O Estudo da Comunicação Do marketing à propaganda
Vida moderna COMO VENDER BENS E SERVIÇOS?
Vida moderna COMO VENDER BENS E SERVIÇOS? Desenvolver bons produtos Preço atraente Acessível Comunicar as partes interessadas
Mercado Cada vez mais difícil Grande número de empresas Todas berrando O que? Como? Para quem? Com que freqüência? Cada vez mais difícil Grande número de empresas Todas berrando
Comunicação de Marketing Empresas Informar, persuadir, lembrar os consumidores Direta ou indireta Produtos e marcas.
Marketing
Marketing Economia estável, balanceada e utópica Equilíbrio entre produção e consumo 400 carros 400 carros Produção Consumo
Marketing Economia de mercado Desequilíbrio Consumo Capacidade de produção 400 carros 200 carros Produção Consumo
Papel do marketing Estimular o mercado Consumo Produção
Esforço mercadológico Marketing Economia de mercado Ampliar mercado, manter ou retrair Objetivos da empresa MARKETING Esforço mercadológico
Marketing Fatores que influenciam na produção Fatores que influenciam no consumo Marketing
Marketing Conceitos 1960 (AMA – American Marketing Association): Desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produto ao consumidor.
Marketing Conceitos 1965 – Ohio State University Processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços.
Marketing Conceitos Philip Kotler Marketing é um processo social e gerencial pela qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.
Marketing Escopo de marketing Áreas diversas Comportamento do consumidor Preço Compras Administração de vendas Gerência de produtos Comunicação mercadológica Marketing comparativo Marketing social Vias de distribuição Pesquisa mercadológica Varejo Atacado Distribuição física RSE Entre outros
Marketing = orientador para obtenção de resultados Sistemas de Marketing 4 P´s 4 A´s 4 C´s Produto Preço PDV Promoção Análise Adaptação Ativação Avaliação Consumidor Custo para o consumidor Comunicação Conveniência
Marketing Sistemas de Marketing 4 P´s Produto: características, desempenho, modelos, tamanhos, embalagem, marca, serviços Praça: atacado, varejo, distribuidor, transporte, armazém Preço: premium, econômico, preço baixo Promoção: mix de comunicação
Marketing Preço Distribuição (praça) Marketing Produto Promoção
Marketing Promoção Propaganda Promoção de vendas Vendas pessoais direto Vendas pessoais Promoção Relações Públicas (RP) e assessoria de imprensa Eventos e experiências
Promoção Para o consumidor Para a empresa Conhecer o produto Como e por que é usado Qual tipo de pessoa Quando e onde Quem o fabrica O que a empresa e a marca representam Incentivo ou recompensa pela experimentação ou uso Para a empresa Conectar sua marca Pessoas Lugares Eventos Marcas Experiências Sensações Objetos Formação do brand equity (valor agregado)
Promoção Formas de se criar Brand Equity: Conscientizar sobre a marca Vincular associações corretas à marca na memória Despertar opiniões ou sentimentos positivos sobre à marca Facilitar conexão entre a marca e o consumidor
O que é um BIG MAC? Um sanduíche?
Promoção COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING Mix de Comunicação de Marketing Construção do valor de marca (Brand Equity): várias ferramentas Propaganda Promoção de vendas Eventos e experiências Relações públicas e assessoria de imprensa Marketing direto Vendas pessoais COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
Transmitir valores e significados aos outros Comunicação Não pode ser visto como fenômeno isolado Parte de um panorama geral Várias formas de se comunicar: Palavra falada Sinais, gestos, imagens Rádio, cinema, etc Transmitir valores e significados aos outros
Comunicação Emissor Receptor Você quer sorvete? Meio/Mensagem Para ter significado, receptor precisa saber interpretá-los Você quer sorvete? Meio/Mensagem Emissor Receptor
Comunicação Processo de transmissão de idéias entre indivíduos Intenções, desejos, sentimentos, conhecimentos, experiências Aumenta capacidade de sobrevivência
Comunicação Comunicação de massa Tv Rádio Cinema Jornais Revistas Quadrinhos Internet
Comunicação Comunicação de massa Herbert Blumer: massa Qualquer profissão e camada social Diversas posições sociais: vocações, níveis culturais, riqueza Grupo anônimo Existe pouca interação ou troca de experiência entre os membros da massa
Vender para mais pessoas Propaganda Moderna Aperfeiçoamento dos meios físicos Aumento da produção industrial: Expansão da empresa Interesse por notícias além da comunidade local Vender para mais pessoas
Referências Bibliográficas COBRA, Marcos. Marketing Básico. São Paulo: Atlas, 1997. p. 19 – 35. SANT´ANNA, Armando. Propaganda – teoria, técnica e prática. São Paulo: Thompson, 2006. p. 1 – 44.