O QUE É MARKETING?
A ESSÊNCIA DO MARKETING EMPRESA CLIENTE BENS E SERVIÇOS DINHEIRO
FUNÇÕES BÁSICAS DO MARKETING FUNÇÃO DE TROCA FUNÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA FUNÇÃO DE FACILITAÇÃO 1. Compra 2. Venda 3. Transporte 4. Armazenamento 5. Graduação 6. Financiamento 7. Tomada de risco 8. Pesquisa de mercado
DEFINIÇÃO NA PRÁTICA É uma atividade voltada para conquista e manutenção lucrativas dos clientes por meio destes processos de troca, desde que atendendo as necessidades, os desejos e as expectativas visando a conquistar a fidelidade do cliente para sua empresa, produtos e serviços.
AMA - AMERICAN MARKETING DEFINIÇÃO AMA - AMERICAN MARKETING ASSOCIATION (1985) É o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.
7 “Ps” DO MARKETING PRODUTO PREÇO PONTO PROMOÇÃO EVIDÊNCIAS FÍSICAS Product PREÇO Price PONTO Place PROMOÇÃO Promotion EVIDÊNCIAS FÍSICAS Physical Evidence PROCESSOS Process PESSOAS People
PRODUTO Qualidade Opções Estilo Marca Embalagem Serviço
PREÇO Preços Margens Descontos Prazos Condições de Crédito
PONTO Localização Canais Cobertura Transporte Armazenamento
PROMOÇÃO Publicidade Propaganda Promoção de vendas Mershcandising Venda pessoal
EVIDÊNCIAS FÍSICAS Disposição de objetos Materiais utilizados Linhas Formas Cor Temperatura Ruído
PROCESSOS Políticas Procedimentos Ciclo de fabricação Sistemas de treinamento e remuneração
PESSOAS Atendimento a clientes Fornecedores Funcionários
MERCADO-ALVO MERCADO-ALVO Preço Ponto Physical Evidence Processos (Evidências físicas) Processos Produto Promoção Pessoas
CONHECENDO O MARKETING PHILIP KOTLER “Marketing é uma atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos por meio de processo de trocas.”
CONHECENDO O MARKETING • NECESSIDADES É um estado de falta, carência, gap, que está classificado em vários estágios. • DESEJOS São as formas que a necessidade toma, de acordo com a cultura e a personalidade de cada um. • TROCAS São as transações entre uma organização e um cliente, gerando benefícios mútuos.
NECESSIDADES DE MASLOW HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW AUTO-REALIZAÇÃO STATUS SOCIAIS SEGURANÇA BÁSICAS
PROCESSO EVOLUTIVO DO MARKETING ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ORIENTAÇÃO PARA AS VENDAS ORIENTAÇÃO PARA O MARKETING
MARKETING SEM FINS LUCRATIVOS Marketing Pessoal Marketing de Cidades Marketing de Causa Marketing Institucional Marketing Turístico
= - EQUAÇÃO DO VALOR VALOR PARA O CLIENTE BENEFÍCIOS RECEBIDOS CUSTOS PERCEBIDOS = -