COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

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Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Dr. Silvio Bertoncello

Introdução A comunicação empresarial é caracterizada como a somatória de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas das diversas áreas. (Pimenta, 2004).

Essa comunicação tem que ser estratégica, de acordo com a visão e os objetivos da empresa. E não somente para “apagar o incêndio”, resolvendo um problema momentâneo.

É necessário haver um processo de conhecimento entre o emissor e o receptor organizacional. O trabalhador precisa conhecer a empresa onde trabalha para atingir suas metas e conseguir passar à sociedade a imagem que a instituição deseja.

O consumidor precisa estar satisfeito e isso, só é alcançado através da comunicação. “A fidelização do cliente depende muito da capacidade da empresa em saber ouvi-lo”.

Objetivos Entre os objetivos da comunicação empresarial, Cahen (2005, p. 113) salienta: A empresa considera seus empregados sua maior força; Fortalecer a credibilidade de todas as informações que emite; Abrir e manter canais de comunicação; Fazer com que a empresa seja procurada em caso de informações sobre seus produtos e desempenho; Estimular o desempenho dos empregados.

Comunicação eficaz e eficiente Minicucci (1995, p. 248) afirma que: A comunicação completa e eficaz – entendida como o fornecimento ou troca de informações, ideia e sentimentos, através de palavras, escrita ou oral, ou de sinais é vital para o ajustamento das pessoas dentro de uma organização. Ainda para Minicucci (1995, p. 248) uma boa organização deverá possuir um sistema de comunicação eficiente. A comunicação é considerada função estratégica da empresa. Por isso, define-se comunicação empresarial como uma atividade sistêmica, de caráter estratégico. Os empresários raramente tem a percepção de que a comunicação é fator estratégico, de efeitos a longo prazo. Nos dias de hoje, não basta que os executivos conheçam apenas seu negócio e mercado onde estão inseridos.

Comunicação eficaz e eficiente A comunicação é uma atividade de grande importância dentro das empresas. No estudo da comunicação empresarial é necessário examinar a comunicação gerencial e os problemas que lhe são comuns. Outro componente importante e que merece ser analisado é a comunicação administrativa. A comunicação social também deve ser considerada no estudo da comunicação. Também não podemos esquecer de estudar o sistema de informação, formado pelo banco de dados da empresa. A comunicação empresarial é um sistema que reúne essas quatro modalidades. Elas devem estar integradas e cada uma exercendo suas funções.

Comunicação Interna Brandão e Carvalho (In: DUARTE, 2003, p.195) acreditam que: "Para conseguir a felicidade de seus empregados, a comunicação interna busca a integração por meio de programas participativos diversos, no intuito de gerar maior comprometimento dos funcionários e aumentar os índices de qualidade e de produtividade“ Já para Torquato (2004, p.4) a comunicação interna é o "eixo de arregimentação dos trabalhadores em torno da meta de dar o melhor de si à organização". Poder exercido pela Comunicação Interna na forma de boato e rumores.

Comunicação Gerencial Gerente - Fonte das comunicações organizacionais, posicionado entre diretores e subordinados é um pólo emissor e receptor de informações, transmitindo-as para baixo e para cima. Problemas da Comunicações gerenciais: Atitudes Níveis Fluxos Mensagens Canais Receptores Desafios do corpo gerencial

Comunicação Administrativa Compreende conteúdos relativos ao cotidiano da administração, cujo objetivo é orientar, atualizar e ordenar o fluxo das atividades funcionais. Ruídos causados por normas, instruções, portarias, relatórios e cartas. Problemas constantes na Comunicação Administrativa: Indefinição de Responsabilidades; Falta de conhecimento do negócio da empresa; Dissonância normativa; Excesso de informação; Não acompanhamento das mudanças tecnológicas; Inadequado planejamento do consumo da informação; Inadequação do canal escolhido para veicular a informação; Oportunidade da comunicação; Tempo de decodificação; Inadequação da linguagem; Ausência de um profissional especializado em comunicação.

Comunicação Social Endomarketing - Gerar consentimento e produzir aceitação, com objetivo de contribuir para a consecução de um clima positivo, favorável ao cumprimento das metas da organização, ao crescimento e realização do lucro. Âmbito das emoções x Âmbito racional Administração de crises

Identidade: A Imagem da Empresa Comunicação empresarial alinhada com planejamento estratégico da empresa. A imagem da empresa é formada pelo produto, relação com consumidor e atualmente com a promoção de eventos culturais, esportivo e voluntariado. Comunicação com status de consultoria estratégica. A preocupação com a imagem data dos anos 70, com a preocupação de como fazer publicidade de algo intangível. Identidade da empresa não reside em si mesma, mas na visão que o consumidor e opinião pública tem dela.

Planejamento Toda comunicação depende de planejamento para ser viabilizada: Situação atual; Necessidades e expectativas; Modelo conceitual; Prioridades da área de comunicação; Impacto novo modelo da organização; Plano de implantação de um modelo.

Comunicação Escrita Blikstein( 1995, p. 24), Ao examinar a comunicação escrita, afirma que a eficácia (tornar comum a idéia) depende de três elementos básicos: Produzir uma resposta Tornar o pensamento comum aos outros Persuadir

Comunicação Não Verbal Comunicação Oral Qual a importância da comunicação oral nas organizações? Quais os fatores de importância de se falar em público? Comunicação Não Verbal Forma de se expressar a comunicação. De qual maneira e onde utilizar possíveis gestos?

Endomarketing Endomarketing ou Comunicação Interna? Para Pimenta(2004, p124), endomarketing envolve ações de marketing para o público interno da organização. Para (MATOS, 2006, p), em seu A cultura do diálogo - defende idéias diversas das encontradas nos conceitos de endomarketing.