O Estudo da Comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Advertisements

Capítulo 1 Marketing para o século XXI
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Administração de Marketing
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Marketing: Introdução
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
A publicidade e o mercado
O Estudo da Comunicação
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Definições de Marketing
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A1
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Fundamentos de Marketing
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Administração de Marketing
Administração de Marketing I
PROMOÇÃO.
Comunicação.
Disciplina: Marketing Aula 1
FUNDAMENTOS DO MARKETING
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Definição de marketing para o século XXI
Brand Equity.
Administração de Marketing
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Administração de Marketing
©2000 South-Western College Publishing
Introdução ao Marketing
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Marketing de Relacionamento Aula: 02 Prof. Júlio Freschi.
Marketing no Século XXI -Kotler
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Planejamento Estratégico de MKT
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Administração de Marketing
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Introdução ao Marketing. Conceito social de marketing Marketing social é o papel desempenhado pelo marketing na sociedade. É o processo social por meio.
O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível.
Como Divulgar Sua Empresa
Estratégia de Marketing
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Canais de Distribuição
FACULDADE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof.: Reofran P. Santos APOSTILA 01.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Introdução à Administração
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Comportamento de compra do consumidor
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
Marketing Wilson Junior (JAPA) AULA 1 Realizar a 1ª Atividade.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
OPERAÇÕES DE CALL CENTER Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral DISCIPLINA.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Transcrição da apresentação:

O Estudo da Comunicação Do marketing à propaganda

Vida moderna COMO VENDER BENS E SERVIÇOS?

Vida moderna COMO VENDER BENS E SERVIÇOS? Desenvolver bons produtos Preço atraente Acessível Comunicar as partes interessadas

Mercado Cada vez mais difícil Grande número de empresas Todas berrando O que? Como? Para quem? Com que freqüência? Cada vez mais difícil Grande número de empresas Todas berrando

Comunicação de Marketing Empresas Informar, persuadir, lembrar os consumidores Direta ou indireta Produtos e marcas.

Marketing

Marketing Economia estável, balanceada e utópica Equilíbrio entre produção e consumo 400 carros 400 carros Produção Consumo

Marketing Economia de mercado Desequilíbrio Consumo Capacidade de produção 400 carros 200 carros Produção Consumo

Papel do marketing Estimular o mercado Consumo Produção

Esforço mercadológico Marketing Economia de mercado Ampliar mercado, manter ou retrair Objetivos da empresa MARKETING Esforço mercadológico

Marketing Fatores que influenciam na produção Fatores que influenciam no consumo Marketing

Marketing Conceitos 1960 (AMA – American Marketing Association): Desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produto ao consumidor.

Marketing Conceitos 1965 – Ohio State University Processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços.

Marketing Conceitos Philip Kotler Marketing é um processo social e gerencial pela qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.

Marketing Escopo de marketing Áreas diversas Comportamento do consumidor Preço Compras Administração de vendas Gerência de produtos Comunicação mercadológica Marketing comparativo Marketing social Vias de distribuição Pesquisa mercadológica Varejo Atacado Distribuição física RSE Entre outros

Marketing = orientador para obtenção de resultados Sistemas de Marketing 4 P´s 4 A´s 4 C´s Produto Preço PDV Promoção Análise Adaptação Ativação Avaliação Consumidor Custo para o consumidor Comunicação Conveniência

Marketing Sistemas de Marketing 4 P´s Produto: características, desempenho, modelos, tamanhos, embalagem, marca, serviços Praça: atacado, varejo, distribuidor, transporte, armazém Preço: premium, econômico, preço baixo Promoção: mix de comunicação

Marketing Preço Distribuição (praça) Marketing Produto Promoção

Marketing Promoção Propaganda Promoção de vendas Vendas pessoais direto Vendas pessoais Promoção Relações Públicas (RP) e assessoria de imprensa Eventos e experiências

Promoção Para o consumidor Para a empresa Conhecer o produto Como e por que é usado Qual tipo de pessoa Quando e onde Quem o fabrica O que a empresa e a marca representam Incentivo ou recompensa pela experimentação ou uso Para a empresa Conectar sua marca Pessoas Lugares Eventos Marcas Experiências Sensações Objetos Formação do brand equity (valor agregado)

Promoção Formas de se criar Brand Equity: Conscientizar sobre a marca Vincular associações corretas à marca na memória Despertar opiniões ou sentimentos positivos sobre à marca Facilitar conexão entre a marca e o consumidor

O que é um BIG MAC? Um sanduíche?

Promoção COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING Mix de Comunicação de Marketing Construção do valor de marca (Brand Equity): várias ferramentas Propaganda Promoção de vendas Eventos e experiências Relações públicas e assessoria de imprensa Marketing direto Vendas pessoais COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

Transmitir valores e significados aos outros Comunicação Não pode ser visto como fenômeno isolado Parte de um panorama geral Várias formas de se comunicar: Palavra falada Sinais, gestos, imagens Rádio, cinema, etc Transmitir valores e significados aos outros

Comunicação Emissor Receptor Você quer sorvete? Meio/Mensagem Para ter significado, receptor precisa saber interpretá-los Você quer sorvete? Meio/Mensagem Emissor Receptor

Comunicação Processo de transmissão de idéias entre indivíduos Intenções, desejos, sentimentos, conhecimentos, experiências Aumenta capacidade de sobrevivência

Comunicação Comunicação de massa Tv Rádio Cinema Jornais Revistas Quadrinhos Internet

Comunicação Comunicação de massa Herbert Blumer: massa Qualquer profissão e camada social Diversas posições sociais: vocações, níveis culturais, riqueza Grupo anônimo Existe pouca interação ou troca de experiência entre os membros da massa

Vender para mais pessoas Propaganda Moderna Aperfeiçoamento dos meios físicos Aumento da produção industrial: Expansão da empresa Interesse por notícias além da comunidade local Vender para mais pessoas

Referências Bibliográficas COBRA, Marcos. Marketing Básico. São Paulo: Atlas, 1997. p. 19 – 35. SANT´ANNA, Armando. Propaganda – teoria, técnica e prática. São Paulo: Thompson, 2006. p. 1 – 44.