Método Natural do Brasil Gilda Meneses Rizzo Soares & Eliane Prista Legey Atribuem a Professora Heloísa Marinho a criação do “método natural” como uma.

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Transcrição da apresentação:

Método Natural do Brasil Gilda Meneses Rizzo Soares & Eliane Prista Legey Atribuem a Professora Heloísa Marinho a criação do “método natural” como uma proposta nova, original e brasileira; Heloísa Marinho teve influências de Dewey e da Gestalt, criando um método pragmático e estruturalista, com enfase no desenvolvimento das estruturas viso-auditivas; Heloísa Marinho foi professora de “todas” as professoras de Educação Infantil formadas no Instituto de Educação entre 1934 e 1978; Realiza em 1943 uma pesquisa de campo no Instituto de Educação do DF, com colaboração de Lourenço Filho (diretor do INEP)

Como surge o “processo natural de desenvolvimento e de aprendizagem” ou método natural? Objetivos da pesquisa de campo: determinar o quê, quando e como começavam a se desenvolver comportamentos contraproducentes nos alunos; Aperfeiçoar técnicas e materiais, testá-los em situações reais de aprendizado; analisá-los na pesquisa; Professoras Arlete Santos e Maria Caldeira Fucs aplicam o método natural em turmas experimentais do Instituto de Educação. Neste processo vão sendo criados e testados os princípios e materiais que caracterizam o método.

A METODOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGUEM O educador deve incentivar a atividade lúdica da criança, proporcionando meios para que ela descubra seu próprio universo; A linguagem natural da criança mostra como se deve ensinar a ler e escrever: nomes de pessoas e coisas representam frases nos primeiros anos de vida; A palavra significativa constitui a pedra fundamental do ensino da leitura O verbo só deverá ser ensinado dentro da estrutura frasal; Artigos, preposições, conjunções, pronomes só possuem sentido dentro dos contextos frasais;

Estimulando o potencial criativo da linguagem, brincando com as ideias, levamos as crianças a expandir as estruturas frasais e produzir novas sentenças; No Brasil comete-se o erro de apresentar palavras novas, alheias a realidade infantil; A sistematização silábica da cartilha mata o verdadeiro ensino da leitura; O método natural é global, psicológico e estruturalista. Busca aproveitar o melhor do método analítico com o melhor do método fônico. Por ser estruturalista o método natural trabalha com as ideias de maturação, estado de prontidão, estímulos/respostas, no entanto já aponta que não há sujeitos iguais e que cada um deve seguir seu ritmo de aprendizado.

PRINCÍPIOS: A leitura e a escrita não são um fim em si mesmas mas meios para se atingir o pleno desenvolvimento do sujeito. A escolha livre da atividade é um direito da criança; trabalho diversificado; O respeito ao direito dos outros; Variedade de opções de atividade; Atividades de “conjunto” não devem durar mais do que 20 min. (histórias, novidades, novas técnicas, materiais, etc); Organização cuidadosa dos “cantinhos” de atividades; a importância do ambiente educador; O professor é o primeiro estimulo: apoio afetivo.

ORGANIZAÇÃO E PRINCÍPIOS DAS ATIVIDADES: Possibilitar a múltipla-escolha; Estimular a resposta criadora (original, inovadora) Permitir e promover a utilização variada de todo material; Estimular a redefinição dos materiais; Permitir que as aprendizagens se realizem em diferentes rítmos ou velocidades; Formar o hábito de consulta; Formar o hábito da auto-verificação da aprendizagem; Exercitar a auto-avaliação; Levar ao treino funcional;

Estimular, exercitar a iniciativa individual; Estimular perguntas; Estimular a discussão Permitir o trabalho individual ou em grupo; Estimular o exercício de atitudes sociais democráticas; Formar o hábito de estudo independente; Exercitar a responsabilidade; Permitir adequar o trabalho ao nível de cada criança; Levar a criança ao acerto; Corresponder as necessidades vitais da criança e manter o interesse na atividade.

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO Cantinho da pintura Cantinho da leitura/ biblioteca Cantinho ou mesa da pintura a dedo Cantinho da construção Cantinho dos jogos Cantinho do recorte e colagem Cantinho da boneca / ou dramatização Cantinho do desenho Cantinho da limpeza Cantinho da Escolaridade

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR – Planejamento. Entrada – 10 min. Atividades de conjunto – lançar palavras, planejar atividades dos alunos, apresentar nova técnica (jogo, atividade) ou material – 30 min. Atividades diversificadas – construção, expressão escrita, leitura, desenho, jogos, dramatização etc. – 2 horas. Arrumação da sala – 10 min. Atividade de conjunto – merenda – 20 min. Atividades de conjunto – Leitura, brinquedos cantados, jogos de salão, 20min. Recreação – 20 min. Atividade de conjunto – Avaliação das atividades do dia – 20 min. Saída – 10 min.

