Evolução da Administração

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A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

Evolução da Administração

1ªonda 2ªonda 3ªonda 4ªonda 5ªonda Energia Energia a Eletricidade Petroquímica Redes Hidráulica Vapor Química Aeonáutica Diitais Têxteis Estradas Motor a Eletrônica Softwares Ferro de ferro combustão Novas Aço Mídias 1ªonda 2ªonda 3ªonda 4ªonda 5ªonda l__________l________l________l_______l______l_ 1785 1845 1900 1950 1990 2020 ??

Elementos da 5ª onda Advento e Importância de internet Globalização Mobilidade de capital, pessoas e idéias Simultaneidade – em todos os lugares ao mesmo tempo Desvio – múltiplas escolhas Pluralismo, dispersão e descentralização física Pensar como o cliente

Elementos da 5ª onda Organizações bem sucedidas precisam: Organizar-se em torno da lógica do cliente Estabelecer metas elevadas (alta competitividade) Selecionar pensadores criativos com uma visão abrangente Motivar e permitir que as pessoas apliquem seus conhecimentos na solução de problemas e na busca pela inovação rumo à excelência. Dar autonoma e encorajar o empreendedorismo Sustentar o aprendizado constante Colaborar com parceiros Ser focadas exteriormente e não interiormente

Elementos da 5ª onda Organizações bem sucedidas precisam: Ter propensão à ação Ter proximidade com o cliente Obter engajamento e produtividade por meio das pessoas Focar nos negócios em que são ótimas Possuir forma simples e staff enxuto Possuir controles rígidos (para assegurar os valores íntimos da empresa e flexíveis (para dar autonomia aos funcionários para assumir riscos, errar, inovar, etc.) Ser ágeis com as mudanças

Atualmente, as principais funções administrativas são: Fixar objetivos (planejar); Analisar: conhecer os problemas; Solucionar problemas; Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas); Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar); Negociar; Tomar as decisões (rápidas e precisas); Mensurar e avaliar (controlar).

Era da Informação Capital financeiro perde espaço para o capital intelectual, conhecimento. Surgiu devido ao impacto causado pelo desenvolvimento tecnológico Ênfase na produtividade, qualidade, competitividade, no cliente e na globalização Desintermediação Produ-consumo Imediatismo

Era da Informação Maioria das empresas estava despreparada para essas mudanças Diferencial entre o que deveria fazer e o que estão fazendo tornou-se imenso Necessidade de recorrer a medidas extremas e rápidas Busca pela sobrevivência

Era da Informação Soluções Emergentes Melhoria contínua Abordagem participativa, trazendo aos escalões mais baixos também a responsabilidade de apontar necessidades e soluções. Consiste em fazer melhor a cada dia. Pequenas alterações, porém constantes.

Era da Informação Soluções Emergentes Qualidade total Adequação à finalidade e ao uso Conformidade com as ciências Total das características de um serviço ou produto para atendimento das ciências e necessidades dos clientes (presente e futuras) ‏ Clientes / fornecedores internos Redução no tempo de produção e terceirização

Era da Informação Soluções Emergentes Reengenharia Reorganização de toda estrutura organizacional Alteração de processos empresariais Criação de processos inteiramente novos e baseados em TI Fundamental, radical, drástica, base nos processos Fazer cada vez mais com cada vez menos – logística e terceirização

Era da Informação Soluções Emergentes Benchmarketing “Processo contínuo de avaliar produtos, serviços e outras práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais.” Propósito de aprimoramento organizacional por meio de comparação entre os processos e práticas administrativas, para identificar vantagens competitivas e adoção de métodos diferenciados de administração.

Era da Informação Soluções Emergentes Equipes de alto desempenho Trabalho em equipes para fornecer respostas rápidas às mudanças no ambiente de negócios Equipes precisam ter: participação (todos participam), responsabilidade (todos são responsáveis), clareza (todos compreendem e apóiam o propósito da equipe), interação (todos comunicam-se de forma aberta e confiante), flexibilidade (todos desejam mudar para obter melhor desempenho), foco (todos dedicados a alcançar melhoria e aperfeiçoamento contínuos), criatividade (todos os talentos e idéias dos membros são utilizados), velocidade (todos agem prontamente como vantagem competitiva).

Era da Informação Soluções Emergentes Gestão do conhecimento e do capital intelectual Conhecimento é a informação estruturada que possui valor para a organização Conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas e tecnologias e a novas formas de interação humanas. Foco no crescimento Cuidado com a obsolência do conhecimento

Era da Informação Soluções Emergentes Organizações de aprendizagem Ter “domínio” sobre o conhecimento Conhecimento nas atividades do dia-a-dia Aprendizado deve ser organizado e contínuo Respeito em recrutar, manter e desenvolver talentos dentro da empresa, mantendo-as constantemente motivadas.

Era da Informação Soluções Emergentes Ética e responsabilidade social Obrigação gerencial de tomar ações que protegem e melhoram o bem-estar de toda a sociedade e os interesses organizacionais especificamente. As organizações devem ser envolvidas na responsabilidade em certos problemas sociais que estão fora de suas áreas normais de operação. Ações sociais e éticas podem ser lucrativas. Custos sociais relacionados a cada ação podem / devem ser repassados ao consumidor.