Hildecy Ualmira Schwaemmle ESTRATÉGIAS Hildecy Ualmira Schwaemmle
Estratégias Alterações em hábitos de consumo Mudanças demográficas Novas Tecnologias Impacto nos produtos e serviços Sobrevivência das organizações Novas oportunidades
Estratégia Do grego - strategos= general = A arte do general = governar. É o planejar da missão organizacional, estabelecendo os objetivos dessa organização considerando as forças internas e externas, formulando políticas e alternativas para atingir os objetivos, e assegurando sua implementação a fim de atingir os propósitos básicos e os objetivos da organização. (Steiner e Miner).
Tipos de Estratégias (Chiavenato) Cooperativas Ajuste ou negociação Cooptação ou coopção Coalizão Competitivas Defensiva Ofensiva Análitica Reativa
Estratégias Competitivas Para Porter - relacionar a empresa com o seu meio ambiente. Meio ambiente - segmento de mercado onde a empresa atua - indústria. A concorrência tem raízes na estrutura da indústria. Estratégia competitiva e estrutura industrial cultura organizacional.
Estratégias competitivas Se a empresa pode mudar a estrutura de uma indústria, também pode alterar a atratividade de uma indústria para melhor ou para pior. Cinco forças competitivas. O equilíbrio das cinco forças pode determinar o potencial de lucro.
Cinco Forças Competitivas Rivalidade em relação aos concorrentes existentes. Ameaça de novos concorrentes. Ameaça de produtos ou serviços substitutos. Poder de negociação dos fornecedores. Poder dos clientes.
Estratégias Competitivas OBJETIVOS – propósitos, alvos que, quando atingidos, resultam no cumprimento da missão – qualitativo. METAS – Etapas ou passos para atingir os objetivos especificados – quantitativo. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
Estratégias empresariais Políticas e diretrizes, cultura organizacional, objetivos empresariais, propósitos da empresa. Consistência Interna Fornecedores, clientes, concorrentes, agências reguladoras, tecnologia, legislação, aspectos econômicos e Sociais Consistência Externa Recursos Disponíveis Físicos ou materiais, financeiros, humanos, mercadológicos e administrativos.
Aspectos da Administração das Estratégias Empresariais Efetividade - objetivos, competitividade, vantagem, diferencial. Eficácia - desempenho, conjunto, informações, decisões, ações, resultados. Eficiência - melhoria permanente, desempenho individual, qualidade, agilidade, volume, segurança, conforto.
Estratégias Empresariais ESTRATÉGIAS – políticas que promovam a sobrevivência da empresa e seu crescimento. Devem satisfazer os objetivos da empresa.
Objetivos e Estratégias FORD Objetivo - Recuperar a participação de mercado. Estratégias - 1.- Redimensionar e reduzir os atuais modelos - tamanho. 2.- Continuar a produzir carros populares, subintermediários e de luxo. 3.- Enfatizar o uso de motor de combustão programada em vez de motores a diesel.
Objetivos e Estratégias BURGER KING Objetivo - Aumentar a produtividade. Estratégias - 1.- Aumentar a eficiência das pessoas - treinar agilidade. 2.- Aumentar a eficiência da máquina de fritar batatas.
Objetivos e Estratégias CP TRANSPORTE FERROVIÁRIO Objetivo - Continuar o crescimento da empresa. Continuar a obter lucros Estratégias - 1.- Modernizar as locomotivas e os vagões. 2.- Desenvolver acordos com indústrias. 3.- Realizar manutenção preventiva antes de cada viagem das locomotivas e dos vagões para evitar acidentes.