RECURSOS & JOGOS PARA ATIVIDADES Chamadinha “canguru” – quadro de pregas com os nomes dos meninos e meninas; Quadro de pregas – vários tamanhos – para exposição, composição de frases, comparação de palavras, etc. Janelinha do Tempo Calendário Galeria do auto-retrato – cada dia um menino e uma menina se auto desenham e escrevem seus nomes; Vocabulário de apoio – palavras diversificadas – o contraste separa e a semelhança confunde – efeitos de camuflagem (gestalt) Pré-Livro – pequena história escrita com todos os sons

Visor Fonético – jogo de cartões que combina imagens com palavras/ letras; Cartão Relâmpago – Fichas com desenhos simples (mnemônicos) organizados em ordem alfabética; Trilhos – correlação conjunto de figuras a conjunto de palavras; Preguicinha – palavras encobertas que se descobre aos poucos para uma leitura bem devagarinho; Caçada – caçar as vogais em uma palavra; Bloquinho de sons – cada criança faz seu desenho de várias figuras que possuem o mesmo som inicial; ex: gato, galinha,gaveta, a professora cola as palavras abaixo do desenho. Caderno de sons – individual de referência para cada criança;

Bolsinhas de sons – um quadro de pregas pequeno com duas ou três dobrinhas para encaixar: figura/palavra/letra; Bloquinho mágico – tiras de palavras e tiras de letras para que as crianças possam ao trocar um letra formar novas palavras; Tabuleiro – correlacionar figura-palavra Trilho fonético – Cartões com figuras e letras Loto ( bingo) – figuras, palavras, letras.

DIFERENÇAS & SEMELHANÇAS… SINTÉTICO ANALÍTICO FÔNICO NATURAL CONSTRUTIVISTA Alfabético ou silábico; Vai da parte – letra ou sílaba – para o todo – palavra/texto; Apresentação pela professora das letras, sílabas, encontros vocálicos, palavras simples escolhidas pela forma e não pelo sentido. Parte da escrita para a leitura. Aprende-se a ler escrevendo Usa cartilha Palavração ou texto; Vai do todo – palavra ou texto – para a sílaba/letra Parte do texto ou palavras, escolhidas pela facilidade de decodificação e não necessariamento pelo sentido; Parte da leitura para a escrita. Aprende-se a escrever lendo. Apresentação de Letras/fonemas a partir de uma história; Enfase na relação grafema/fonema; Letra/palavra/sons; Parte da leitura e decodificação dos sons para a escrita; Aprende-se a ler e escrever pela decodificação dos sons da língua e seu registro. Parte de atividades/ jogos lúdicos elaborados a partir de conjunto de palavras/chaves Primeiro grupo de palavras: nomes próprios e substantivos; Análise (sons e grafia)das palavras através de jogos coletivos e/ou individuais; Atividades diversificadas livre escolha dos alunos; Não usa cartilha -Ampliação do universo linguistico: leitura de diferentes tipos de texto; Estímulo a escrita livre da criança; Registro escrito de toda atividade; Leituras e escritas coletivas; Análise dos diferentes estágios da criança e intervenção a partir dos estágios; Atividades diversificadas;

Para saber mais sobre método natural… http://www.gildarizzo.pro.br Alfabetização Natural - Editora Bertrand Brasil Ltda; Rio de Janeiro- RJ ; 284 págs.-1999 - 3a edição; Jogos Inteligentes - Editora Bertrand Brasil Ltda; Rio de Janeiro- RJ; 441 págs.- 1997 - 3ª edição; Meu Pré-Livro - Editora EDC - Editora Didática e Científica; Rio de Janeiro- RJ; 122 págs.- 2000 - 1ª edição; Minhas Caçadas - Editora EDC - Editora Didática e Científica; Rio de Janeiro- RJ; 123 págs.- 2000 - 1ª edição; Edições Esgotadas Alfabetização Natural - Editora Francisco Alves; Rio de Janeiro- RJ; 171 págs.-1988 - 5 edições; Caderno de Alfabetização Natural Fase I  - Editora Francisco Alves; Rio de Janeiro- RJ; 160 págs.- 1993 - (3 edições); Caderno de Alfabetização Natural Fase II  - Editora Francisco Alves; Rio de Janeiro- RJ; 174 págs.- 1994 - (3 edições); Diversos Métodos do Ensino da Leitura e da Escrita: Estudo Comparativo  - Editora Francisco Alves; Rio de Janeiro- RJ; 57 págs.- 1979 - (8 edições); Escola Natural: Uma Escola para a Democracia - Editora Francisco Alves; Rio de Janeiro- RJ; 125 págs.- 1986; Fundamentos e Metodologia da Alfabetização: Método Natural (participação de Eliane Legey) - Editora Francisco Alves; Rio de Janeiro- RJ; 182 págs. - 1985 - (7 edições); Gilda Rizzo