Resultados e discussão

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Transcrição da apresentação:

Resultados e discussão O Ensino de Química através de temas geradores Ambientais Renato dos Santos Souza1 (ID), Sonilda M. Teixeira da Silva2 (PS), Lailton P. Cortes Jr.1 (PQ) 1 Universidade Federal da Bahia – Instituto de Química, Salvador-BA. 2 Colégio Estadual da Bahia (Central) – Salvador-BA. E-mail: renato.ufba@hotmail.com ; lailton@iq.usp.br Introdução O objetivo do trabalho foi identificar temas geradores ambientais elencados por estudantes na disciplina de química e trabalhar o planejamento e implementação de intervenções nas práticas pedagógicas da sala de aula. Trabalhar os temas geradores ambientais atrelados aos conceitos químicos de forma a contribuir com uma formação crítica e reflexiva sobre as implicações sociais, políticas, econômicas e ambientais a partir dos temas geradores elencados e propostos pelos próprios alunos em sala de aula. Dessa forma, acreditamos que a intervenção possa contribuir com o ensino de química na escola, despertar o interesse dos alunos para a disciplina e desenvolver capacidades de um posicionamento crítico frente às questões ambientais. Terceiro momento pedagógico: aplicação do conhecimento (AC) Retomada das questões propostas para discussão no primeiro momento pedagógico. Análise e discussão de novas situações. Quantidade de CO2 produzido pela combustão do etanol e gasolina (octano). Discussão do texto “Crédito de carbono”. MEtodologia Resultados e discussão Tabela 1. Unidades de significado e categorias obtidas a partir das respostas dos alunos. A metodologia de pesquisa de cunho qualitativa e participante foi realizada através do levantamento de dados, conhecimento da realidade da escola, sondagem de concepções da comunidade escolar, seleção e analise de temas geradores ambientais elencados e propostos pelos alunos e intervenção pedagógica. . Alunos investigados Alunos do 2° ano do Ensino Médio (N=28) do Colégio Estadual da Bahia (Colégio Central), Salvador/Bahia. Instrumentos de coleta de dados Os alunos receberam individualmente e por escrito o seguinte roteiro: Figura 2. Temas evocados com maior freqüência. Ao tratar os dados da concepção prévia dos alunos, observou-se uma maior incidência do tema Aquecimento global, levando em consideração o número de vezes a que ela foi citada separadamente do tema Efeito estufa, os quais se inter-relacionam. Porém temas como desmatamento, Queimadas florestais, Poluição marinha e Saneamento básico foram de uma maior recorrência em relação aos demais temas.   Cite de 5 a dez temas ambientais. Intervenção Pedagógica O planejamento da intervenção ocorreu com base na utilização do tema gerador Aquecimento Global sendo organizados em três momentos pedagógicos (Delizoicov, 1991). Primeiro momento pedagógico: Estudo da Realidade (ER)) Concepções prévias dos alunos. Problematização do tema aquecimento global, envolvendo questões sobre transportes, emissão e captura de gás carbônico, combustíveis renováveis e fósseis. Segundo momento pedagógico: organização do conhecimento (OC) Relação entre os coeficientes estequiométricos e as quantidades em mols dos participantes de em reações referentes ao aquecimento global. Texto “O que é credito de carbono” da empresa baiana VEGA. Apresentação e leitura do texto “Efeito estufa e Aquecimento global” do livro “Química & Sociedade”. Conclusões Os grupos de estudantes conseguiram elencar determinados temas ambientais, que foram trabalhados de forma a abarcar a prática a qual a professora supervisora está acostumada a lecionar e a proposta problematizadora do nosso grupo. Os alunos apresentavam visões distorcidas acerca do tema elencado por eles próprios. A intervenção procurou trabalhar as concepções alternativas dos alunos, contextualizando ao seu dia-a-dia como é a proposta dialógica-problematizadora. Agradecimentos Aos alunos participantes.