GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

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GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Profº Sergio Clementi Anderson Carlos 619-1 Davi Matei Lucas 605-0 Leonardo Borba Ponciano 612-6 Targino Mauricio Vianna 768-6 Engenharia de Produção Noturno – 10º Semestre Agosto/2007

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Profº Sergio Clementi O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES Agosto/2007

OBJETIVO DO ARTIGO “... elabora-e um quadro teórico que procura elucidar os principais pontos que transformar a TI numa real ferramenta de competitividade para as organizações.”

Tecnologia da Informação INTRODUÇÃO Sistemas de Informação Hardware Conceito de Tecnologia da Informação (TI) Sistemas de Informação Hardware Software Telecomunicações Automação Recursos Multimídia Informações Conhecimento Tecnologia da Informação

INTRODUÇÃO Como obter retornos consideráveis com TI ? Contribuição da TI nos Negócios Como obter retornos consideráveis com TI ? Paradoxo da produtividade ? Ferramenta de Produtividade ? Software ou Hardware ?

Estratégia TI Estratégia Negócio INTRODUÇÃO Como manter uma vantagem competitiva com o uso de TI ? Estratégia TI Estratégia Negócio Explorar TI de forma contínua Uso eficaz de TI Integração Estratética TI x Negócio Alinhar TI com características e estrutura da Empresa

Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos QUADRO TEÓRICO Análise das Abordagens sobre o papel da TI Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos

Modelo de Diagnósticos Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Modelo de Diagnósticos Resumo do Modelo Fornecem instruções e critérios para que seja diagnosticado o papel de TI nas organizações.

Principais Modelos Estágios de Informatização das Empresas Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Principais Modelos Estágios de Informatização das Empresas Análise da Centralização e Descentralização de TI “Grid Estratégico” Matriz de Intensidade de Informação “Casos Classicos” Relação Investimentos TI e Desempenho Organiz. Modelo do Alinhamento Estratégico Outros modelos de Diagnóstico

Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Modelo Prescritivos Resumo do Modelo São aqueles que indicam padrões de benchmark a serem seguidos ou que relatam as melhores práticas relativas ao uso estratégico de TI.

Principais Modelos Anos 90: a “Década da Informação” Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Principais Modelos Anos 90: a “Década da Informação” Fatores Inibidores e Fatores Viabilizadores do alinhamento estratégico Benchmark para Verificação de Alinhamento Imperativos para a Organização da TI

Modelo Voltados para Ações Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Modelo Voltados para Ações Resumo do Modelo Indicam procedimentos para o planejamento da TI e para a seleção de aplicações de TI a serem desenvolvidas de forma a trazer impactos positivos para o desempenho da organização

Principais Modelos Fatores Críticos para o Sucesso (FCS) Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Principais Modelos Fatores Críticos para o Sucesso (FCS) Gestão da Competitividade através dos Ativos de TI Balanced Scorecard A “Escada de Avaliação de Benefícios”

Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Modelo Integrativos Resumo do Modelo São aqueles que agregam vários elementos das abordagens acima formando uma estrutura mais ampla de análise

Principais Modelos Modelo para Análise da TI Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Principais Modelos Modelo para Análise da TI Modelo de Avaliação de TI segundo um Ciclo de vida

CONCLUSÃO Necessidade de haver visão estratégica clara para o negócio e para a TI, e visão da TI como vantagem competitiva para o negócio e voltada para o mercado e para o usuário TI; Vantagem competitiva vindo da gestão da TI e de seu alinhamento estratégico com o negócio e não de aplicações específicas de TI;

CONCLUSÃO Importância de serem considerados tanto os aspectos técnicos (incluindo acompanhamento da evolução das disponibilidades do mercado de TI) como os organizacionais; Busca de eficácia e não somente da eficiência; Necessidade de relacionamento intenso e próximo entre executivos de TI e do negócio;

CONCLUSÃO Critérios variados de avaliação conforme a aplicação Gestão Dinâmica (como um processo contínuo) e flexível da TI e de sua avaliação A questão do “paradoxo da produtividade”

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Profº Sergio Clementi Anderson Carlos 619-1 Davi Matei Lucas 605-0 Leonardo Borba Ponciano 612-6 Targino Mauricio Vianna 768-6 Engenharia de Produção Noturno – 10º Semestre Agosto/2007