CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araújo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Jurisdição e Competência
Ministério Público do Estado do Paraná
Controle de Recursos Públicos
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araujo
Secretaria de Controle Externo no Estado de São Paulo - Secex/SP
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
Tribunal de Contas da União
Conhecendo o Tribunal de Contas da União
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
TCU/SECEX-RS - SETEMBRO/2006
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Bases jurídicas para uma boa Administração
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
Direito constitucional aula 17 e 18
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
TCU - MISSÃO E MARCOS - Missão: assegurar efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Criação: Decreto 966-A, de
Aprovação das Contas do Inmetro
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
TCU e o Controle Externo na Área de Assistência Social
Tribunale Contas da União Tribunal de Contas da União MARIA SALETE FRAGA SILVA PALMA SECRETÁRIA DE CONTROLE EXTERNO
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
SEMINÁRIO – SANEAMENTO BÁSICO Lei nº /07. GESTÃO ASSOCIADA E CONTROLE SOCIAL ANA PAULA MORAES SATCHEKI Assessora da Diretoria Executiva e.mail:
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco - SECEX/PE.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Diálogo Público 2005 O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
CONVERSANDO COM O CONTROLE INTERNO PALESTRA
Conhecendo o TCU Francisco Carlos Ribeiro de Almeida Secretário de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro.
Atuação do TCU no exercício do Controle Externo
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
ANÁLISE JURÍDICA DA DÍVIDA PÚBLICA A ingerência abusiva do setor financeiro no Governo brasileiro.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Transcrição da apresentação:

CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araújo DIÁLOGO PÚBLICO 2006

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PESQUISA

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO ORGANIZAÇÃO Tribunal administrativo Órgão colegiado: Plenário Câmaras Ministros Auditores Ministério Público junto ao TCU Secretaria do Tribunal

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECRETARIA-GERAL DE CONTROLE EXTERNO Secretaria Adjunta de Contas Secretaria Adjunta de Fiscalização Secretarias de Controle Externo Estados (26) Secretarias na Sede Quadro de Pessoal: 2.333 cargos efetivos - 2.320 ocupados ( 3º trimestre/2006)

Missão Assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.

Competências AMPLAS, VARIADAS E COMPLEXAS Constitucionais: relacionadas à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial (arts. 71, 72, § 1º, 74, § 2º e 161, parágrafo único, da Constituição Federal). Legais: leis posteriores conferem ao TCU atribuições adicionais.

Legais - exemplos LEI 8.443/92 LEI 8.666/93 LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL LEI DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (LEI N. 11.079/2004) Decretos Legislativos para realização de fiscalização em obras públicas custeadas com recursos federais 415 OBRAS PÚBLICAS

ALCANCE DAS COMPETÊNCIAS DO TCU ESTADO Congresso Nacional TCU Controle Externo estados e municípios Executivo Legislativo Judiciário Controle Interno Controle Interno Controle Interno Recursos federais

Abrangência Geográfica Escritório Financeiro do MRE em Nova York Município de Serra Nova Dourada - MT (562 hab.) Embaixada Brasileira na Austrália 5.560 municípios; 26 estados e o Distrito Federal; 2.323 órgãos/entidades; 12.412 unidades jurisdicionadas; 60 unidades jurisdicionadas no exterior. Qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada que seja responsável por valores públicos.

Funções Básicas Fiscalizadora - audita/fiscaliza, aprecia ato Consultiva - responde consulta, parecer prévio Informativa - presta informações ao CN, MPU Judicante - julga contas Sancionadora - aplica sanção/penalidade Corretiva - determina, fixa prazo, susta ato Normativa - expede normativos, fixa coeficientes Ouvidoria - examina denúncia e representação

EXEMPLO FUNÇÃO CORRETIVA - fixar o prazo de 180 dias para que o Banco do Nordeste do Brasil promova a adequação do Termo de Parceria formalizado com o Instituto de Ação da Cidadania dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil S/A de forma a atender aos ditames da Lei n.º 11.110, de 25 de abril de 2005 (Acórdão 2147/2005 - Plenário)

