CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
Advertisements

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS PROCON ESTADUAL 1º ENCONTRO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL E SOCIEDADE ORGANIZADA – 2006 Realização A IMPORTÂNCIA.
CÓDIGO DE DEFESA DO C0NSUMIDOR
Maria Helena Barros de Oliveira
Acesso à Justiça 1ª aula 2ª unidade.
1 Sistemas de Bancos de Dados de Proteção ao Crédito Brasília, 8 de dezembro, 2008 EUROsociAL Encontro com a PGFN e a RFB.
Ações de Educação para o Consumo no Brasil
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
Universidade Regional do Noroeste do RS
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
Características do mercado brasileiro:
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Fundamentos de Economia
O DIREITO PROCESSUAL COLETIVO NA PROPOSTA DE REFORMA DO CDC
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
MUDANÇA TRIBUTÁRIA – UF SÃO PAULO Leite Longa. 1. Objetivos e envolvidos 2. Abrangência da lei 3. Custo, margem e preço de venda 4. Impactos no mercado.
Brasil Evoluído X Brasil Atrasado
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DESDOBRAMENTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO: reconhecimento da insuficiência dos meios e mecanismos jurídicos atuais para a prevenção e solução dos conflitos.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO
O problema da saúde no Brasil
TRABALHO 5 FABIO BONAMIN.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI FEDERAL 8078/90
ASSOCIAÇÕES.
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
ADAPTAÇÃO DE CONTRATOS ANTIGOS ENTRE OPERADORAS PRIVADAS E BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Clóvis Ricardo Montenegro de Lima Médico. Doutor.
Política Pública Ambiental Brasileira
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
DIREITO EMPRESARIAL DIREITO CONSUMIDOR LUCIANA TRINDADE.
IMPACTOS E REPERCUSSÕES NAS EMPRESAS CONSTRUTORAS DESDOBRAMENTO NO SETOR.
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
Planos de Saúde e Abuso de Mensalidades
REFORMA SANITÁRIA.
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
EVOLUÇÃO SOCIAL ASSOCIAÇÕES SINDICATOS COOPERATIVAS Paulo Luis Crocomo.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Audiência Pública “A qualidade do atendimento que.
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
Fundamentos de Economia
Direito à saúde e defesa do consumidor
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Direito do Consumidor: Histórico e Principais idéias
Eduardo Hipólito do Rego
GRUPO IV: HIGOR BEZERRA KRISTHIANE CÓLEN PÂMELLA MACIEL VANDERLEY PINHEIRO.
AULA 05 Direitos coletivos 1. - Significação individual v. significação coletiva - Fundamentalidade dos direitos coletivos - Os direitos coletivos na.
NADA SOBRE NÓS SEM NÓS Regiane Lucas Garcêz
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Em 1990, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor (CDC), um grande marco na história da defesa.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   O Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído em 1990, estabelece instrumentos para garantir.
São Tomé e Príncipe, 2 de Setembro de 2015 Instituto Regulador do Sector Eléctrico IRSE Apresentação de : Dr. Marino Bulles Jurista do Gabinete de Assessoria.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
A contratação colectiva
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
Campo de aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR A VOZ DOS CONSUMIDORES NAS AGÊNCIAS REGULADORAS ENAP.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
BRUNO MIRAGEM 53º Painel da TELEBRASIL Guarujá/SP, 27 de agosto de 2009.
Audiência Pública sobre redução e interrupção de trafego de dados Comissão de Defesa do Consumidor - CDC Brasília, 8 de abril de 2015 Amaury Oliva Diretor.
18 de julho de 2008 local: Muriaé – MG CURSO DE FÉRIAS Conceito sobre Juventude Realidade Jovem Desenho Institucional Políticas Públicas Vereador Labenert,
Transcrição da apresentação:

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR BRVE HISTÓRICO O inicio dos movimentos para a proteção ao direito do consumidor iniciou-se nas décadas de 30 a 50 originadas pela falta de produtos nos mercados, como também pelas constantes altas de preços

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR BRVE HISTÓRICO O primeiro dispositivo legal para a determinação positiva de direitos do consumidor, foi a lei delegada número 4 de 1.962 que vigorou até 1.988, que assegurava a livre distribuição de produtos.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR BRVE HISTÓRICO Em 1976, o Estado de São Paulo elaborou uma proposta para a criação de um Sistema Estadual de Defesa do consumidor, que somente foi criado em dezembro de 1.978. Hoje este sistema tem o nome de PROCON - SP

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR BRVE HISTÓRICO A década de 80, foi marcada pela luta dos direitos do cidadão, tanto quanto aos direitos políticos como também as questões envolvendo o consumo. Em 1.987, foi criado o IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR BRVE HISTÓRICO Em 1.988 tivemos a nova Constituição Federal, que tratou o tema “Direito do Consumidor” como um principio fundamental da atividade econômica.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR BRVE HISTÓRICO O Código de Defesa do Consumidor, (Lei 8078) foi aprovado em 11 de setembro de 1.990, sendo sancionado em março de 1.991, que criou o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, que é um órgão subordinado a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RELAÇÃO DE CONSUMO O QUE É UMA RELAÇÃO DE CONSUMO???

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RELAÇÃO DE CONSUMO A Relação de Consumo, é uma relação jurídica, existindo dois pólos de interesse, um deles o CONSUMIDOR, e o outro o FORNECEDOR, cujo destino é a satisfação de uma necessidade privada do consumidor, através de um objeto.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RELAÇÃO DE CONSUMO Então CONSUMIDOR toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.