PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Contexto da Informação
Daciane de Oliveira Silva
BSC – BALANCED SCORECARD
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
O Balanced Scorecard na Natura
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Secretaria de Administração e Gestão Estratégica do Estado de Roraima
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
CONTROLE ESTRATÉGICO E DESEMPENHO
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Diagnóstico organizacional
INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Prof. Esp. Sandro Everton Leão
Processo de Controle Estratégico e Desempenho
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ADM01003 – Visão Sistêmica nas Organizações
Balanced Scorecard Abordagem geral
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Planejamento Estratégico
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
Transformando estratégia em ação
Aula 7 Processos Administrativos
Desempenho Organizacional e melhorias
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
Administrando estrategicamente Fauzi T Jorge Aula 11 Processo de Controle Estratégico e Desempenho WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark.
Planejamento Estratégico: uma abordagem prática
Diagnóstico Organizacional
GESTÃO ESTRATÉGICA Balanced Scorecard
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
Disciplina: Controladoria
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Oficina para Desdobramento e Alinhamento do Planejamento.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 12 Processo de Controle Estratégico e Desempenho WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John.
Contabilidade Gerencial
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Controle Estratégico Balanced Scorecard (BSC) Prof. Flávio Foguel

Controle Fazer com que algo ocorra de acordo com o planejado ETAPAS: Medição do Desempenho; Comparação entre o desempenho aferido e o desempenho esperado; Ações corretivas que garantam o desempenho esperado.

Controle

Controle

Controle Estratégico Tipo especial de controle organizacional que se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica para garantir que funcione adequadamente (CERTO, 2005). Consiste em determinar em que medida as estratégias da organização são eficazes para atingir seus objetivos (WRIGHT et al., 2000). http://unigalera.vilabol.com.br

Controle Estratégico - Finalidade Ajudar a Alta Administração a alcançar as metas da organização; Assegurar o bom conhecimento do negócio; Avaliar a validade e realidade da estratégia; Negociar questões estratégicas entre divisões interdependentes; Ampliar o escopo de conhecimento dos participantes. http://unigalera.vilabol.com.br

Controle Estratégico X Controle Orçamentário O período de tempo é geralmente de um ano ou menos As mensurações são quantitativas A concentração é interna A ação corretiva pode ser tomada após o período do orçamento TEMPO: é mais longo, ultrapassando 01 ano MENSURAÇÕES: qualitativas e quantitativas CONCENTRAÇÃO: interna e externa AÇÃO CORRETIVA: contínua TEMPO: 01 ano ou menos MENSURAÇÕES: quantitativas CONCENTRAÇÃO: interna AÇÃO CORRETIVA: após período do orçamento

Passos envolvidos no Controle Estratégico Passo 1: Determinar que necessidades devem ser monitoradas (de acordo com missão, visão e objetivos); Passo 2: Estabelecer padrões (metas); Passo 3: Mensurar o desempenho; Passo 4: Comparar desempenho com padrões; Passo 5: Se desempenho estiver nos padrões, otimizar próximos planos; Passo 6: Corrigir os caminhos se o desempenho for abaixo dos padrões.

Controle Estratégico como “Mediador” Missão e Objetivos Macroambiente Controle Estratégico Ambiente Setorial Formulação de estratégias Implementação de estratégias Operações internas Resultados Qualitativos e Quantitativos

Padrões de Controle Estratégico Comparação de séries históricas - períodos anteriores Qualidade comparativa dos produtos ou serviços - taxa de inovação ROI – Receita Líquida / Total de Ativos Benchmarking competitivo - melhores do setor PIMS - impacto das estratégias de mercado sobre os lucros (colaboração de várias empresas com a GE) Auditorias de Stakeholders

BSC O Uso da Estratégia de Negócio “Estratégia nunca foi tão importante” Business Week “Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas” Revista Fortune “Na maioria das falhas – nós estimamos 70% - o problema real não é estratégia ruim... É execução ruim.” Revista Fortune

Fracasso na Execução de Estratégia A Barreira da Visão Somente 5% dos colaboradores entende a estratégia A Barreira Pessoas Somente 25% dos gestores têm iniciativas linkadas a estratégia A Barreira da Gestão 85% dos executivos investe menos de 1 hora por mês discutindo estratégia A Barreira Recursos 60% das organizações não possuem orçamento linkado à estratégia

BSC BALANCED SCORECARD Metodologia que inclui um Sistema de Indicadores que prevê quatro perspectivas para a melhoria do desempenho.

