DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Fundamentos do comportamento em grupo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
Advertisements

PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
CARGOS Conceito:composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição.
Função AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Organização, Sistemas e Métodos
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Administração – Principais correntes
ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
CAPÍTULO 11 Motivação.
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
Searle, John. Consciência e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes 2010
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
ORGANIZAÇÃO Conceitos
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
O HOMEM X GRUPOS ORGANIZACIONAIS
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
Organização, Sistemas e Métodos
Disfunções da Burocracia segundo outros autores
MOTIVAÇÃO “Tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico".
Administração e Organização Industrial
Organização: Estrutura Organizacional e Serviços de uma Agência
TEORIA ESTRUTURALISTA
Estruturas Organizacionais
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Profa. Daciane de Oliveira Silva
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
MODELOS ORGANIZACIONAIS
Mentoring Coaching.
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
O GRUPO Interdependente Interação Unidade Reconhecível
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Centro de Educação e Ciências Humanas Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia Social 1 Prof.: Marcus Eugênio.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Grupos sociais.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
MOTIVAÇÃO.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Fundamentos do comportamento em grupo

DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE GRUPOS Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. Os grupos podem ser formais e informais.

Grupos formais São aqueles definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas.

Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os seis membros da tripulação de um vôo comercial são um exemplo de grupo formal.

Grupos informais São alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social. Ex. três funcionários de departamentos diferentes que se encontram para almoçar juntos é exemplo de grupo informal.

Subclassificação dos grupos Grupo de comando; Grupo de tarefa; Grupo de interesse; Grupos de amizade.

Grupo de comando É determinado pelo organograma da organização. Ele é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo. Exemplo - A diretora de uma escola primária e suas 18 professoras formam um grupo de comando.

Grupos de tarefa Também determinado pela organização, são formados por pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa. Contudo, as fronteiras do grupo de tarefa não se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Elas podem ultrapassar as relações de comando. Exemplo

Um estudante é acusado de um crime dentro da universidade, este processo pode exigir a comunicação e coordenação entre o reitor, o diretor da faculdade, o chefe de segurança e os professores. Este conjunto de pessoas pode ser definido como um grupo de tarefa.

Grupos de interesse O funcionário que se juntam para tentar mudar seus esquemas de férias, para apoiar um colega que foi demitido ou para reivindicar melhores condições de trabalho formam um bloco unido para lutar por seus interesses comuns.

Grupos de amizade Os grupos se formam freqüentemente porque seus membros possuem algumas características em comum. Chamamos essa formação de grupos de amizade.

Essas alianças sociais, que geralmente extrapolam o ambiente de trabalho, podem se basear na: Faixa etária; Na mesma herança cultural; Na torcida pelo mesmo time; Opções políticas semelhantes.

Os grupos informais prestam um importante serviço ao satisfazer as necessidades sociais de seus membros. Por causa das interações que resultam da proximidade na realização do trabalho, é possível ver funcionários de uma mesma empresa jogarem golfe juntos, pegarem carona para o serviço, almoçarem juntos ou se reunirem em torno do bebedouro nos momentos de folga.

É preciso reconhecer que esse tipo de interação entre os indivíduos, ainda que informais, afeta profundamente o comportamento e o desempenho de cada um.

Não existe uma razão única para as pessoas se reunirem em grupos. Como a maioria das pessoas pertence a diversos grupos simultaneamente, é óbvio que cada um deles oferece um tipo de benefício diferente.

Por que as pessoas se reúnem em grupos? Por segurança, para não se sentirem sozinhos. Incluídas em um grupo, as pessoas se sentem mais fortes; Por status, pois a inserção em um grupo importante proporcionará reconhecimento a seus membros; Por auto-estima,pois a interação faz com que seus membros se sintam valorizados por si mesmos;

Pelo poder, pois muitas pessoas ingressam em um grupo para conseguir algo que não conseguiria individualmente; Por associação, pois os grupos satisfazem necessidades sociais. As pessoas gostam da interação que acontece dentro dos grupos, e isso é uma grande fonte de satisfação de suas necessidades de associação.

Para alcançar metas, pois há determinadas situações que para realizar determinadas tarefas, torna-se necessária a formação de um grupo com diferentes talentos, conhecimentos e poderes.