Marketing – Unidade 3.

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Transcrição da apresentação:

Marketing – Unidade 3

Educação a Distância – EaD Marketing Professor: Flávio Brustoloni

Marketing Cronograma: Turma EMD 0200 Data Atividade 22/08 29/08 05/09 1º Encontro 29/08 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 05/09 ATIVIDADE ACADÊMICA 12/09 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 19/09 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

Unidade 3 COMPOSTO DE MARKETING 1/30

Objetivos da Unidade: Discutir o composto de marketing e sua relação com o valor para o cliente; Identificar os quatro componentes do composto de marketing e relacionar as estratégias correspondentes; Explicar as razões e os desafios da gestão do composto de marketing; 2/30

TÓPICO 1 O Composto de Marketing 3/30

(Estamos na página 135 da apostila) 1 Introdução Tópico 1 Dentre os sistemas consagrados, destacam-se: a) os 4As do professor Raimar Richers; b) os 4Cs de Robert Lautenborn; c) os 4Ps do professor E. J. McCarthy. (Estamos na página 135 da apostila) 4/30

1 Introdução a) Os 4As do professor Raimar Richers Tópico 1 Análise Adaptação Ativação Avaliação Saídas Entradas (Estamos na página 135 da apostila) 5/30

1 Introdução b) Os 4Cs de Robert Lautenborn Tópico 1 Custo Comunicação Conveniência Cliente (Estamos na página 137 da apostila) 6/30

1 Introdução c) Os 4Ps do professor E. J. McCarthy Tópico 1 *Produto *Preço *Praça *Promoção (Estamos na página 138 da apostila) 7/30

2 Composto e Estratégia de Marketing Tópico 1 O composto de marketing é a combinação das variáveis estratégicas controláveis pela organização – os 4Ps (produto, preço, promoção e praça). (Estamos na página 138 da apostila) 8/30

TÓPICO 2 Conceitos e Decisões sobre o composto de Marketing 9/30

(Estamos na página 143 da apostila) 1 Introdução Tópico 2 Mix de Marketing: é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. (Estamos na página 143 da apostila) 10/30

(Estamos na página 143 da apostila) 1 Introdução Tópico 2 MIX DE MARKETING PRODUTO Variedade de produtos Qualidade Design Características Nome de marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Devoluções PREÇO Preço de lista Descontos Concessões Prazo pagamento Condições de pagamento PROMOÇÃO Promoção de vendas Publicidade Força de vendas Relações públicas Marketing direto PRAÇA Canais Cobertura Variedades Locais Estoque Transporte (Estamos na página 143 da apostila) 11/30

2 Conceito de Produto a) Produtos de Consumo Tópico 2 (Estamos na página 145 da apostila) 12/30

2 Conceito de Produto b) Produtos Industriais Tópico 2 (Estamos na página 145 da apostila) 13/30

2 Conceito de Produto c) Produtos utilitários e hedônicos Tópico 2 (Estamos na página 145 da apostila) 14/30

2 Conceito de Produto d) Produtos superiores e básicos Tópico 2 (Estamos na página 146 da apostila) 15/30

2 Conceito de Produto Composto de produtos da BOMBRIL Tópico 2 Profundidade: 13 (banheiros), 21 (cozinha), 30 (geral) e 27 (lavanderia) Extensão do composto: 91 produtos (Estamos na página 147 da apostila) 16/30

2 Conceito de Produto Categorias de novos produtos Tópico 2 Para a EMPRESA: Conhecido Desconhecido Desconhecido CATEGORIA 3 CATEGORIA 4 Para o MERCADO: CATEGORIA 1 CATEGORIA 2 Conhecido (Estamos na página 149 da apostila) 17/30

2 Conceito de Produto Categorias de novos produtos Tópico 2 Para a EMPRESA: Conhecido Desconhecido Desconhecido CATEGORIA 3 CATEGORIA 4 Para o MERCADO: CATEGORIA 1 CATEGORIA 2 Conhecido Novos produtos derivados de produtos já conhecidos pela empresa e pelo mercado. (Estamos na página 149 da apostila) 18/30

2 Conceito de Produto Categorias de novos produtos Tópico 2 CATEGORIA 2 Novos produtos para a empresa. (Estamos na página 149 da apostila) 19/30

2 Conceito de Produto Categorias de novos produtos Tópico 2 CATEGORIA 3 Novos produtos para o mercado. (Estamos na página 150 da apostila) 20/30

2 Conceito de Produto Categorias de novos produtos Tópico 2 CATEGORIA 4 Novos produtos para a empresa e para o mercado. (Estamos na página 150 da apostila) 21/30

2 Conceito de Produto Processo de desenvolvimento de novos produtos Tópico 2 1. Geração e análise de idéias; 2. Investigação; 3. Desenvolvimento; 4. Teste e validação; 5. Comercialização e assessoria pós-vendas (Estamos na página 153 da apostila) 22/30

2 Conceito de Produto Ciclo de Vida do Produto Tópico 2 M G2 T2 D Vendas T1 G1 Ciclos de tecnologia E Tempo (Estamos na página 154 da apostila) 23/30

(Estamos na página 158 da apostila) 3 Conceito de Preço Tópico 2 Preço é tudo o que o consumidor percebe ter dado ou sacrificado para obter o produto. (Estamos na página 158 da apostila) 24/30

3 Conceito de Preço 3.1 Apreçamento Tópico 2 Os sete níveis de posicionamento de produtos: 1. Definitivo (padrão ouro) 2. Luxo 3. Necessidades especiais 4. Médio 5. Facilidade / conveniência 6. Convencional e mais barato 7. Orientado para o preço (Estamos na página 160 da apostila) 25/30

4 Conceito de Distribuição Tópico 2 O objetivo da distribuição é fazer o produto chegar ao ciclo de venda de maneira rápida, segura, pontual e lucrativa para a empresa vendedora e de maneira acessível, confiável, pontual e segura para o cliente. (Estamos na página 163 da apostila) 26/30

(Estamos na página 167 da apostila) 4 Conceito de Distribuição 4.1 Gerenciamento e decisões de distribuição Tópico 2 A administração da distribuição pode ser entendida como a resultante das atividades de seleção de canais, desenvolvimento, motivação, gestão de conflitos, avaliação dos membros do canal e gerenciamento estratégico da operação do canal. (Estamos na página 167 da apostila) 27/30

(Estamos na página 168 da apostila) 5 Composto Promocional Tópico 2 O mix de promoção ou mix de comunicações de marketing representa a combinação de propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto que a empresa utiliza para comunicar de maneira persuasiva o valor para o cliente e construir relacionamentos com ele. (Estamos na página 168 da apostila) 28/30

5 Composto Promocional Comunicação Integrada de Marketing - CIM Tópico 2 Aspectos-chave: 1. Começar com o cliente; 2. Alcançar sinergia; 3. Construir relacionamentos; 4. Ampliar o valor da marca. (Estamos na página 170 da apostila) 29/30

5 Composto Promocional Modelo AIDA Tópico 2 Modelo AIDA para esboçar metas promocionais: * Atenção; * Interesse; * Desejo; * Ação. (Estamos na página 171 da apostila) 30/30

Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação - FINAL Marketing PRÓXIMA AULA: 4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação - FINAL