CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL JOÃO CARLOS ALEXIM. CERTIFICAÇÃO 10 ANOS DO INICIO DAS DISCUSSÕES SOBRE O LADO SOCIAL DA CERTIFICAÇÃO CONSCIÊNCIA DO CONSUMIDOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Acadêmicas: Daiane, Daniele, Eliana Batistela, Leila,
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
AVALIAÇÃO FORMATIVA: METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Empresa Privada – Grandes empresas
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Segurança de Qualidade Analítica
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
Formação por competências
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Auditoria da Qualidade
55o Congresso da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
2º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS´s da ABIPEM
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
Formação Profissional IV
Recrutamento e Seleção de Pessoal
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Comunicação Institucional Só iremos assumir nosso papel de bons comunicadores institucionais se soubermos quem somos, onde estamos e para onde queremos.
Auditoria e Acompanhamento.
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Capítulo 1 A administração hoje.
PROCESSO SELETIVO.
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Atuação dos agentes de Controle Social
ISO 9000.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Recrutamento e Seleção Programa Trainee Ethos Luê Ferreira.
Qualidade e a ISO 9001.
IBAPE - INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Gestão O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E.
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
MÓDULO 2 QUALIDADE.
4.4 Implementação e Operação
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL JOÃO CARLOS ALEXIM

CERTIFICAÇÃO 10 ANOS DO INICIO DAS DISCUSSÕES SOBRE O LADO SOCIAL DA CERTIFICAÇÃO CONSCIÊNCIA DO CONSUMIDOR / DIREITOS DE CIDADANIA

ARGUMENTOS MAIS EFETIVO APRENDER NO CONTEXTO EM VEZ DE PRIMEIRO APRENDER NO ABSTRATO O QUE DEPOIS VAI APLICAR SÃO MAIS PRODUTIVAS AS PESSOAS QUE PODEM COLOCAR O CONHECIMENTO PARA TRABALHAR MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DE ATITUDES: CNE

TRÊS VERTENTES A -- PRODUÇÃO FOCOS: DESEMPENHO DE QUALIDADE SEGURANÇA NO TRABALHO PRESERVAÇÃO AMBIENTAL ABRAMAN / PETROBRÁS / FBTS / ASE / ABES / ABENDE

TRÊS VERTENTES B – EDUCAÇÃO FOCOS: O QUE O TRABALHO REQUER DA EDUCAÇÃO O QUE A EDUCAÇÃO PODE FAZER PELO TRABALHO / CONHECIMENTO GERADO NO TRABALHO COMO CRÉDITO EDUCATIVO MEC / ESCOLAS TÉCNICAS /SENAI

TRÊS VERTENTES C – TRABALHO RECONHECIMENTO SOCIAL DO SABER GERADO NO TRABALHO VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR MTE / IH / SENAI / PROFAE

OS TEMAS...INDEPENDÊNCIA DA FORMA COMO OBTÉM O CONHECIMENTO...COMPETÊNCIA TAREFA + ATITUDE TAREFA + ÁREAS SELECIONADAS COMPORTAMENTO...ASSOCIAÇÃO C/ EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. SENAI...ASSOCIAÇÃO C/ MODELO GERENCIAL MERCEDES...ASSOCIAÇÃO C/ NOVAS POLÍTICAS PROFAE

ALGUNS EXEMPLOS SENAI A CERTIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA “AFINAR” A FORMAÇÃO (SINERGIA ENTRE PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO E DE FORMAÇÃO, MANTENDO INTER-INDEPENDÊNCIA) SENAI FEZ TUDO CERTINHO: -- Comitês Setoriais -- Projeto-piloto -- Elaboração de perfis profissionais baseados em competências -- Desenho curricular tb baseado em competências -- Sistemática de avaliação

ALGUNS EXEMPLOS FBTS CRIA COMISSÃO PARA ESTUDAR E IMPLANTAR SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL DE SOLDAGEM INSTALA EM 1990 O CONSELHO DE QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE INSPETORES DE SOLDAGEM ( ÓRGÃO INDEPENDENTE DA FUNDAÇÃO ) CRIA COMISSÕES SETORIAIS AD HOC CRIA CEQUAL S ESTABELECE DOIS NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO ASSOCIA ESCOLARIDADE COM EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ESTABELECE PRAZO DE VALIDADE (5 ANOS) RECERTIFICAÇÃO COM PROVAS SIMPLIFICADAS

ALGUNS EXEMPLOS ABRAMAN SÓCIOS ENPRESARIAIS E INDIVIDUAIS DECISÃO PELA CERTIFICAÇÃO EM 1990 COM INÍCIO EM 1993 AVALIA PISO E POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO IMPLANTAÇÃO DE CEQUAL S (PARCERIAS)

SCANS HABILIDADES BÁSICAS COM NOVO SIGNIFICADO: ( APRENDER A LER INSTRUÇÕES / RELATÓRIOS ) CINCO CENÁRIOS: RECURSOS TEMPO / DINHEIRO INFORMAÇÕES COMUNICAÇÃO SISTEMAS TECNOLOGIAS INTERPESSOALIDADE TRABALHO EM EQUIPE / NEGOCIAÇÃO / TRABALHO NA DIVERSIDADE

FOCO QUALIDADE

NORMA ABNT / ISO POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS ADOTADOS DEVEM SER JUSTOS E IGUALITÁRIOS PARA TODOS ENVOLVIDOS NÃO DEVEM SER ADOTADOS PROCEDIMENTOS EXTRAS PARA IMPEDIR OU INIBIR O ACESSO DE CANDIDATOS ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DEVEM OFERECER: CONFIABILIDADE; IMPARCIALIDADE; COMPETÊNCIA; INTEGRIDADE; CONFIDENCIALIDADE

NORMA INDEPENDÊNCIA E IMPARCIALIDADE EM RELAÇÃO A: CANDIDATOS; EMPREGADORES; CLIENTES.... PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS PARTES COM INTERESSE SIGNIFICATIVO, SEM INTERESSE PREDOMINANTE;. CRIAÇÃO DE COMITÊS DE ESQUEMA DE CERTIFICAÇÃO COM REPRESENTAÇÃO JUSTA E IGUALITÁRIA. NÃO OFERECER TREINAMENTO (OU DEMONSTRAR INDEPENDÊNCIA)

NORMA DOCUMENTAÇÃO E CONFIDENCIALIDADE CERTIFICAÇÃO NÃO DEVE SER LIMITADA POR RAZÕES FINANCEIRAS OU OUTRAS CONDIÇÕES RESTRITIVAS INDEVIDAS CONCLUSÃO DE TREINAMENTO PODE SER REQUISITO DE CERTIFICAÇÃO ( SEM COMPROMETER IMPARCIALIDADE E DEMANDAS DE REQUISITOS DE AVALIAÇÃO ) EXAMINADORES DEVEM TER FAMILIARIDADE COM ESQUEMA DE CERTIFICAÇÃO E CONHECIMENTO PLENO DOS DOCUMENTOS E MÉTODOS DOS EXAMES DIREITO DO CANDIDATO À INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL MUITO OBRIGADO