Administração Estratégica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Prof. Jaime Augusto Chaves
APO ( Escola de Administração por Objetivos)
Equivalente à média dos países da OCDE
Administração Estratégica
Administração Estratégica
Gestão Integrada de Negócios
Estratégia Empresarial
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Etapas do Planejamento Estratégico
Área de Negócios de Exploração e Produção
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
Aula 2 Ambiente de Marketing.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Estratégias do agronegócio
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Equipe de Gestão.
Processo de Controle Estratégico e Desempenho
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Gestão por Competências
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
NEGÓCIO VOCAÇÃO – é a competência essencial da empresa, é o foco no produto ou serviço. CORE BUSINESS – coração do negócio. É um critério baseado na organização.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Planejamento Estratégico
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Gabriel Bastos Machado
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
Planejamento Organizacional Integrado
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
FERRAMENTAS DE MARKETING
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Posicionamento Estratégico
Administração Estratégica e Competitividade
BSC Jefferson Bueno.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Gestão Estratégica de Negócios
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica 1 Professor: Demóstenes Farias Fortaleza, agosto de 2011

Retrospecto da aula pelos alunos Administração Estratégica Agenda de hoje Apresentação da Disciplina Mensagem da Diretoria Pacto de convivência Técnicas e ferramentas de aprendizagem Metodologia de Avaliação Visão panorâmica da Administração Estratégica Auto-apresentação e apresentação dos alunos Retrospecto da aula pelos alunos www.demostenesfarias.wordpress.com 1

Administração Estratégica Bibliografia Livro principal Administração Estratégica FERNANDES, Bruno Henrique Rocha e BERTON, Luiz H. Outros livros Campos e armas de competição CONTADOR, José Celso Gestão Estratégica COSTA, Eliezer Arantes Outros autores CERTO, Samuel C & PETER, J.P. WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J & PARNELL John Citações FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE-FNQ ETER DRUCKER, MICHAEL PORTER JACK WELCH, TOM PETERS, CHAN KIM, SUN TZU Artigos, revistas, jornais, vídeos... Outros livros Outros autores: www.demostenesfarias.wordpress.com 2

Ferramentas de aprendizado Administração Estratégica Ferramentas de aprendizado Aulas expositivas do Professor + apresentações em PowerPoint Notas de aula Visitas habituais ao site www.demostenesfarias.wordpress.com do Professor, para acesso aos materiais e comunicação a utilização dos LIVROS indicados é indispensável FERNANDES & BERTON; CERTO & PETER; e WRIGHT, KROLL & PARNELL www.demostenesfarias.wordpress.com 3

Administração Estratégica contextualização AE constitui o maior desafio do administrador: Conduzir uma organização complexa em um ambiente dinâmico e de mudanças rápidas, requer a melhor avaliação possível dos cenários e as melhores decisões. [tendências de mercado; cenário sócio-econômico; decisões governamentais]; As questões de administração estratégica são invariavelmente ambíguas e desestruturadoras e o modo como a administração responde a elas determina se a organização será bem sucedida ou não (WRIGHT, KROLL & PARNELL, 2000); (vide grandes empresas e grandes erros de estratégias: IBM; NOKIA) 4 www.demostenesfarias.wordpress.com

O historiador cita Eisenhower (pres. americano 53/61): Administração Estratégica / Contextualização DAN GARDNER (Revista Época, 20/07/2011), critica a “futurologia”: “a realidade é imprevisível” o que só aumenta o desafio: “Durante 20 anos, o psicólogo Philip Tetlock, da Universidade da Pensilvânia, coletou 28 mil previsões sobre economia e política, feitas por 284 especialistas em diversos campos. [...] Seus acertos variavam de 12% a 15%” O historiador cita Eisenhower (pres. americano 53/61): “Planos são inúteis, mas planejamento é tudo”. O plano é rígido, prevê o problema e a solução. Não funciona, porque não prevê variações. Planejamento é indispensável, porque avalia vários cenários possíveis. Isso é o que grandes líderes fazem – e os bons analistas também”. Quando você pergunta e alguém diz: “Bem, há uma série de fatores”, é uma resposta insatisfatória do ponto de vista psicológico. O ser humano tem aversão à dúvida [...] O cérebro humano não está projetado para conceber o acaso como possibilidade. Somos viciados em certezas. 5 www.demostenesfarias.wordpress.com

Administração Estratégica Contextualização A direção estratégica de uma organização depende de uma série de considerações: A avaliação, pela alta administração, das oportunidades e ameaças do ambiente externo e a análise dos pontos fortes [vide diferencial competitivo] e pontos fracos da empresa. Os executivos seniors determinam a missão e os objetivos gerais da empresa no contexto, no contexto das oportunidades ou ameaças externas e dos pontos fortes ou fracos internos. Deve levar em conta os desejos competitivos dos vários stakeholders (*) pois será fundamental contar com o seu apoio para a implementação de estratégias bem sucedidas; (*) (públicos interessados): proprietários/acionistas; administradores e funcionários; clientes; fornecedores; comunidades; governos, nas três esferas; 6 www.demostenesfarias.wordpress.com

Primeiros conceitos da Administração Estratégica “Estratégia se refere aos planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização” Etapas: [1] formulação da estratégia (desenvolvimento da estratégia); [2] implementação da estratégia (colocação a estratégia em ação); e [3] controle estratégico (assegurar que os resultados desejados sejam alcançados, ajustando, quando cabível, a estratégia ou a sua implementação) (WRIGHT, KROLL & PARNELL, 2000) 7 www.demostenesfarias.wordpress.com

