3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Os games como ambientes de imersão cognitiva e social: seu uso na aprendizagem a distância Profa. Msc. Sandra H. Rodrigues.
Texto dramático e outros textos
Narrativas completas e outros textos Amizade
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Caracterização do 2º ciclo
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
Caracterização dos ciclos
Conhecimento Explícito da Língua (CEL)
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
João Costa FCSH – Universidade Nova de Lisboa
SPO Alunos.
CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal
REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA EM TEMPOS DE PNLD
APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Caracterização dos Ciclos
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª A 8ª SÉRIES)
Organização Programática do Novo Programa de Português para o Ensino Básico 1º Módulo.
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
Tertúlia Dialógica.
Replicação Metas Curriculares de Português
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Novo programa Língua Portuguesa
Organização programática
Letramento Letramentos Educação.
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
Diálogos Pedagógicos: entre a leitura de mundo e a leitura da palavra 19/10/2013.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
uma comunidade lusófona. uma comunidade lusófona é um projecto tomou ganhou cresceu;
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
SPRIENSIA DI MIGRANTI KAPASITASON PA INVISTI Espanha, 26 de Junho de SUSESU.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
ENSINAR a APRENDER a LER,
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Transcrição da apresentação:

3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais

3ºCiclo Importância das práticas sociais da linguagem (situações didácticas) Formação do indivíduo Exercício da cidadania

Gestão dos percursos de aprendizagem Desenvolvimento de capacidades de: Pensamento formal análise e síntese levantamento de hipóteses abstracção Pesquisa

Gestão dos percursos de aprendizagem Assegura-se o alargamento e a complexificação Pontos de vista pessoais Organização e comunicação dos saberes e representações Formas de raciocínio

Gestão dos percursos de aprendizagem Acesso a padrões linguísticos mais complexos Uso reflexivo da linguagem Olhar crítico sobre o real Desenvolvimento de uma educação cultural e literária

LEITURA Desenvoltura na leitura e interpretação de textos Alargamento do perfil de leitor Autonomia Actividades de interpretação e discussão Compreensão crítica (variedade de textos que nos rodeia) Actividades de interpretação e discussão

Conhecimento Explícito da Língua Aperfeiçoamento do desempenho nas diferentes competências Concretização em actividades de oralidade, leitura e escrita e em práticas oficinais específicas Reforço do estudo sistematizado sobre a língua