UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Advertisements

MARKETING É um sistema total de atividades empresariais interatuantes destinadas a planejar, apreçar, promover e distribuir bens e serviços que satisfaçam.
Qualidade em Serviços 1.
Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Marketing: Introdução
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Aula 3 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Marketing no Século XXI
Aula 2 – Administração de Marketing
Aula 5 – Administração de Marketing
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Produtos: Bens e Serviços
Marketing para EMPREENDORES
Definições de Marketing
Comportamento do Consumidor
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Produto.
COMPOSTO DE PRODUTO Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer a um desejo e/ou necessidade de quem o adquire. Produto pode ser definido como.
Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
ENDOMARKETING Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É a utilização de modernas.
Gestão de serviços Edna Santos A01. Serviços: ações, esforços ou desempenho (são diferentes de bens, contudo, sem eles nada é produzidos). São a forma.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Administração de Marketing
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Parte 1
Repensando a Logística
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução Ao Marketing
Maria da graça Nogueira
Marketing de Serviços Prof.a Sandra Lima.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Produtos Administração de Portfólio e Desenvolvimento de Novos Produtos Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação • Administração.
Segmentação de Mercado
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Introdução ao Marketing
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
MÓDULO X Distribuição (Praça)
DISTRIBUIÇÃO (PRAÇA).
 Supply chain é todo o esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor.
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Classificação de bens: industriais de consumo e de serviços.
Curso: Superior de Tecnologia Classificações de produtos
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
PROJETO INTERDISCIPLINAR TRADE MARKETING E GESTÃO DE VAREJO
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Gerência de Linhas de Produtos e Marcas.
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Princípios de Marketing, 12/E
PRODUTO TURÍSTICO BENS DE CONSUMO SERVIÇOS Duráveis Não duráveis.
Grupo 19R. 1) Qual a principal finalidade da cadeia de logística integrada? 2) Como uma empresa pode agregar valor ao seu cliente? 3) Explique o que é.
Conceito básico de produtos e serviços
Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Disciplina de marketing
Estratégia de Marketing
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
2)NATUREZA DOS SERVIÇOS.
Desenvolvimento de Novos Produtos Prof. Alceu Cruz TMK 091A.
BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como.
Transcrição da apresentação:

UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre Disciplina Gestão de Marketing II Profª. Renate Ihlenfeld Gestão de produtos e marcas 06 de agosto de 2010

Gestão de Produtos e Marcas Produtos e marcas constituem o núcleo da estratégia de marketing; Produtos: um conjunto de características e benefícios na forma de bens e serviços, idéias e pessoas que têm a capacidade de satisfazer necessidades e desejos de clientes. (LIMA et al 2007, p.55)

Gestão de Produtos e Marcas Produto é o resultado do conjunto de todos os bens e serviços da atividade produtiva de uma empresa. Envolve a matéria-prima, características do processo produtivo, aspecto físico, desempenho, tempo de produção e entrega e preço. Para Kotler e Armstrong (1998, p.190): “o produto é qualquer coisa que possa ser oferecido a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade”.

Gestão de Produtos e Marcas Las Casas (2006, p.164): “produtos podem ser definidos como o objeto principal das relações de troca que podem ser oferecidos num mercado para pessoas físicas ou jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem os adquire ou consome”. Os produtos podem ser tangíveis e intangíveis, ou seja, objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações, idéias, etc. tudo isso ou a combinação desses elementos podem ser classificados como produtos (KOTLER e ARMSTRONG, 1998).

Serviços um produto que apresenta: Intangibilidade: não pode ser visto, ouvido, cheirado, provado ou sentido; Inseparabilidade: não pode ser separado por quem presta o serviço; Variabilidade: depende de quem, como e onde é fornecido; Perecibilidade: não pode ser estocado Produto ampliado: quando o serviço é parte integrante de um produto (bem) físico, como a garantia e a assistência técnica – e agrega valor ao bem.

Mix de produtos A somatória de todos os itens que a empresa trabalha é o mix de produto, se organiza segundo a: Amplitude ou Abrangência: consiste no número total de linhas com que a empresa trabalha; Extensão: representa o número de produtos em cada linha; Profundidade: é o número de variações de cada produto da linha, (número de versões do produto); Consistência: é a relação que cada linha da empresa tem entre si, (semelhanças entre as linhas e os produtos quanto a determinadas variáveis). Gioia (2006, 40)

O mix de produtos e o diferencial competitivo que a empresa segue: Uma linha de produtos com baixa, variedade mais compacta ou mais ampla; Ênfase em produtos de qualidades e preços altos; Produtos populares; Aplicação do mix de produtos para um ou mais segmentos; Adoção da pratica de marca específica; Opção por marcas múltiplas (ALMEIDA e SILVA, 2003).

CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS A classificação mais usual refere-se à durabilidade: Duráveis: resistem por muito tempo; Não duráveis: durabilidade limitada (alimentos, produtos de higiene e limpeza) Serviços: não tem durabilidade – extinguem-se no momento em que são executados. Classificação de acordo com o tipo de consumidor que utiliza o produto: Bem de consumo; Bem empresarial. (GIOIA, 2006, p.36)

Classificação dos Bens de Consumo Bens de conveniência: produtos comprados com freqüência e pouco esforço; não são caros, facilmente encontrados e muitos pontos de venda; Bens de conveniência básicos: comprados usualmente para a casa; Bem de impulso: comprados sem pensar, produtos expostos nos caixas; Bem de emergência: bens comuns, mas a necessidade é emergencial (guarda-chuvas, bota).

Classificação dos Bens de Consumo Bem de compra comparada: comprados com menos freqüência e demandam reflexão por parte do consumidor que despende tempo em busca de informações e comparações (preço alto, propaganda e venda pessoal). Bem de compra comparada homogênea: produtos e marcas semelhantes que dificultam a comparação. Bem de compra comparada heterogênea: ampla variação de variedade, de preço e envolve a comparação de características de cada um. corsa

Classificação dos Bens de Consumo Bem de especialidade: produto de características únicas, que o torna especial, de distribuição limitada, consumidores fazem esforços para comprá-los, (luxo, exclusividade, uso específico como equipamentos de mergulho). ferrari Bens não procurados: produtos que ninguém lembra que podem ser necessários – até que uma situação específica ocorra, e/ou eram desconhecidos para o consumidor – lançamento de nova tecnologia.(GIOIA 2006,p.36-38)

Bens empresariais Os bens empresariais são comprados para uso em uma empresa, seja para a fabricação de um produto, seja na gestão do negócio. Materiais e peças: bens para entrar na linha de produção (matérias-primas, peças e outros componentes da produção); Bens de capital: bens utilizados para a produção de outros bens, como maquinaria e instalações, o ativo fixo de industrias; Suprimentos e serviços: necessários para a gestão da empresa, suprimentos de escritório (papéis, clips, livros de registro), suprimentos operacionais (óleo, parafusos).

LINHAS DE PRODUTOS Linhas de produtos é um grupo de produtos afins e que se destinam ao mesmo grupo de consumidores, atendendo a necessidades e desejos semelhantes. As linhas de produtos tendem a crescer por pressão de vendedores ou dos distribuidores, que buscam atender melhor o melhor o mercado. (GIOIA 2006, p.39).

Ampliação e complementação de linhas de produtos