Administração Estratégica Passos da Administração Estratégica AE implica na determinação da missão e objetivos da organização no contexto de seus ambiente externo e interno. A AE pode ser vista como uma série de passos que visem a: [1] analisar oportunidades e ameaças ou limitações do ambiente externo; [2] analisar os pontos fortes e fracos do ambiente interno; [3] estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais [4] formular estratégias (*) que permitam combinar os pontos fortes e fracos da organização com as oportunidades e ameaças do ambiente; [5] implementar as estratégias; [6] realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos (WRIGHT, KROLL & PARNELL, 2000). (*) tanto no nível empresarial, como alcançando, também suas unidades e funcionários; 8 www.demostenesfarias.wordpress.com

Administração Estratégica MISSÃO – Banco do Nordeste Atuar, na capacidade de instituição financeira pública, como agente catalisador do desenvolvimento sustentável do Nordeste, integrando-o na dinâmica da economia nacional. VISÃO - Banco do Nordeste Ser referência como agente indutor do desenvolvimento sustentável da Região Nordeste. 9 www.demostenesfarias.wordpress.com

Administração Estratégica PETROBRÁS – Missão: Atender às expectativas de todas as partes interessadas no negócio de estirênicos, diferenciando-se no relacionamento com os seus clientes e com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade social e ambiental. Visão 2015 Seguiremos líderes, reconhecidos como a melhor empresa no mercado regional de produtos estirênicos. 10 www.demostenesfarias.wordpress.com

Administração Estratégica NESTLÉ - Missão Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira. Valores da Empresa Pessoas em primeiro lugar. Qualidade de nossos produtos e serviços. Segurança é inegociável. Respeito para todos, dentro e fora da empresa. Responsabilidade em toda decisão. Paixão pelo que fazemos. 11 www.demostenesfarias.wordpress.com

Administração Estratégica PÃO DE AÇÚCAR Missão Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.   Visão O Grupo Pão de Açúcar almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil. 12 www.demostenesfarias.wordpress.com

Administração Estratégica PÃO DE AÇÚCAR - Pilares Cliente: nossa razão de ser O Grupo Pão de Açúcar está voltado para os seus clientes, cuidando para que todo contato que ele tenha com as suas marcas se traduza na melhor experiência e alimente uma longa relação de fidelidade.    • Nossa Gente Pessoas com excelência técnica, bem-preparadas e motivadas para assumir desafios, riscos e atitudes inovadoras. Pessoas que gostam de servir, que valorizam o respeito em suas relações internas com o cliente, fornecedores e parceiros, e que se posicionam com garra, independentemente das circunstâncias. • Domínio da tecnologia Atenção a tudo o que acontece no mundo, avaliando sua utilidade e seu retorno para o nosso negócio, para extrair dessas tecnologias disponíveis o máximo aproveitamento. • Sólida estrutura de capital Uma estrutura de capital que permita investimentos em nossa empresa, em nossa gente e em nosso país, operando com eficiência para proporcionar retorno aos acionistas e um crescimento sustentável no longo prazo. 13 www.demostenesfarias.wordpress.com

Administração Estratégica PETROBRÁS - Valores .: Construímos o futuro Porque acreditamos em um futuro com maior integração, com mais respeito ao homem e seu entorno. E assumimos com otimismo responsável nosso papel de empresa internacional de energia que, com foco na rentabilidade, gera negócios sustentáveis. .: Atuamos com dinamismo Porque somos ágeis e flexíveis e, promovendo os talentos individuais através do trabalho em equipe com empowerment e entusiasmo, geramos novas oportunidades que nos permitem alcançar excelência em nossa capacidade competitiva. .: Nos desafiamos continuamente Porque nossa inspiração é a auto-superação. E a busca da excelência baseada em nossos conhecimentos e talentos nos permite desenvolver tecnologia de vanguarda, e inovar no desenvolvimento de novos projetos que superem os mais elevados padrões. 14 www.demostenesfarias.wordpress.com

Administração Estratégica POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA MAGAZINE LUIZA É participativo e inicia com questionários e pesquisa de clima interno envolvendo todos os colaboradores da empresa. Sua formatação é feita por um comitê da Administração Central e sua divulgação é realizada em um Seminário de dois dias para toda as lideranças da empresa para alinhamento, divulgação e mobilização da gerência com relação aos objetivos estratégicos e metas do ano vigente. Ele ocorre no mês de março e de dois em dois anos, o Seminário é aberto para a participação dos cônjuges, com o objetivo de aproximar a família com as Diretrizes Estratégicas da Empresa. No ano que temos o Encontrão, o repasse do posicionamento estratégico é feito pela própria Direção da Empresa a todos os colaboradores envolvendo todos os funcionários. No ano que não é realizado o Encontrão, cada liderança recebe um kit contendo informações e fita de vídeo para divulgar todas as metas e objetivos do ano para a equipe de base, que também é chamado de repasse. 15 www.demostenesfarias.wordpress.com

Administração Estratégica MAGAZINE LUIZA – Missão do CENTRO LUIZA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO “Criar um processo interno de educação contínua e permanente, capacitando as pessoas técnica e emocionalmente, visando o seu desenvolvimento global". 16 www.demostenesfarias.wordpress.com