Desafios na Gestão de Pessoas Setembro/13

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

1,02,03,04,05,0 Muito FracoFraco Mediano BomMuito Bom 5,0 4,6 4,8 3,7 3,6 3,4 3,2 4,8 4,7 4,6 4,7 4,3 Ideal Relação Fornecedor / Cliente da Área de RH.
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Gestão Integrada de Negócios
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Palestra: Os desafios da área de RH nas organizações 1ª Semana de RH - UNATEC Cristiane de Ávila Setembro/09.
Palestra: Os desafios da área de RH nas organizações 24º Clube do RH – ECX CARD Cristiane de Ávila dezembro/09.
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
Gestão por Competências
RMP Consultoria de Negócios
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
conhecimentos em resultados
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Administração de Recursos Humanos II
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
MILL RH CONSULTORIA – QUEM SOMOS
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial

Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
CENÁRIOS FUTUROS 1.
Gestão Com Pessoas.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POTENCIAL
Mentoring Coaching.
Prof(a): Patrícia Braz
Como Administrar na Sociedade Moderna
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
‘Objetivo' Desenvolver líderes diferenciados, afinados com todas as técnicas e competências necessárias aos líderes modernos, oferecendo a eles a oportunidade.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

Desafios na Gestão de Pessoas Setembro/13 Cristiane de Ávila Fernandes Diretora de Pessoas - Anima de Educação Presidente da Diretoria Executiva ABRH/MG

Competências profissional GP Agenda Liderança Contexto atuação GP responsabilidade Práticas Valores Carreira Competências profissional GP

E gestão de pessoas ... O que é .... Conceito de vocês...

E gestão de pessoas ... O que é .... Capacidade ou processo de conduzir, influenciar, alinhar pessoas em prol de resultados previamente definidos, respeitando expectativas, metas, limites e potenciais, pautado preferencialmente na construção coletiva e em valores genuínos.

De quem é a responsabilidade de gestão de pessoas? do Gestão de Pessoas dos Gestores da Alta Direção

De quem é a responsabilidade de gestão de pessoas?

E os desafios do Gestão de Pessoas?... Quais são? Peço escreverem dois desafios na ótica de vocês.

1) Contexto de atuação do RH PAPEIS diferentes Contexto Externo Contexto Interno Valores pessoais e corporativos : Qual a missão do RH? Competênciasmúltiplas Comportamentos diferenciados Ambientes diversos e em mutação

Velhos papéis x novos papéis Mantenedor; Parceiro dos líderes; Diretivo e estratégico.

Zona de Conforto Zona do Desconforto (assustador) Zona de Aprendizagem 2 - AMPLIANDO A ZONA DE CONFORTO Zona de Aprendizagem Benefícios Recrutamento e Seleção Remuneração e Carreira Zona de Conforto RH Treinamento Perfil de analista especializada Segurança e Medicina do Trabalho Desenvolvimento de Lideranças

Zona de Conforto Zona do Desconforto (assustador) Zona de Aprendizagem AMPLIANDO A ZONA DE CONFORTO Zona do Desconforto (assustador) Zona de Aprendizagem Benefícios flexíveis Recrutamento e Seleção por competência e valores Remuneração e Carreira foco na flexível alinhada estratégias Zona de Conforto Treinamento foco em Desenvolvimento RH Consultoria Interna generalista e alinhada com estratégias Segurança e Medicina do Trabalho, Qualidade de vida e no trabalho Desenvolvimento de Lideranças mobilizadoras, responsáveis e coach

3) PRÁTICAS diferenciadas NAS EMPRESAS:  Modelo de gestão do RH baseado em consultoria interna Seleção por valores e competências e alinhamento com a causa - engajamento Definição de competências organizacionais : paixão por servir, flexibilidade, foco do cliente, cooperação, entrega Definição e disseminação de valores essenciais: transparência, ética, respeito. Código de ética e conduta Avaliação 360 Recrutamento Interno x externo – capacitação interna

3) PRÁTICAS diferenciadas NAS EMPRESAS: Desenvolvimento de Lideranças: coach interno e coach externo Tv interna Meritocracia – Remuneracão Variável - percentual significativo de metas globais ILP Programa de QVT com foco no auto cuidado Sucessão Pacote de Benefícios flexível

