CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL JOÃO CARLOS ALEXIM
CERTIFICAÇÃO 10 ANOS DO INICIO DAS DISCUSSÕES SOBRE O LADO SOCIAL DA CERTIFICAÇÃO CONSCIÊNCIA DO CONSUMIDOR / DIREITOS DE CIDADANIA
ARGUMENTOS MAIS EFETIVO APRENDER NO CONTEXTO EM VEZ DE PRIMEIRO APRENDER NO ABSTRATO O QUE DEPOIS VAI APLICAR SÃO MAIS PRODUTIVAS AS PESSOAS QUE PODEM COLOCAR O CONHECIMENTO PARA TRABALHAR MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DE ATITUDES: CNE
TRÊS VERTENTES A -- PRODUÇÃO FOCOS: DESEMPENHO DE QUALIDADE SEGURANÇA NO TRABALHO PRESERVAÇÃO AMBIENTAL ABRAMAN / PETROBRÁS / FBTS / ASE / ABES / ABENDE
TRÊS VERTENTES B – EDUCAÇÃO FOCOS: O QUE O TRABALHO REQUER DA EDUCAÇÃO O QUE A EDUCAÇÃO PODE FAZER PELO TRABALHO / CONHECIMENTO GERADO NO TRABALHO COMO CRÉDITO EDUCATIVO MEC / ESCOLAS TÉCNICAS /SENAI
TRÊS VERTENTES C – TRABALHO RECONHECIMENTO SOCIAL DO SABER GERADO NO TRABALHO VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR MTE / IH / SENAI / PROFAE
OS TEMAS...INDEPENDÊNCIA DA FORMA COMO OBTÉM O CONHECIMENTO...COMPETÊNCIA TAREFA + ATITUDE TAREFA + ÁREAS SELECIONADAS COMPORTAMENTO...ASSOCIAÇÃO C/ EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. SENAI...ASSOCIAÇÃO C/ MODELO GERENCIAL MERCEDES...ASSOCIAÇÃO C/ NOVAS POLÍTICAS PROFAE
ALGUNS EXEMPLOS SENAI A CERTIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA “AFINAR” A FORMAÇÃO (SINERGIA ENTRE PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO E DE FORMAÇÃO, MANTENDO INTER-INDEPENDÊNCIA) SENAI FEZ TUDO CERTINHO: -- Comitês Setoriais -- Projeto-piloto -- Elaboração de perfis profissionais baseados em competências -- Desenho curricular tb baseado em competências -- Sistemática de avaliação
ALGUNS EXEMPLOS FBTS CRIA COMISSÃO PARA ESTUDAR E IMPLANTAR SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL DE SOLDAGEM INSTALA EM 1990 O CONSELHO DE QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE INSPETORES DE SOLDAGEM ( ÓRGÃO INDEPENDENTE DA FUNDAÇÃO ) CRIA COMISSÕES SETORIAIS AD HOC CRIA CEQUAL S ESTABELECE DOIS NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO ASSOCIA ESCOLARIDADE COM EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ESTABELECE PRAZO DE VALIDADE (5 ANOS) RECERTIFICAÇÃO COM PROVAS SIMPLIFICADAS
ALGUNS EXEMPLOS ABRAMAN SÓCIOS ENPRESARIAIS E INDIVIDUAIS DECISÃO PELA CERTIFICAÇÃO EM 1990 COM INÍCIO EM 1993 AVALIA PISO E POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO IMPLANTAÇÃO DE CEQUAL S (PARCERIAS)
SCANS HABILIDADES BÁSICAS COM NOVO SIGNIFICADO: ( APRENDER A LER INSTRUÇÕES / RELATÓRIOS ) CINCO CENÁRIOS: RECURSOS TEMPO / DINHEIRO INFORMAÇÕES COMUNICAÇÃO SISTEMAS TECNOLOGIAS INTERPESSOALIDADE TRABALHO EM EQUIPE / NEGOCIAÇÃO / TRABALHO NA DIVERSIDADE
FOCO QUALIDADE
NORMA ABNT / ISO POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS ADOTADOS DEVEM SER JUSTOS E IGUALITÁRIOS PARA TODOS ENVOLVIDOS NÃO DEVEM SER ADOTADOS PROCEDIMENTOS EXTRAS PARA IMPEDIR OU INIBIR O ACESSO DE CANDIDATOS ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DEVEM OFERECER: CONFIABILIDADE; IMPARCIALIDADE; COMPETÊNCIA; INTEGRIDADE; CONFIDENCIALIDADE
NORMA INDEPENDÊNCIA E IMPARCIALIDADE EM RELAÇÃO A: CANDIDATOS; EMPREGADORES; CLIENTES.... PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS PARTES COM INTERESSE SIGNIFICATIVO, SEM INTERESSE PREDOMINANTE;. CRIAÇÃO DE COMITÊS DE ESQUEMA DE CERTIFICAÇÃO COM REPRESENTAÇÃO JUSTA E IGUALITÁRIA. NÃO OFERECER TREINAMENTO (OU DEMONSTRAR INDEPENDÊNCIA)
NORMA DOCUMENTAÇÃO E CONFIDENCIALIDADE CERTIFICAÇÃO NÃO DEVE SER LIMITADA POR RAZÕES FINANCEIRAS OU OUTRAS CONDIÇÕES RESTRITIVAS INDEVIDAS CONCLUSÃO DE TREINAMENTO PODE SER REQUISITO DE CERTIFICAÇÃO ( SEM COMPROMETER IMPARCIALIDADE E DEMANDAS DE REQUISITOS DE AVALIAÇÃO ) EXAMINADORES DEVEM TER FAMILIARIDADE COM ESQUEMA DE CERTIFICAÇÃO E CONHECIMENTO PLENO DOS DOCUMENTOS E MÉTODOS DOS EXAMES DIREITO DO CANDIDATO À INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL MUITO OBRIGADO