Gestão de Projetos.

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DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Projetos

Planejamento Planejamento não é previsão, e sim uma relação temporal entre as atividades a serem executadas e o tempo disponível

Características Definição dos objetivos Identificação das atividades e recursos Estabelecimento das relações sequenciais Calculo de estimativa de tempo Determinação de prazos Comparação dos objetivos programados Determinação dos recursos necessários

Ambiente do Projeto Cultura Nacional Concorrente Recursos Outros Projetos Demografia Fornecedores Governo Clientes

Ciclo de Vida do Projeto

Tipos de Projetos Projeto de Pesquisa Projeto de Financiamento Projeto de Investimento

Projeto de Pesquisa Tema Construção Das Hipóteses Revisão Delimitação Formulação Problema Interpretação dados Teste instr procedimentos Seleção Metodologia Levantamento Dados Conclusão

Projeto de Financiamento Atender as exigências de instituições financiadoras ex. BNDES

Projeto de Investimento Empresários e instituições, quando decidem investir, esperam que os resultados estimados sejam atraentes Para uso próprio Solicitar Empréstimo Promover Investimentos Satisfazer necessidades Gerar Divisas

Características Atividade Finita Singularidade Administração Específica Riscos

Viabilidade Mercadológica Técnica Econômica Financeira Social Administrativa

Riscos Causas do Risco Efeito sobre Projeto Medidas Mitigadoras Financeiro Orçamento Insuficiente Aumento do custo do capital. Atraso no cronograma Avaliar orçamento inicial e disponível Técnico Tecnologia incipiente. Obsolescência técnica Comprometimento das especificações técnicas a que o produto final deve atender Identificar potenciais problemas quanto a ambiguidade de especificação técnica Ambiental Danos ao meio ambiente Aumento dos custos. Multas e comprometimento da imagem da empresa Seguro contra eventos naturais, incêndios ou acidentes. Desenvolver política ambiental

Componentes de um Projeto Diagnóstico Objetivos Componente Técnico Componente Mercadológico Componente Ambiental Componente Administrativo Componente Legal Componente Econômico Financeiro Índices de avaliação Econômico financeiro Implantação Introdução Avaliação Operacionalização Conclusão Projeto Final

Diagnóstico Objetivos Conhecimento da realidade em que está inserido, saber o problema que enfrentamos Objetivos Todos os objetivos e metas devem estar bem claros. “Aumentar a produtividade em 30%”

Componente mercadológico Potencial do mercado; Projeções de vendas; Estudo de mercado; Comercialização

Componente Técnico Demonstrar que nenhum problema de engenharia do projeto constitui em impedimento Processo de produção Engenharia do projeto Tecnologia Tamanho Localização

Componentes Administrativos Planeja e controla as atividades da empresa Desenhar cargo Modelo organização: Mecanicista X Orgânica

Componente Legal Atender as exigências legais, contexto jurídico Qualificação Objetivo Social Capital Social Legislação Específica

Componente Ambiental Envolve preocupações de caráter político-social e ambiental

Componente Econômico -financeiro Verificar se o lucro é compensador como remuneração do esforço e capital investido. Custos Receitas Cronograma de implementação Fluxo de Caixa Usos e Fontes Financiamentos

Índices de Avaliação econômico- financeiro Valor presente Líquido (VLP) Taxa interna de retorno (TIR) Método de prazo de retorno Método Índice de Lucratividade Método relação custo/benefício

Conclusão Essência de um estudo Explicitar os resultados qualitativos e quantitativos

Considerações Apresentar os conceitos, etapas e componentes de um projeto Existem muitas formas de elaboração que varia da experiência do elaborador

Muito Obrigado! Boa Prova Baseado no livro Elaboração de Projetos da Profª Maria Alice Soares, ed. Ibpex, 2007