Apresentação do documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação” Elaborado pelo GT Nacional de Serviço Social na Educação do Conjunto.

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Transcrição da apresentação:

Apresentação do documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação” Elaborado pelo GT Nacional de Serviço Social na Educação do Conjunto CFESS/CRESS

INTRODUÇÃO O documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação” tem a finalidade de, a partir do acúmulo teórico e político da categoria construído, em especial, nas duas últimas décadas sobre a inserção do Serviço Social na educação, contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre uma concepção de educação coerente com o projeto ético-político profissional que, por sua vez, oriente o debate das particularidades do trabalho do/a assistente social nesta política pública, assim como as ações profissionais no sentido de fortalecer as lutas sociais em defesa de uma educação emancipadora.

OBJETIVOS DO DOCUMENTO mapear as experiências profissionais existentes e promover a reflexão sobre o Serviço Social na Educação, visando possibilitar a qualificação da inserção profissional nesta política; apresentar produções teóricas sobre a política social de educação e sobre as particularidades da inserção do Serviço Social nesta política que subsidiem a pesquisa e o trabalho profissional na área: apresentações de trabalho em congressos e publicação de artigos em periódicos;

OBJETIVOS DO DOCUMENTO apresentar orientação para a proposição de projetos de Lei sobre a inserção do Serviço Social na Educação; contribuir para a intensificação da luta pela educação como direito social e a consolidação do Serviço Social nesta política pública, a partir da participação em conferências, conselhos de educação e conselhos da criança e do adolescente e articulação com os conselhos profissionais, sindicatos, executivo, legislativo, Ministério Público e outras forças políticas.

BREVE HISTÓRICO DO GT NACIONAL DE EDUCAÇÃO O GT Nacional de Serviço Social na Educação do Conjunto CFESS/CRESS foi constituído em 2006, no 35º Encontro Nacional do Conjunto. Porém sua efetivação só se deu em 2007, após a mudança de gestão em todo o Conjunto e a constituição do GT por novos membros que passaram a reunir-se com regularidade. Algumas ações importantes do GT: 2008/2009: sistematização de um quadro referente aos estados e municípios que possuem legislação acerca da implementação do Serviço Social na Educação, bem como dos projetos de Lei que estavam tramitando no âmbito dos poderes legislativo municipal, estadual e nacional.

BREVE HISTÓRICO DO GT NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2008/2009: solicitação aos CRESS de correção em PL’s que apresentavam incorreções, tais como a identificação do Serviço Social com a política de assistência social, bem como a necessidade da ampliação da concepção de “Serviço Social Escolar” para “Serviço Social na Educação”. E fez gestão frente aos PL’s e PEC que tramitavam no Congresso Nacional. 2010/2011: o GT passou a contar com a assessoria do Prof. Dr. Ney Almeida. A partir de então foi elaborada uma metodologia de pesquisa que envolveu as seguintes fases: (a) produção de roteiro para levantamento da inserção dos/as assistentes sociais na educação no Brasil;

BREVE HISTÓRICO DO GT NACIONAL DE EDUCAÇÃO (b) elaboração de ficha de identificação para mapear em quais modalidades da educação o/a assistente social está inserido/a; (c) produção de um roteiro para orientar a discussão do Serviço Social na Educação nas regiões; (d) levantamento das produções teóricas, entre o período de 2000 a 2010, acerca da temática, na Revista Serviço Social e Sociedade e nos anais dos CBAS´s; (e) produção do documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação”, para servir de base e de análise durante a realização de debates estaduais e municipais em 2012.

BREVE HISTÓRICO DO GT NACIONAL DE EDUCAÇÃO Nos Encontros Nacionais CFESS/CRESS de 2010 e 2011 foi deliberada a continuidade dos trabalhos do GT Serviço Social na Educação com vistas a: Provocar a realização de debates estaduais e municipais a partir do documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação”, produzido pelo GT; Acompanhar e monitorar a tramitação dos PL´s em nível federal, estadual e municipal e fazer incidência política para aprovação de seus conteúdos;

BREVE HISTÓRICO DO GT NACIONAL DE EDUCAÇÃO Organizar em 2012 o Seminário Nacional do Serviço Social na Educação, antecedido de debates regionais; Atualizar bibliografias e pesquisas sobre o tema; Incentivar a criação e a continuidade das comissões/núcleos/GT’s sobre Serviço Social na Educação junto aos CRESS´s, estimulando a sistematização das experiências; Publicar o documento final sobre os “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação” até o final do segundo semestre de 2012, após a realização do Seminário Nacional de Serviço Social na Educação.