4) Modelo de Consultoria de dentro para fora: Da estrutura interna do RH baseando sua atuação no modelo de consultoria interna

Aplicação do Modelo de Gestão baseado na consultoria interna Clientes Internos Alta direção Treinamento e desenvolvimento RH Administração de Pessoal Remuneração e Carreira Benefícios Consultoras Internas generalistas Consultor interno por ação ou projeto Comunicação interna

Relacionamento estreito com as estratégias e alta direção: entendimento do negócio: relação das políticas de gestão de pessoas com os projetos estratégicos de expansão, retração, manutenção; efetiva contribuição do RH: projetos estratégicos e projetos alinhados com a estratégia. De que forma este alinhamento pode ser retratado de forma inovadora?

Relacionamento estreito diversos públicos relação com os clientes internos: nível de relacionamento, troca e parcerias com áreas como Comercial, Marketing, Financeiro, TI, etc.; Entender, conhecer quais os interesses envolvidos dos públicos – stakeholders; Quais as contribuições do RH para estes diversos públicos; Definir indicadores de processos e de resultados que serão utilizados.

Aprendizado ou vantagens Conhecimento profundo do negócio e consequente alinhamento dos projetos; Linguagem corporativa x linguagem técnica Relacionamento estreito com outras áreas e projetos amplos e alinhados; Participação efetiva nas decisões; Alinhamento de expectativas empresa e colaboradores = serviços customizados;

Aprendizado ou vantagens Efetiva contribuição indicadores do negócio: atendimento, produtividade, satisfação interna, etc; Respeito junto a alta direção, pares e clientes internos; ...

5) Desenvolvimento de Líderes Coach PARCEIRO NAS SOLUÇÕES TRANSFORMA PARADIGMAS DESENVOLVE PESSOAS LÍDER COACH COMPROMETIMENTO AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO/AÇÃO RESULTADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS

Processo: Líder Coach Proporciona o que falta a equipe; PARCEIRO NAS SOLUÇÕES Proporciona o que falta a equipe; Abre espaços de aprendizado, técnico e comportamental; Apóia a equipe na análise para que encontre as respostas para resolver problemas; Compartilha do conhecimento e do seu tempo; Facilitador: contribui e investiga com a equipe.

ASSUSTADOR - DEFENSIVO EQUILÍBRIO - DESENVOLVIMENTO Processo: Líder Coach PARCEIRO NAS SOLUÇÕES DESAFIO ALTO ASSUSTADOR - DEFENSIVO EQUILÍBRIO - DESENVOLVIMENTO POUCO APOIO MUITO APOIO MONÓTONO SEM CRESCIMENTO CONFORTÁVEL E FÁCIL SEM CRESCIMENTO DESAFIO BAIXO

TRANSFORMA PARADIGMAS Processo: Líder Coach TRANSFORMA PARADIGMAS Usa da capacidade de argumentar foco melhor solução; Incentiva a equipe a sair do lugar comum, refletir sobre crenças limitantes; Ajuda a emergir recursos internos; Incentiva novos hábitos.

TRANSFORMA PARADIGMAS PERGUNTAS DE APRENDIZADO: Processo: Líder Coach TRANSFORMA PARADIGMAS PERGUNTAS DE APRENDIZADO: O que poderia fazer de diferente da próxima vez? O que ganha deixando de fazer? Se alguém em quem confia tivesse a resposta para este problema, qual seria? O que você pretende com este processo/atividade? O que você terá de ganho com ele? Quais opções existem em relação a esta situação? Este sentimento/desconforto já esteve presente em outras situações? Tendo em vista o objetivo do projeto, vocês se recordam de alguma experiência anterior que poderíamos utilizar/considerar?

Processo: Líder Coach DESENVOLVE PESSOAS feed-back constante – melhoria contínua e autoconfiança; no aspecto técnico – excelência performance; no aspecto comportamental: resolução de conflitos, auto-motivação, capacidade de adaptação, cooperação, visão focada x sistêmica, gestão do tempo; fortalece a visão otimista na equipe.

