Sineval Martins Rodrigues

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Transcrição da apresentação:

Sineval Martins Rodrigues LIDERANÇA CRIATIVA Sineval Martins Rodrigues

Do que vamos falar Liderança é um papel social Noção de intelectual coletivo Repensar o modo de pensar Os modos de ver e de construir o pensamento Distinguir o que é fundamental e o essencial Liderança criativa Método SCP/ Modelo de habilidades de pensamento Estratégias do líder criativo Comportamentos e ferramentas

“Know How” ou “Savoir Faire”? Liderança como valor Sonho que se sonha só É só um sonho que se sonha só. Mas o sonho que se sonha junto, É realidade Prelúdio – Raul Seixas O “Que Fazer” do líder é “Know How” ou “Savoir Faire”?

Processo de mudança “O mundo que estamos vivendo começou a gerar problemas que não podem ser resolvidos com o tipo e qualidade do pensamento que este mesmo mundo vinha empregando e transmitindo até agora”. A. Einstein – 1952 “... Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, é aquela que melhor se adapta à mudança...” Caricatura de Charles Darwin

Flexibilidade e adaptabilidade Os Lusíadas “Mudam os tempos, mudam-se as vontades Muda-se o ser, muda-se a confiança Porque tudo é composto de mudança Luiz Vaz de Camões – 1572 Taoísmo: Mudar é o modo de ser das coisas DUAS ATITUDES: Conservadora - “Se está funcionando, não conserte...“ Progressista: “Voou está obsoleto”

Correlação entre ver e pensar “Ensaio sobre a cegueira” – (J Saramago) Dogmas e a intolerância Degradação e perda da dignidade Metáfora dos demais sentidos: “E penso com os olhos e com os ouvidos E com as mão e com os pés E com o nariz e com a boca.” Ponto de partida do educador – ver a amplitude do mundo: “O essencial é saber ver, Ver sem estar a pensar, Saber ver quando se vê, E nem pensar quando de vê Nem ver quando se pensa. Mas isso (tristes de nós que trazemos a alma vestida !), Isso exige um profundo estudo, Uma aprendizagem de desaprender. Fernando Pessoa – Guardador de rebanhos Platão -Trevas e a ilusão das sombras (século IV a.C.)

Ver...veremos Vemos com o instrumental de pensamento Eduardo Galeano – A função da arte “...Ele, o mar estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, O mar estava a frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: _ Me ajuda a olhar!”

Construindo idéias no cotidiano Lições da experiência vivenciada A realidade é uma questão de definição Etapas da construção do pensamento (J. Locke – Sec. XVII/ D Hume Sec. XVIII) Experiência sensorial Sensação Percepção Reflexão Abstração & Sentimento

Promover o embate de idéias e despertar o desejo de aprender e mudar Limites biológicos “Mas, embora o nosso pensamento pareça possuir essa liberdade ilimitada, examinando o assunto mais de perto vemos que em realidade ele se acha encerrado dentro de limites muito estreitos e que todo poder criador da mente se reduz a simples faculdade de combinar, transpor, aumentar ou diminuir os materiais fornecidos pelos sentidos e pela experiência.” (David Hume) O exercício da razão, a capacidade de abstração e o raciocínio lógico são produtos histórico-sociais que dependem muito mais de recursos exteriores ao sistema nervoso central, tais como lápis, papel, discussão coletiva, que os atributos naturais do nosso cérebro (Pierre Levy) Promover o embate de idéias e despertar o desejo de aprender e mudar

Líder é o Intelectual coletivo Empreendedor do saber Articulador de corações e mentes Catalisador das idéias individuais O LÍDER É O SUJEITO TRANSPESSOAL E O CONSTRUTOR DA INTELIGÊNCIA COLETIVA

Construção da inteligência coletiva Desafio 1: Posse do Conhecimento Saber é uma tradução e reconstrução do real Ter o conhecimento ou ser tido pelo conhecimento Sem discordância não há crescimento Luta pela posse do saber = dogmatismo e sectarismo Dois modos de fazer as coisas: O meu e o errado Desafio 2: Contextualização do conhecimento Ligação do todo com as partes Restabelecer a relação entre compreensão e explicação Saint-Simon: regência das vontades se transfere do indivíduo para o domínio do conhecimento científico

Construção da inteligência coletiva Desafio 3: Objetividade do Conhecimento Demócrito: separação das partes/ coisas mais simples/ análise Heráclito: Visão sistêmica/ processos/ totalidade Pitágoras: descoberta das correlações – Razão e Emoção Revolução copernicana do pensamento da administração Desafio 4: Quebra de Estabilidade Ambientes complexos e lógicas simultâneas Crescente exposição ao risco do inesperado Exige visão de conjunto e capacidade de agir Inteligência humana pode ser medida pelo número de incertezas com as quais podemos conviver e pensar produtivamente (Kant)