CONHECENDO O DOCUMENTO POR DENTRO O documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação” está dividido em 06 partes principais: 1) HISTÓRICO DO DEBATE SOBRE SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO NO CONJUNTO CFESS/CRESS: Através de um esforço de sistematização, são recuperados os principais momentos e deliberações que materializaram as discussões acerca do Serviço Social na Educação no Conjunto CFESS/CRESS e que desembocaram na criação do GT e em seu trabalho concreto em curso.

CONHECENDO O DOCUMENTO POR DENTRO 2) APONTAMENTOS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL HOJE E A INSERÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS: Rica análise teórico-política acerca dos condicionantes macro-estruturais que, em tempos de neoliberalismo, dão formas específicas à política educacional em curso no nosso país. É neste processo que o assessor do GT (prof. Ney Almeida) problematiza a inserção crescente de assistentes sociais na esfera pública voltados para atuar junto ao campo educacional e as contradições inerentes a este movimento.

CONHECENDO O DOCUMENTO POR DENTRO 3) ORIENTAÇÕES E PROPOSTA DE MINUTA PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI QUE REGULAMENTEM A INSERÇÃO DOS/AS ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Há um modelo de Lei Municipal que dispõe, na perspectiva que defendemos, sobre a inserção de profissionais da área de Serviço Social e de Psicologia nas escolas públicas municipais de educação básica para ser utilizado por coletivos sociais organizados, no sentido de pressionar o poder público, naquelas regiões onde ainda não há projeto de lei ou lei publicada ou tramitando sobre este tema.

CONHECENDO O DOCUMENTO POR DENTRO 4) REFLEXÕES PARA SUBSIDIAR O DEBATE DA ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: A partir do levantamento realizado, o assessor do GT elaborou texto para subsidiar as discussões sobre a atuação dos/as assistentes sociais na educação, apontando uma série de temas centrais para que o debate se desenvolva com a devida qualidade e em consonância com nosso projeto ético-político. Segundo Almeida, as “reflexões sobre a atuação do/a assistente social no campo educacional devem (...) articular o acúmulo teórico-crítico do Serviço Social em relação ao campo das políticas sociais e dos direitos sociais, das competências e atribuições privativas previstas na Lei de Regulamentação da Profissão com as particularidades da política educacional”.

CONHECENDO O DOCUMENTO POR DENTRO 5) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE “SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO” : Uma série de referências bibliográficas que abordam o Serviço Social e suas relações com o campo educacional é apresentada neste capítulo. Esta listagem inicial será adensada com diversas outras bibliografias após o término do levantamento que cada CRESS está fazendo em sua região. O material final irá compor a última versão do documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação”.

CONHECENDO O DOCUMENTO POR DENTRO 6) LEVANTAMENTO SOBRE O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO: A partir de um amplo processo de pesquisa, o GT, via questionários virtuais, coletou junto a assistentes sociais atuantes no campo da educação espalhados por todas as regiões do país diversas informações acerca do exercício profissional nesta área e de que modos o assistente social compreende sua intervenção. A partir de determinados eixos de análise, o tratamento procedido pelo GT aos dados obtidos resultou em um material inédito que permitiu verificar os avanços e retrocessos que conformam o trabalho do assistente social nos dias atuais em âmbito nacional.

EIXOS DE ANÁLISE NORTEADORES PARA OS DEBATES REGIONAIS Nos debates regionais – tal qual este que ocorre hoje – se faz necessário pautar as discussões tomando como base principalmente os dois eixos a seguir: EIXO 01: A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO QUE NORTEIA O TRABALHO DO/DA ASSISTENTE SOCIAL DE ACORDO COM O PROJETO ÉTICO POLÍTICO PROFISSIONAL.

EIXOS DE ANÁLISE NORTEADORES PARA OS DEBATES REGIONAIS CONSIDERANDO O TRABALHO DO/DA ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO, COMO TEM SE DADO A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL CONTEMPLANDO: (a) Garantia do acesso da população à educação; (b) Garantia da permanência da população nas instituições educacionais; (c) Garantia da qualidade dos serviços prestados no sistema educacional; (d) Garantia da gestão democrática e participativa na política de educação.

INFORMAÇÕES FINAIS O documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação” (que pode ser acessado no site do CFESS) receberá suas últimas contribuições e alterações após o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, em junho, e será aprovado no Encontro Nacional CFESS/CRESS de 2012.

INFORMAÇÕES FINAIS Compõem o atual GT de Serviço Social na Educação : Região / CRESS Nome E-mail Sudeste (CRESS-RJ) Felipe Moreira felipe_pito@yahoo.com.br Sul (CRESS-PR) Kleber Durat kdurat@utfpr.edu.br Centro-Oeste (CRESS-MT) Francismeiry Queiroz meiryqueiroz@yahoo.com.br Norte (CRESS-TO) Michelle Carneiro micarneiro@hotmail.com Nordeste (CRESS-BA) Fabio dos Santos fabihoots@yahoo.com.br