Hildecy Ualmira Schwaemmle

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
Estudo de Mercados.
Projeto - Plano de Negócios
Evolução da Sociedade Humana Fonte: TOFLER, Alvin. A Terceira Onda Ed
Análise das cinco forças de Porter
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO SALES VIDAL
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Gestão do Conhecimento na prática
Análise do Meio Ambiente
Planejamento Estratégico
Etapas do Planejamento Estratégico
Logística e Gerenciamento da
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Ética Profissional em Administração
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A importância do Planejamento Estratégico
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
PLANEJAMENTO: Formulação de Objetivos; Administração Estratégica
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Ambiente de Marketing
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
GESTÃO PÚBLICA Burocracia Planejamento e Processo Administrativo Prof. Msc Nelson Fossatt.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Planejamento e Estratégia
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Estratégias e Políticas Empresariais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Prof. Ms. Rogério Morgado Marketing Turístico 2 Material de Referência 1°. Sem I Jan/08.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Hildecy Ualmira Schwaemmle ESTRATÉGIAS Hildecy Ualmira Schwaemmle

Estratégias Alterações em hábitos de consumo Mudanças demográficas Novas Tecnologias Impacto nos produtos e serviços Sobrevivência das organizações Novas oportunidades

Estratégia Do grego - strategos= general = A arte do general = governar. É o planejar da missão organizacional, estabelecendo os objetivos dessa organização considerando as forças internas e externas, formulando políticas e alternativas para atingir os objetivos, e assegurando sua implementação a fim de atingir os propósitos básicos e os objetivos da organização. (Steiner e Miner).

Tipos de Estratégias (Chiavenato) Cooperativas Ajuste ou negociação Cooptação ou coopção Coalizão Competitivas Defensiva Ofensiva Análitica Reativa

Estratégias Competitivas Para Porter - relacionar a empresa com o seu meio ambiente. Meio ambiente - segmento de mercado onde a empresa atua - indústria. A concorrência tem raízes na estrutura da indústria. Estratégia competitiva e estrutura industrial  cultura organizacional.

Estratégias competitivas Se a empresa pode mudar a estrutura de uma indústria, também pode alterar a atratividade de uma indústria para melhor ou para pior. Cinco forças competitivas. O equilíbrio das cinco forças pode determinar o potencial de lucro.

Cinco Forças Competitivas Rivalidade em relação aos concorrentes existentes. Ameaça de novos concorrentes. Ameaça de produtos ou serviços substitutos. Poder de negociação dos fornecedores. Poder dos clientes.

Estratégias Competitivas OBJETIVOS – propósitos, alvos que, quando atingidos, resultam no cumprimento da missão – qualitativo. METAS – Etapas ou passos para atingir os objetivos especificados – quantitativo. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

Estratégias empresariais Políticas e diretrizes, cultura organizacional, objetivos empresariais, propósitos da empresa. Consistência Interna Fornecedores, clientes, concorrentes, agências reguladoras, tecnologia, legislação, aspectos econômicos e Sociais Consistência Externa Recursos Disponíveis Físicos ou materiais, financeiros, humanos, mercadológicos e administrativos.

Aspectos da Administração das Estratégias Empresariais Efetividade - objetivos, competitividade, vantagem, diferencial. Eficácia - desempenho, conjunto, informações, decisões, ações, resultados. Eficiência - melhoria permanente, desempenho individual, qualidade, agilidade, volume, segurança, conforto.

Estratégias Empresariais ESTRATÉGIAS – políticas que promovam a sobrevivência da empresa e seu crescimento. Devem satisfazer os objetivos da empresa.

Objetivos e Estratégias FORD Objetivo - Recuperar a participação de mercado. Estratégias - 1.- Redimensionar e reduzir os atuais modelos - tamanho. 2.- Continuar a produzir carros populares, subintermediários e de luxo. 3.- Enfatizar o uso de motor de combustão programada em vez de motores a diesel.

Objetivos e Estratégias BURGER KING Objetivo - Aumentar a produtividade. Estratégias - 1.- Aumentar a eficiência das pessoas - treinar agilidade. 2.- Aumentar a eficiência da máquina de fritar batatas.

Objetivos e Estratégias CP TRANSPORTE FERROVIÁRIO Objetivo - Continuar o crescimento da empresa. Continuar a obter lucros Estratégias - 1.- Modernizar as locomotivas e os vagões. 2.- Desenvolver acordos com indústrias. 3.- Realizar manutenção preventiva antes de cada viagem das locomotivas e dos vagões para evitar acidentes.