Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Universidade Federal de Goiás
Estratégia Empresarial Capítulo 8 Diversificação
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Consultoria Empresarial
PETI Planejamento Estratégico de TI
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
Análise da Indústria e da Concorrência
3- Ambiente e Área Estratégica de Negócio
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff Objetivos Descrever as origens e tendências do P.E., relacionando-os com as necessidades das empresas;
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff Objetivos Descrever as origens e tendências do P.E., relacionando-os com as necessidades das empresas.
Gestão do Conhecimento na prática
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Administração de Recursos Materiais
Gestão Estratégica das Informações
Estratégias do agronegócio
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Formulação de estratégias e controle
A importância do Planejamento Estratégico
TECNOLOGIA DO PRODUTO Maria da Graça Saraiva Nogueira
Formulação de estratégias e controle
“Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
Repensando a Logística
Planejamento OrganizaçãoControle Direção AMBIENTE EXTERNO Entrada Insumos Saídas Resultados Feed - back M. BERENGUER - adm25.ppt.
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
REVISÃO GERAL ADMINISTRAÇÃO Prof° Demetrius Alexandre FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1.O QUE É ADMINISTRAÇÃO? 2.As empresas.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Análise da Concorrência
Abordagem Sociotécnica
Logística Empresarial
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Fases As fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser: Fase I: Diagnóstico Estratégico Fase II: Missão da Empresa.
EMPREENDEDORISMO PROGRAMA DO CURSO n Apresentação da disciplina e organização dos trabalhos; n Transfomações Sociais e Econômicas e as Novas Necessidades.
Planejamento e Estratégia
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Estratégias e Políticas Empresariais
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Disciplina: Direção Estratégica
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
PETI Planejamento Estratégico de TI
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
Planejamento estratégico
Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte.
Transcrição da apresentação:

Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff Objetivos Descrever as origens e tendências do P.E., relacionando-os com as necessidades das empresas; Introduzir o modelo de Ansoff, como pioneiro na formalização e estruturação do P.E.; Mostrar as limitações deste modelo.

O planejamento estratégico empresarial tem suas origens no planejamento militar, sendo que até mesmo os termos empregados, como objetivos, estratégias, metas, suprimentos (recursos), logística e táticas, tem o mesmo significado.

O modelo de Ansoff Em 1965, Igor Ansoff publica o livro Corporate Strategy, que se constitui num marco nas técnicas de P.E.. O autor analisava dois fatores: a organização, com seus pontes fortes e fracos, e o ambiente, ou seja, o potencial do setor industrial da empresa.

Caracteriza-se por ser um processo interativo, buscando a convergência após seguidos ciclos, usando dois conceitos fundamentais:

a análise da diferença (gap analisys), com os seguintes passos: estabelecimento de objetivos; determinação da diferença (gap) entre o atual posicionamento organizacional e os objetivos propostos; proposição de um ou mais cursos de ação (estratégia); teste das várias opções estratégicas, visando a diminuição da diferença.

2. sinergia, no qual a procura e a determinação dos pontos fortes da organização, com a conseqüente determinação do ¨mix¨produto-mercado, levava a uma nova posição de ¨harmonia¨ (¨fit¨) entre organização-ambiente, possibilitando uma performance da empresa maior que a soma de suas partes (2 + 2 = 5).

Figura: Lógica do modelo de Ansoff

Em conseqüência, a geração de estratégia visa: fortalecer os pontos fortes e eliminar os fracos; diminuir a influência dos concorrentes no mercado; considerar aspectos econômicos e tecnológicos; diminuir o ¨gap¨ entre a posição atual e a posição desejada.

Figura 4: ¨Gap analisys¨

Apesar do sucesso e da disseminação do modelo de Ansoff, algumas críticas foram levantadas a esta abordagem: o modelo não considera importantes variáveis que influem na estratégia, como os fatores políticos, o poder e a cultura na organização, questões sociais e ecológicas externas, por exemplo;

a solução (estratégia) resolve apenas uma parte do problema, ou seja, aquela que relaciona a organização com o ambiente, encerrando o processo (ciclo único), centrando-se no mix produto-mercado.

Nova abordagem: novas variáveis e objetivos: sociais, políticas e ecológicas, além de econômicas e tecnológicas; o P.E. como um processo contínuo e permanente (ciclos de P.E.). Isso conduz, inclusive, à denominada Administração Estratégica (Ansoff, 1990).

Esta nova abordagem tem como objetivos: diminuição do risco de tornar uma má decisão; criação de espaços futuros de ação para evitar pressões; integração de decisões num único plano; criação e manutenção de potenciais de competitividade.