I Seminário Pan-Americano de Regulação Econômica de Medicamentos Apresentação das Propostas dos Grupos de Trabalho Nacionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

Os caminhos da gestão da saúde em MS
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
1º CONGRESSO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO, 13 DE NOVEMBRO DE 2007.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONASS Avaliação da conjuntura política: a formação técnica de nível médio em Saúde Carmen Emília.
Portaria GM/MS Nº 2.577/2006 contempla o tratamento da Puberdade Precoce com fármacos análogos do GnRH (leuprorrelina 3,75 mg); O Anexo I, Título II,
Implantação das Diretrizes Curriculares
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Rede de Atenção Oncológica
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
GESTÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE – A PERSPECTIVA DA ANS
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
APRESENTAÇÃO Outubro de 2008 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Fundação de Vigilância em Saúde a Evento : Fórum Regional Norte /ANVISA – Belém – PA 23 a 25 de abril de 2007.
CONITEC – DESAFIOS ISPOR – Brasília – Dez 2014.
Avaliação na Atenção Básica
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
NOVO MARCO – LEI N /2011 Altera a lei n e dispõe sobre assitência terapêutica e incorporação de tecnologia em saúde no SUS Cria a Comissão.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
3a. Reunião COGEF Brasília-DF 23 a 27/03/2009 AGENDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EUROSOCIAL.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA APRESENTAÇÃO DA OFICINA GRUPO I ÁREA TEMÁTICA GESTÃO CLÍNICA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Rio de Janeiro - RJ 12 de maio de 2005 Política.
Apresentação Mudanças nas Alíquotas de ICMS e Criação do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza - FECOEP
“Estratégia e resultados no enfrentamento das doenças transmissíveis em eliminação: um balanço da Campanha Nacional de 2015”. 30 min Jeann Marie Marcelino.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
MISSÃO Promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas para a permanente evolução da gestão fiscal Mapa Estratégico.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Coordenadora de Programas Estratégicos do SUS - COPES/DSNVS/ANVISA
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA – PMAQ – PARTE II SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

I Seminário Pan-Americano de Regulação Econômica de Medicamentos Apresentação das Propostas dos Grupos de Trabalho Nacionais

Participantes: AnvisaANSMSMDICSES-TOSES-ROSES-PESES-PA SES-MA SES-AC SES-AL SES-RN SES-MG SES-MT SES-MS SES-RJ

Tema I Regulação de preços de medicamentos: marcos regulatórios e possibilidades de cooperação

Propostas Necessidade de aperfeiçoamento no processo de aplicação do CAP em situações específicas; Necessidade de aperfeiçoamento no processo de aplicação do CAP em situações específicas; Encaminhamento da questão da isenção de ICMS ao CONASS, visando o apoio dos secretários de saúde para discussão posterior no âmbito do CONFAZ; Encaminhamento da questão da isenção de ICMS ao CONASS, visando o apoio dos secretários de saúde para discussão posterior no âmbito do CONFAZ; Encaminhamento à CMED das dificuldades apresentadas pelos estados. Encaminhamento à CMED das dificuldades apresentadas pelos estados.

Tema II Estratégia para as compras públicas e propostas para construir uma base de dados

Propostas Aperfeiçoar os mecanismos de consulta à lista de preços de medicamentos da CMED (por exemplo: consulta por princípio ativo); Aperfeiçoar os mecanismos de consulta à lista de preços de medicamentos da CMED (por exemplo: consulta por princípio ativo); Permitir que os estados tenham acesso ao preço médio praticado pelas empresas; Permitir que os estados tenham acesso ao preço médio praticado pelas empresas; Incentivar o preenchimento do banco de preços públicos do Ministério da Saúde por parte dos estados e municípios; Incentivar o preenchimento do banco de preços públicos do Ministério da Saúde por parte dos estados e municípios; Apoio do CONASS na articulação entre os estados, visando a criação de consórcios para compra de medicamentos. Apoio do CONASS na articulação entre os estados, visando a criação de consórcios para compra de medicamentos.

Tema III Aplicação da Avaliação Econômica para Auxiliar a Tomada de Decisões sobre Preços e Incorporação de Medicamentos nos Sistemas de Saúde.

Propostas Utilização da REBRATS como meio de articulação entre o DECIT/MS e as secretarias estaduais na área de ATS; Utilização da REBRATS como meio de articulação entre o DECIT/MS e as secretarias estaduais na área de ATS; Parceria entre o DECIT/MS e as secretarias estaduais para a realização de oficinas de capacitação na área de ATS; Parceria entre o DECIT/MS e as secretarias estaduais para a realização de oficinas de capacitação na área de ATS; Reunião entre o DECIT/MS, os estados e a rede sentinela/Anvisa para avaliar a viabilidade do monitoramento da efetividade dos medicamentos, especialmente os de alto custo; Reunião entre o DECIT/MS, os estados e a rede sentinela/Anvisa para avaliar a viabilidade do monitoramento da efetividade dos medicamentos, especialmente os de alto custo; Necessidade de atualização dos protocolos clínicos pelo MS. Necessidade de atualização dos protocolos clínicos pelo MS.