Aula 5 – Administração de Marketing

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Transcrição da apresentação:

Aula 5 – Administração de Marketing Decisões sobre o Produto

CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens de Conveniência São produtos conhecidos, de uso ou consumo freqüente (pão, jornal, refrigerantes, sabonete). Exige muito pouco esforço do consumidor. Fatores Importantes para aquisição Facilidade para estacionar, comprar, pagar Proximidade e conveniência do ponto de venda Disponibilidade do produto no momento em que é procurado

CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens de Compra Comparada São produtos de maior valor e adquiridos com pouca freqüência: Móveis, carro, eletrodomésticos; Nesses casos, os consumidores costumam fazer comparações entre diferentes alternativas (marcas, pontos de venda, condições de pagamentos). Os hábitos de compra desses produtos afetam a distribuição e as estratégias de comunicação tanto de fabricantes como de intermediários

CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens de Especialidade Os consumidores tem forte preferência por marca, estando dispostos a investir tempo e esforço para obtê-los. Ternos caros, equipamentos de som, jóias, artigos para decoração, ou seja, bens que simbolizam status. Lojistas e fornecedores devem escolher cuidadosamente a localização. Fabricantes e lojistas compartilham os custos de propaganda.

CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Aspectos Importantes na venda de Bens de Especialidade ou de Compra Comparada Atendimento superior Clareza da expectativa e necessidade do consumidor, renda... Oferecer produto ampliado: garantia, condições de compra, pronta entrega Atender expectativas individuais Conhecer bem os produtos, os fornecedores, as características dos consumidores.

CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO Bens Não Procurados O consumidor ainda não está consciente da existência ou da forma de utilização Produtos de inovação tecnológica Carro elétrico Túmulos Seguros Orienta-se para venda pessoal, propaganda para conscientização dos consumidores

Níveis de um Produto Beneficio Central Características que o cliente identifica e que devem atender suas necessidades Produto Básico Parte Física do produto ou a prestação de serviços Produto Esperado Benefícios Adicionais Produto Ampliado Embalagem, marca, qualidade, estilo, características Produto Potencial Aquilo que pode ser desenvolvido