Disciplina: Administração Mercadológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Discussão do plano de aula Metodologia Por que usar intermediários?
Advertisements

ETAPAS PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, DEFINIÇÃO DE MERCADO-ALVO E POSICIONAMENTO 1. Identificação das variáveis de segmentação e segmentação de mercado.
Academia de Ensino Superior
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Capítulo 16 Gerência dos Canais de Marketing.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Marketing Conceitos Básicos.
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 6 CONCEITOS DE LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN Estrutura de Supply.
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Disciplina: Administração Mercadológoica
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Produtos: Bens e Serviços
Marketing de Varejo.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
Estratégias de Segmentação
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Distribuição.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Prof. Paulo Henrique B. Florencio
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRAÇA – O que é e como fazer?
Objetivos do Comportamento do Consumidor
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Parte 1
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Aula 12 Canais de Distribuição Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ou CANAIS DE MARKETING
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Definição de marketing para o século XXI
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Marketing Administração de Canais de Distribuição
Administração de Marketing I
Capítulo 8 Distribuição
Segmentação de Mercado
A DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO 1. Duas noções chaves 2.
CANAIS DE MARKETING Os canais devem ser escolhidos de acordo com a sua eficiência, facilidade de controle e adaptabilidade.
MÓDULO X Distribuição (Praça)
Canais, Pontos de Venda e Distribuição
DISTRIBUIÇÃO (PRAÇA).
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA PRAÇA – PONTO DISTRIBUIÇÃO
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
Logística e Gerenciamento da
Empreendedorismo ________________________________________
Distribuição A Distribuição é o transporte dos materiais a partir do produtor até o consumidor; A distribuição tem grande importância dentro da empresa.
Canais de distribuição
Canais de Distribuição
DISTRIBUIÇÃO.
DISTRIBUIÇÃO Ana Virgínia.
VENDAS E DISTRIBUIÇÃO Capítulo 9.
Introdução à Administração
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Princípios de Marketing, 12/E
Canais de Distribuição
Administração de Atacado, Varejo e Logística
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Canais de Distribuição
Canais de distribuição Prof. Ney Fragoso. Canal de distribuição: conceito É uma rede ou sistema organizado de instituições que executam todas as funções.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Administração Mercadológica Distribuição Disciplina: Administração Mercadológica Professor: Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Canais de distribuição no conceito de marketing OFERTAS MERCADOLÓGICAS: Produto; Preço; Praça ou Distribuição Promoção ORGANIZAÇÃO CONSUMIDOR Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição No conceito mercadológico, os canais de distribuição (3º P), são os pontos de venda (ou agentes de negociação) onde o bem ou serviço são transferidos (distribuídos), através da venda. Quando esse processo é feito direto pelo produtor sem ação de agentes o canal é chamado de direto (marketing direto) Quando esse processo é feito com a ação de agentes o canal é chamado de indireto (marketing indireto). Os agentes são chamados de intermediários. Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Trocas sem intermediários EMPRESA X Fábrica 1 Segmento 1 Fábrica 2 Segmento 2 Fábrica 3 Segmento 3 Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Trocas com intermediários EMPRESA X Fábrica 1 Segmento 1 Fábrica 2 Intermediário Segmento 2 Fábrica 3 Segmento 3 Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Com o uso de intermediários as transações de troca são menores, propiciando agilidade para produtores e compradores; Deve-se introduzir intermediários sempre que o número de transações seja muito grande ou que por algum motivo, entre os quais a especialidade da empresa, sua localização, capacidade logística e custos, sejam desfavoráveis para a empresa; Com a melhoria tecnológica, principalmente internet, muitas empresas passaram a utilizar um sistema de marketing direto, sem o uso de intermediários. Mas este deve ser vantajoso para empresa e consumidores. Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Canal Direto Fábrica Consumidor Canal Indireto Fábrica Intermediário Consumidor Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Basicamente existem quatro organizações de canais de distribuição, dos quais um empresa pode optar, dependendo da estrutura de mercado que pretende atender e da cobertura necessária para o devida distribuição adequada de seus produtos, considerando a venda e a lucratividade. Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição O sistema convencional: membros do canal praticam apenas relações comerciais (compra e venda), sendo independentes umas das outras: FABRICANTE ATACADISTA VAREJISTA CONSUMIDOR Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição O sistema vertical: o canal é unificado quer por participantes associados ou por propriedade única: FABRICANTE ATACADISTA VAREJISTA CONSUMIDOR Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição O sistema vertical, admite três organizações distintas: O sistema corporativo: um único proprietário do sistema de distribuição. Exemplo: Vinícolas Europeias; Sistema contratual: empresas independentes firmam contrato de parceria no processo de distribuição, este pode ser organizado em três subsistemas: Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição O Redes voluntárias patrocinadas por atacadistas; Cooperativas de varejistas; Franquias: Varejista patrocinada por fabricantes: montadoras de automóveis e o sistema de concessionárias; O Boticário; Atacadista patrocinada por fabricantes: Coca-Cola (Spaipa); Varejista patrocinada por empresa de serviços: McDonald´s. Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Sistema administrado: o administrador do canal é um elemento cujo o porte determina como será o sistema de distribuição. Exemplo: General Eletric, Wal Mart. Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Sistema horizontal: união de duas empresas para explorar oportunidades de mercado. Normalmente com marcas distintas mas com cooperação para oportunizar vendas. Exemplo: Coca-Cola e Nestlé, para venda de mento cujo o porte determina Nescafé e Nestea. Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Sistema hibrido ou multicanal: utilizado para cobrir melhor o mercado, em função da diversidade de comportamento dos segmentos de clientes FABRICANTE ATACADISTA DISTRIBUIDORES INDUSTRIAIS VAREJISTA VAREJISTA USUÁRIO INDUSTRIAL CONSUMIDOR CONSUMIDOR CONSUMIDOR Distribuição Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz Prof. Sérgio Henrique Barszcz 15

Canais de Distribuição Exemplos diversos canais de distribuição para o consumo final 1 2 3 FABRICANTE FABRICANTE FABRICANTE ATACADISTA VAREJISTA VAREJISTA CONSUMIDOR CONSUMIDOR CONSUMIDOR Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Exemplos de canais de distribuição para o consumo final 1 2 3 FABRICANTE FABRICANTE FABRICANTE ATACADISTA VAREJISTA VAREJISTA CONSUMIDOR CONSUMIDOR CONSUMIDOR Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Exemplos de canais de distribuição para o consumo final 4 5 FABRICANTE FABRICANTE ATACADISTA AGENTE AGENTE VAREJISTA VAREJISTA CONSUMIDOR CONSUMIDOR Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Exemplos de canais de distribuição para o consumo industrial 6 7 FABRICANTE FABRICANTE DISTRIBUIDORES INDUSTRIAIS USUÁRIO INDUSTRIAL USUÁRIO INDUSTRIAL Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Canais de Distribuição Exemplos de canais de distribuição para o consumo industrial 8 9 FABRICANTE FABRICANTE AGENTES DISTRIBUIDORES INDUSTRIAIS AGENTES USUÁRIO INDUSTRIAL USUÁRIO INDUSTRIAL Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz

A T E N Ç Ã O !!! Canais de Distribuição A escolha do canal mais apropriado depende de uma série de fatores, como tipo do produto, a estrutura do mercado, a capacidade dos intermediários, os recursos da empresa entre outros. Distribuição Prof. Sérgio Henrique Barszcz