BSC BALANCED SCORECARD Metodologia que inclui um Sistema de Indicadores que prevê quatro perspectivas para a melhoria do desempenho.

O que é BSC? BSC ou Balanced Scorecard, que significa Indicadores Balanceados de Desempenho. O BSC é um modelo de gestão estratégica que permite às empresas priorizarem as suas ações do dia a dia, para alcançarem objetivos traçados em seus Planos Estratégicos.

O que é BSC? O BSC é um poderoso conceito para ajudar organizações a cumprir rapidamente a estratégia traduzindo a visão e estratégia em um conjunto operacionais que podem dirigir comportamento, e então, performance.

O que é BSC? É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas. Quase sempre, a metodologia é também apoiada por um sistema, cujo aspecto mais chamativo é o painel equilibrado de indicadores de desempenho. Equilibrado porque controla o desempenho de todos os aspectos essenciais da empresa (finanças, clientes, processos internos, funcionários).

BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o “Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos processos financeiros, dos clientes, dos processos internos e, por fim, dos funcionários e sistemas, a fim de que, em longo prazo, seja produzido o desempenho econômico desejado”.

BSC ESTRATÉGIA AÇÕES RESULTADO Objetivos Financeiros de Longo Prazo Processos Financeiros Objetivos Financeiros de Longo Prazo Desempenho Econômico Desejado Processos dos Clientes Processos Internos Processos de Funcionários e Sistemas

BSC “As informações para implementar o BSC vêm de vários ‘donos de medições’: o setor financeiro se encarrega dos gastos e benefícios, o RH mede habilidades, a produção avalia qualidade e rendimento”

As 4 perspectivas do BSC Visão e Estratégia Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Rentabilidade Crescimento Valor p/ acionista Financeiro:Para satisfazer nossos acionistas que objetivos financeiros devem ser atingidos?” Processos Internos Visão e Estratégia Processos do Cliente Objetivos Indicadores… Imagem da Empresa Serviço Preço/custo Objetivos Indicadores.. Tempo pedido Qualidade Produtividade. Para satisfazer nossos clientes e acionistas quais processos devemos ser excelentes Para satisfazer nossos objetivos financeiros que necessidades dos clientes devemos atender Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Aprendizado contín. Ativos intelectuais Inovação Merc. Aprendizado e Crescimento:Para atingir nossas metas como nossa organização deve aprender e inovar

Ex. Mapa Estratégico

Implementação do BSC Antes de iniciar o processo de criação do scorecard em si, a empresa deve tomar duas providências: 1ª) Obter consenso na alta administração sobre os objetivos que estão levando à adoção dessa ferramenta. 2ª) Definir o arquiteto do processo, ou seja, a pessoa que comandará. Geralmente um alto executivo. Depois selecionar a equipe responsável.

Implementação do BSC 4 etapas do processo: I – Arquitetura do programa de medição II – Definição dos objetivos estratégicos III – Escolha dos indicadores estratégicos IV – Elaboração do plano de implementação

Benefícios do BSC Fornecer à gerência um controle de dimensões estratégicas; Comunicar, de forma clara, qual o benefício individual de cada funcionário para com a organização; Discutir como os investimentos relacionados com o desenvolvimento de competências, relacionamento com clientes e tecnologias de informação resultarão em benefícios futuros;

Benefícios do BSC Criar oportunidades para um aprendizado sistemático a partir de fatores importantes para o sucesso da organização; Criar consciência sobre o aspecto de que nem todos as decisões e investimentos realizados pela empresa resultarão em resultados imediatos de aumentos dos lucros ou redução dos custos;

Sistema Gerencial