvis de. A vida que vale a pena ser vivida.Petrópolis.RJ: Vozes,2010. – BOSCH, Philippe van Den. A filosofia e a felicidade. São Paulo: Martins Fontes, – ALBORNOZ,Suzana Guerra (org).A filosofia e a felicidade: o que os filósofos têm pensado sobre a felicidade humana. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO (UNIDADE 3)

Fazer inferência a partir de premissas isoladas Padronizar frases a linguagem comum Fazer inferências de premissas duplas Usar a lógica Trabalhar com a coerência e a contradição Saber como lidar com as ambiguidades Formular questões QUADRO DE HABILIDADES

Compreender conexões de parte-todo e todo- parte Dar razões Identificar suposições subjacentes Trabalhar com analogias Formular relações de causa e efeito Desenvolver conceitos Generalizar QUADRO DE HABILIDADES

Fazer inferências de silogismo hipotético Habilidades de reconhecer e evitar - ou utilizar conscientemente a imprecisão Levar em conta todas as considerações Reconhecer a interdependência de fins e meios Saber como lidar com as "falácias informais" Operacionalizar conceitos QUADRO DE HABILIDADES

Definir termos Identificar e usar critérios Apresentar exemplos concretos Construir hipóteses Contextualizar Antecipar, prever e estimar consequências Classificar e categorizar QUADRO DE HABILIDADES