DISCIPLINA: Gestão em Marketing

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Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: Gestão em Marketing AULA 4: Composto mercadológico Ciclo de vida de produtos

Qual a diferença entre MARKETING e VENDAS? Conceito de Vendas x Marketing

Ciclo de vida do produto Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Produto Conceito de Preço Conceito de Promoção Conceitos de Praça (canais de distribuição) Ciclo de vida do produto

Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Produto: "Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo" (KOTLER, 2000, p. 416) Tangíveis ou intangíveis Linhas de produtos

Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Preço O preço de um produto é aquilo que a empresa espera receber em troca de um bem, um serviço ou uma ideia". (NICKELS E WOOD, 1999, p. 222)

Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço O preço de um produto depende: Do Objetivo da empresa: Vender Ter lucro Combater a concorrência Expor a marca/ bem EXEMPLO: Nissan

Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço O preço de um produto depende: Da Demanda: Alta ou baixa Compra única ou frequente Elástica/ inelástica

Marketing Mix: Administrando os 4Ps Como definir o Preço O preço de um produto depende: Dos Custos: Fixos Variáveis

Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Praça Compreende os pontos de venda e os canais de distribuição de um determinado produto ou serviço. Compreende também, em sentido amplo, a logística de abastecimento do mercado em que uma empresa atua.

Marketing Mix: Administrando os 4Ps Conceito de Promoção A promoção é a comunicação das informações entre quem vende algo e quem compra algo. - propaganda - publicidade - venda pessoal - promoção de vendas - relações públicas

PUBLICIDADE: Tornar público, mediante pagamento ou não. PROPAGANDA: PROPAGAção de produtos, serviços, marcas, ou ideias. É a publicidade voltada à venda, geralmente paga.

Quais podem ser os OBJETIVOS de uma propaganda? Informar Persuadir Lembrar Reforçar Posicionar

INFORMAR

PERSUADIR

PERSUADIR

LEMBRAR

REFORÇAR

Pepsi POSICIONAR

PROMOÇÃO Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

O que é promoção? Campanha de incentivo às vendas: Consumo Amostra - Brinde - Prêmios Cupom - Garantias - Displays Comércio Desconto - bonificação por exposição Troca de favores Para equipe de vendas Concursos para vendedores - bônus extra

Cuidado com promoções! “Viciam” o consumidor Tem efeito apenas no curto prazo Podem “queimar” a marca PREFIRA: Trocar de praça Vender pela internet Investir em propaganda

EVENTOS Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Evento: Melhor oportunidade de criar uma EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA para o cliente.

VANTAGENS de um evento: Cria identificação com um estilo de vida do cliente Aumenta conscientização sobre o produto Amplia a dimensão corporativa Amarra compromissos Entretém e recompensa clientes e colaboradores Aumenta a divulgação (e as vendas!)

RP (relações públicas) Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Relações Públicas são... O que faz um RP: ...ações de comunicação da empresa com seus stakeholders. O que faz um RP: - Relações com a imprensa Publicidade de um produto Comunicação corporativa (interna e externa) Lobby com políticos e autoridades Aconselhamento aos dirigentes da empresa PROMOVE E PROTEGE A EMPRESA

Assessoria de imprensa Apoia lançamentos / reposicionamento de produtos Captação do interesse de um determinado público Influenciar grupos-alvos específicos Apoio em situações de crise Construção da imagem corporativa Espaço na mídia

FERRAMENTAS de um RP corporativo: Publicações Eventos (próprios ou de terceiros) Notícias: Criação de pautas Oportunidades de entrevistas Apresentações em público Prestação de serviços de utilidade pública Identidade com a mídia: Postura, discurso Identidade visual

Responsabilidade Social Normas legais e sociais Propaganda enganosa Código do consumidor Preconceito Idade Gênero Bairrismo Etnia

Responsabilidade Social Politicamente correto Hyundai

Marketing Mix: Administrando os 4Ps Ciclo de vida do produto

Ciclo de Vida do Produto MATURIDADE CRESCIMENTO INTRODUÇÃO DECLÍNIO Inovadores Adotantes imediatos Maioria inicial Maioria posterior Retardatários

Ciclo de Vida do Produto e os 4 P´s MATURIDADE CRESCIMENTO INTRODUÇÃO DECLÍNIO Inovadores Adotantes imediatos Maioria inicial Maioria posterior Retardatários PRODUTO: Básico Extensão Diversificação Matar ou deixar morrer PREÇO: Alto Penetração Competitivo Baixo PRAÇA: Poucas Alta Alta Seletiva (só as lucrativas) PROMOÇÃO: Alta Diminuir Mudar o foco Pouca ou nenhuma

Ciclo de Vida do Produto: lucros

4 P’s de serviços PESSOAS: recrutamento, seleção, treinamento, CHA/CHAVE (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, emoção) PROCESSOS: visa gerar padrão de qualidade PROVA FÍSICA: tangibiliza o serviço PRODUTIVIDADE: são os indicadores

EXERCÍCIO: 4 P’s de Serviços Escolha um dos serviços abaixo. Escreva 4 parágrafos de sugestões para o dono do estabelecimento, sendo cada parágrafo voltado a um dos 4 P’s de serviços. ORIENTAÇÕES: Forme duplas Escolha o SERVIÇO Faça as recomendações TEMPO: 15 min Hotel Fábrica de software Agência de propaganda Clínica de acupuntura Banco Escritório de engenharia Shopping center Salão de cabeleireiro Advogado Bar