Processo: Líder Coach PARCEIRO NAS SOLUÇÕES TRANSFORMA PARADIGMAS DESENVOLVE PESSOAS LÍDER COACH COMPROMETIMENTO AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO/AÇÃO RESULTADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS

LÍDER COACH * Através do aprendizado e desenvolvimento pessoal x profissional próprio e da equipe gera resultados: traz a tona o melhor de cada integrante da equipe x centralizador; parceiro nas soluções x “resolvedor” de problemas; atrela resultados qualitativos a quantitativos x resultados quantitativos; presta apoio, humaniza x resolve por; cria comprometimento x cria procedimentos; faz perguntas de aprendizagem x soluções; gerencia pessoas x gerencia tarefas; aumenta a capacidade de ação; contribui com a equipe para sair do lugar comum; fortalece visão otimista da equipe. Livro – O Líder Coach – Líderes criando líderes Rhandi Di Stéfano

* Retirado Livro Carreira – Você está cuidando da Sua?

Diferença profissão x carreira Processo de escolha e orientação profissional ao longo de sua vida profissional; E possível desenvolver diferentes carreiras durante uma mesma trajetória profissional; Exemplo: um Administrador(profissão) pode ter carreiras diferentes: executivo(carreira corporativa) e professor(carreira acadêmica) Profissão: Ocupação ou atividade especializada que demanda de conhecimento especializado; Normalmente atrelada ao curso de graduação; Um profissional pode ter diversas ocupações profissionais; Exemplo: um Psicólogo pode ser psicoterapeuta, professor, psicanalista, consultor interno de RH, dentre outras.

Antes e depois da geração Y Vida pessoal diferente de vida profissional Tempo de serviço: promoção Horário e local de trabalhos definidos Veste sempre a camisa Hierarquia Depois Integração vida pessoal e profissional Talento: promoção Horário e local de trabalhos indefinidos Veste a camisa sempre que suas necessidades são atendidas Relações laterais

Responsabilidades x Carreira SUCESSO Indivíduo: gestão de seu desenvolvimento e de sua carreira Desenvolvimento Empresa: suporte ao desenvolvimento das pessoas

7) VALORES e crenças & Causa engajamento Qual o significado do faz? Para qual causa trabalha?

(Conhecimento técnico) Como fazer (Habilidades comportamentais) 8) Conceito Competências “CHAVE” O que fazer (Conhecimento técnico) Como fazer (Habilidades comportamentais) Querer fazer (Atitude) Por que fazer (Valores) 33

Roda Competências 10

Maturidade Roda Competências Visão sistêmica e de negócio 10 10 Planejamento Comunicação vertical e horizontal Maturidade Pró- atividade e capacidade de adaptação Relacionamento e trabalho em equipe Foco no Resultado e agilidade nas respostas com qualidade Capacidade de negociação e persuasão Conhecimento Técnico diversificado

Fique atento... Competência Impacto no futuro Presença Autoridade

Aumento do nível de competência INCOMPETÊNCIA NEM SABE QUE NÃO SABE Negação da necessidade de aprender Zona de conforto SABE QUE NÃO SABE Reconhece a necessidade de aprender INCONSCIENTE CONSCIENTE NEM SABE QUE SABE Desempenha de maneira habilidosa Sabedoria – Amplia a Zona de Conforto SABE QUE SABE Treina e reforça confiança Zona de Aprendizagem COMPETÊNCIA

FAÇO NÃOGOSTO GOSTO NÃO FAÇO Gestão da Mudança Manter/Eliminar/Resignificar Transformar/resignificar NÃOGOSTO GOSTO Eliminar Realçar NÃO FAÇO

“ A beleza e o perigo da vida moderna é que você precisa continuar a se mover em sua própria direção, do contrário as pessoas o moverão na direção delas. Se você desconhece o que quer, é fácil encontrar pessoas que lhe dirão o que elas desejam que você faça, e elas tentarão forçá-las a isto” Andrea Lages

twitter.com/cristianeavila cristianedeavila@oi.com.br twitter.com/cristianeavila abrhmg@abrhmg.org.br Linkedin e Face (31)9804-0700 Obrigada!