ESTRESSE VELOCIDADE DAS MUDANÇAS POTENCIAL DE ASSIMILAÇÃO (1)r VM PA =

“executar o que deve ser feito com coragem e Determinação e autodesenvolvimento “executar o que deve ser feito com coragem e sem perda de tempo” Os 4 comportamentos que o líder precisa desenvolver Habilidade de inspirar os outros a cada encontro Manter-se atento às mudanças e jamais tornar-se obsoleto Estar em sintonia com as mudanças do ambiente Explorar todas as oportunidades de crescer como intelectual coletivo

Conceituação de liderança “É a capacidade de influenciar positivamente pessoas, contextos e resultados utilizando criatividade deliberada, que é aplicada a uma novidade inacabada ou problema ambíguo, em oportunidades e dificuldades.”

Liderança como papel social Elos de energia X Elos de informação Comprometimento é um pacto de interesses mútuos Papel preserva o conteúdo cultural e organiza as expectativas dos atores O líder que não se encontra fora ou acima da equipe: Facilitador Avaliador Estrategista Conselheiro Habilitador

Liderança Criativa: Contexto Pessoa Processo Produto Clima

Liderança Criativa: Novo Contexto Um Modelo para Mudança Criativa Puccio, G. J., Murdock, M. C., & Mance, M. (2007) Processo Clima Produto (teorias, solução de problemas, idéias, serviços invenções, etc.) Interação Conduz ao Adoção leva a Mudança (mudança social, inovação, mudança pessoal, etc.) Pessoa

Processo Criativo Definindo o Objetivo Coletando Fatos Definindo o Problema Gerando Idéias Elaborando a Solução Aceitação/ implementação Plano de Ação

SCP- Nova Estrutura Baseada nas Habilidades de Pensamento Etapa Finalidade Habilidade Avaliando a Situação Descrever e identificar informação relevante e determinar o próximo passo do processo Pensamento Diagnóstico Explorando a Visão Desenvolver a visão do resultado desejado Pensamento Visionário Formulando Desafios Identificar as lacunas que precisam ser preenchidas para que o objetivo seja alcançado Pensamento estratégico Explorando idéias Gerar novas idéias que preencham desafios/ lacunas significativas Pensamento De ideação Formulando Soluções Passar das idéias para as soluções Pensamento Avaliador Explorando Aceitação Testar soluções visando aumentar as chances de sucesso Pensamento Contextual Formulando Plano Desenvolver e implementar plano Pensamento Tático

Definições das Habilidades de Pensamento Pensamento Diagnóstico Exame detalhado da situação e uso dessa análise para definir o próximo passo do processo Pensamento Visionário Descrição vívida e concreta do futuro desejado Pensamento Estratégico Identificação das lacunas críticas e direção a ser seguida para atingir os resultados desejados Pensamento De ideação Produção de imagens mentais e pensamentos em resposta aos desafios e oportunidades Pensamento Avaliador Avaliação da viabilidade e qualidade das idéias visando desenvolver soluções possíveis Pensamento Contextual Compreensão das condições de inter-relação que darão suporte ou proporcionarão o sucesso Pensamento Tático Elaboração de plano detalhado, com avaliação das etapas para atingir o objetivo desejado , monitorando sua efetividade

Habilidade Atitudinais para Estrutura do SCP Etapa Finalidade Atitude Avaliando a Situação Descrever e identificar informação relevante e determinar o próximo passo do processo Cusiosidade Explorando a Visão Desenvolver a visão do resultado desejado Sonho Formulando Desafios Identificar as lacunas que precisam ser preenchidas para que o objetivo seja alcançado Percepção de Lacunas Explorando idéias Gerar novas idéias que preencham desafios/ lacunas significativas Espírito Lúdico Formulando Soluções Passar das idéias para as soluções Evitar Encerramento Antecipado Explorando Aceitação Testar soluções visando aumentar as chances de sucesso Percepção do Ambiente Formulando Plano Desenvolver e implementar plano Tolerar Riscos

Definições das Habilidades Atitudinais Cusiosidade O desejo de aprender, conhecer: curiosidade Sonho Imaginar pensamentos e desejos como possíveis Percepção de Lacunas Tornar-se ciente das discrepâncias entre a realidade atual e o que é desejado ou necessário Espírito Lúdico Brincar livremente com as idéias Evitar Encerramento Antecipado Resistir à necessidade de forçar uma decisão Percepção do Ambiente Grau de percepção das pessoas em relação aos ambiente e ao estado pisicológico Tolerar Riscos Não se permitir abalar diante da possibilidade de fracasso ou intempérie

