Reunião de Líderes – NET Rio
FALTA DE INFORMAÇÃO
1- Só chegamos porque tínhamos algumas informações básicas - Chegamos cada um de forma diferente - Frustrante - Expectativa diferente - Preconcepção de como será o dia/facilitador
COMUNICAÇÃO -Conceito -Importância FALTA DE COMUNICAÇÃO = FALTA DE INFORMAÇÃO
COMUNICAÇÃO
AÇÃONORMAMETAEXPECTATIVAGUIAINFORMAÇÃO
Informação Sentidos Memória Receptivo/passivo Ativo AÇÃO INFORMAÇÃO
PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO Falta de informação Ruídos na comunicação
RUÍDOS 1- Linguagem desalinhada/Inadequada
RUÍDOS 1- Linguagem desalinhada/Inadequada - Informalidade - Linguagem infantil
RUÍDOS 1- Linguagem desalinhada/Inadequada 2- Explicar apenas a tarefa, sem explicar o objetivo do trabalho
- Ultra foco - Hiperssimplificação RUÍDOS
1- Linguagem desalinhada/Inadequada 2- Explicar apenas a tarefa, sem explicar o objetivo do trabalho 3- Não-ditos
- “Não dá!” – não explicar os motivos de uma recusa - Medo de admitir que não tem todas as informações - Medo de dividir o poder de descisão RUÍDOS
1- Linguagem desalinhada/Inadequada 2- Explicar apenas a tarefa, sem explicar o objetivo do trabalho 3- Não-ditos 4- O meio errado
- Qual o melhor meio para se transmitir uma mensagem? - As facilidades e riscos de se transmitir um feedback pelo meio errado (SMS, ) RUÍDOS
1- Linguagem desalinhada/Inadequada 2- Explicar apenas a tarefa, sem explicar o objetivo do trabalho 3- Não-ditos 4- O meio errado 5- O medo da informação negativa
- O medo de se indispor - O medo da reação - Os solilóquios - A cadeia viciada – o início torto que gera o final errado. Por que é melhor se indispor por um pequeno problema agora que um problema maior depois - A teoria da janela quebrada - O “timing” do feedback – se mal feito, aumenta a sensação de injustiça RUÍDOS
1- Linguagem desalinhada/Inadequada 2- Explicar apenas a tarefa, sem explicar o objetivo do trabalho 3- Não-ditos 4- O meio errado 5- O medo da informação negativa 6- Não se preocupar com o entendimento dos outros
- Empatia: Se colocar no lugar do outro - Não pré-conceber o entendimento. Nada é obvio. - Ferramenta de comunicação e não um ruído - Didática: parar e rever o que já foi dito - Muita informação nunca é demais. RUÍDOS
1- Linguagem desalinhada/Inadequada 2- Explicar apenas a tarefa, sem explicar o objetivo do trabalho 3- Não-ditos 4- O meio errado 5- O medo da informação negativa 6- Não se preocupar com o entendimento dos outros 7- Forma e Conteúdo
- FORMA E NÃO CONTEÚDO 7- Os prejuízos de um feedback mal dado - O impacto da emoção na retenção e resgate das informações - O medo de errar como forma de controle social - Punição x Reforço: Elogiar boas atitudes geram comportamentos mais perenes e maior segurança RUÍDOS