EXEMPLO FUNÇÃO NORMATIVA - firmar entendimento no sentido de que previamente à assinatura de Termos de Parceria, deve ser exigida da Oscip interessada em celebrar parceria com o Poder Público, as certidões negativas mencionadas no art. 4º, inciso VII, "b", da Lei n.º 9.790/99, tendo em vista o disposto no art. 195, § 3º, da Constituição Federal (Acórdão 1777/2005 – Plenário - AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE RECURSOS MEDIANTE TERMO DE PARCERIA )

EXEMPLO FUNÇÃO CONSULTIVA - responder ao consulente que compete à Fundação Nacional de Saúde - Funasa a execução das ações de atenção à saúde indígena, englobando a promoção, proteção e recuperação da saúde do índio, podendo, todavia, os estados, municípios, outras instituições governamentais e não-governamentais atuar, em caráter complementar, em consonância com as disposições dos artigos 19-E, 24 e 25 da Lei nº 8.080/1990, alterada pela Lei nº 9.836/1999, na execução dessas ações, à exceção das seguintes atividades, que devem permanecer sob a responsabilidade daquela Fundação. ( Acórdão 823/2004 – Plenário)

EXEMPLO FUNÇÃO PEDAGÓGICA - recomendar à Coordenadoria de Agroextrativismo (CEX) que estude a conveniência de firmar contratos com OSCIP para a implementação de ações de apoio a comunidades extrativistas, de forma a garantir maior transparência e controle dos resultados obtidos. (Acórdão 259/2004 - Plenário, Auditoria Operacional no Programa Amazônia Sustentável)

AGIR PREVENTIVAMENTE E NÃO SOMENTE PUNIR CONTROLAR É ACIMA DE TUDO, PREVENIR, ORIENTAR, AVALIAR, RECOMENDAR MELHORIAS, AGIR PREVENTIVAMENTE E NÃO SOMENTE PUNIR

EXERCÍCIO DA CIDADANIA Denúncia Quem pode fazer denúncia? (CF/88 art. 74, § 2º ) Qualquer cidadão; Partido político; Associação ou sindicato. Como fazer a denúncia? (arts. 234 a 237 do RI do TCU) Via Formal: comunicando ao TCU, por meio de carta, telegrama, fac-símile ou meio eletrônico, o fato que se pretende seja apurado. Via Ouvidoria

EXERCÍCIO DA CIDADANIA Denúncia Requisitos de admissibilidade: Matéria de competência do TCU; Referir-se a administrador ou responsável sujeito à sua jurisdição; Deve estar acompanhada de indício referente à irregularidade; O documento deve conter nome legível e endereço do denunciante (o Tribunal garante tratamento sigiloso)

EXERCÍCIO DA CIDADANIA Representação Quem pode representar ao Tribunal? (arts. 234 a 237 do RI do TCU) MPU; Órgãos de controle interno; Parlamentares, juízes, servidores públicos e outras autoridades ante o conhecimento de irregularidades em virtude do cargo que ocupem; TCEs, TCDF e TCMs; Câmaras municipais e MPs estaduais; Unidades técnicas do TCU; Pessoas que detenham prerrogativa por força de lei específica (Lei 8.666/93).

O TCU E CONTROLE SOCIAL  Ouvidoria  Diálogo Público  Divulgação Institucional CONTAS PÚBLICAS RELATÓRIOS INSTITUCIONAIS AUDITORIAS DO TCU INFORMATIVO DO TCU REVISTA DO TCU A VOZ DO BRASIL

TCU na Internet www.tcu.gov.br

Central de Atendimento OUVIDORIA Central de Atendimento 0800 6441500 e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PESQUISA LEGENDA Conhecem e sabem o que faz 100%

SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DE PE Endereço: R. Major Codeceira, 121, Santo Amaro, Recife/PE Fone: (81) 3424-8100 Email: secex-pe@tcu.gov.br Ouvidoria TCU: Fone: 0800-6441500 – Email: ouvidoria@tcu.gov.br