Atitudes Adicionais de Apoio a todas as Etapas do SCP Habilidade Definição Aberto ao novo Habilidade de encarar idéias que primeiramente pareçam exóticas ou arriscadas Tolerância á Ambiguidade Habilidade de lidar com incertezas e evitar conclusões precipitadas Tolerância à Complexidade Habilidade de manter-se aberto e ser perseverante sem se abalar diante de grande quantidade de informação, temas complexos e inter-relacionados e perspectivas concorrentes

Modelo de Desenvolvimento de Líderes da Mudança Criativa Esfera de Impacto Líderes da Mudança Criativa: Inconscientes da Habilidade Internalize o que aprendeu; Torne-se um eterno aprendiz Integração Facilitador Hábil Consciente da Habilidade Pratique o que está aprendendo e use em situações reais Proficiência Estudante de Creatividade Consciente da falta de Habilidade Percepção Expectador Inconsciente da Falta de Habilidade Comece aprender sobre SCP, diversidade pisicológica e outros aspectos da criatividade. O Você Precisa para Crescer O que Você Faz para Crescer

O modelo dinâmico das equipes criativas “Mentes criativas são conhecidas por sobreviverem a qualquer tipo de mau aprendizado.” Anna Freud “exercitar a metodologia...” Interdependente Focado na equipe Orientação para resultados Diversidade / simultâneo Perspectiva / longo prazo Visão de estrategista Complexidade Onde você se encontra? Sensibilidade/ desejo/ disposição/ auto-confiança/ percepção Ampliada/ imaginação/ emoção/ tensão/ / mudança/ loucura/ paixão MARCO AFETIVO Dependente Individualista Auto Centrado Pouca diversidade Questões simples Poucas variáveis "romper paradigmas..." MARCO REGULATÓRIO Razão/ estruturação/ racionalidade instrumental/ praticidade/ competência e capacitação técnica

SRM Tecnologia Educacional E-mail: sineval.rodrigues@gmail.com FIM MUITO OBRIGADO!!! SRM Tecnologia Educacional Tel. 5511 3872-9539/ Cel. 5511 8277-1112. E-mail: sineval.rodrigues@gmail.com

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS AIUB, MONICA – Sensorial e Abstrato – Como avaliá-lo em Filosofia Clínica - APAFIC - 2000 CAPRA, FRITJOF – O Tao da Física – Um paralelo entre a Física Moderna e o MISTICISMO Oriental - Cultrix - 1995 CORTELLA, MARIO SERGIO – Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética - Vozes - 2008 CHARAN, RAM – Know -How – As 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem - Campus - 2007 LÈVY, PIERRE – A Inteligência coletiva – Por uma antropologia do ciberespaço - Edições Loyola - 1998 LÈVY, PIERRE – As tecnologias da inteligência – O futuro do pensamento na era da informática - Editora 34 - 1993 MARIOTTI, HUMBERTO – As paixões do Ego: complexidade, política e solidariedade - Palas Athena, 2000. MORIN, EDGAR – Educação e complexidade: Os sete saberes e outros ensaios – Editora Cortez – 2002 MORIN, EDGAR – Para sair do Século XX – Editora Nova Fronteira - 1986 MOTTA, FERNANDO C. PRESTES e CALDAS, MIGUEL P. (Org.) – Cultura organizacional e Cultura brasileira – Editora Atlas - 1997 WADDINGTON, CONRAD HAL– O homem e a ciência – Instrumental para o pensamento

Continua… CLEGG, S.R.; HARDY, C.,; NORDY, W.. Handbook de Estudos Organizacionais - Modelos de Análise e Novas Questões em Estudos Organizacionais. Ed. Atlas. 1998. BOYETT, J.H.. O Guia dos Gurus - Os Melhores Conceitos e Práticas de Negócios. Ed. Campos. 1999. HAMEL, G.; PRAHALAD, C.K.. Competindo pelo Futuro - Estratégias Inovadoras para Obter o Controle do Seu Setor e Criar os Mercados de Amanhã. Ed. Campus. 1995. HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R.. O Líder do Futuro - Visões, Estratégias e Práticas para uma Nova Era. Ed. Futura. 1996. PUCCIO, G.J.; MURDOCK, M.C.; MANCE, M.. Creative Leadership - Skills That Drive Chance. Sage Publications. 2007. WOMARCK, J.D.T.; ROSS, D.. A Máquina que Mudou o Mundo. Ed. Campos. 1992. WOOD, T. Jr.. Mudança Organizacional - Aprofundando Temas Atuais em Administração de Empresas. Ed. Atlas. 1995.