Ambiente Interno: Recursos, Capacidades e Competências Essenciais

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Ambiente Interno: Recursos, Capacidades e Competências Essenciais Capítulo 3 Ambiente Interno: Recursos, Capacidades e Competências Essenciais Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson ©2003 South-Western Publishing Company

Resultados Estratégicos Processo de Administração Estratégica Capítulo 2 O Ambiente Externo Intenção Estratégica Missão Estratégica Insumos Estratégicos Capítulo 3 O Ambiente Interno Formulação da Estratégia Implementação da Estratégia Capítulo 4 Estratégia de Nível de Negócios Capítulo 5 Dinâmica Competitiva Capítulo 6 Estratégia de Nível Corporativo Capítulo 10 Governança Corporativa Capítulo 11 Estrutura e Controle Organizacionais Ações Estratégicas Capítulo 7 Estratégias de Aquisição e Reestruturação Capítulo 8 Estratégia Internacional Capítulo 9 Estratégia Cooperativa Capítulo 12 Liderança Estratégica Capítulo 13 Empreendedorismo e Inovação Corporativos Competitividade Estratégica Retornos Superiores à Média Resultados Estratégicos Feedback

Sustentabilidade de uma Vantagem Competitiva A sustentabilidade de uma vantagem competitiva é uma função de: a taxa de obsolescência da competência essencial em consequência das mudanças ambientais a disponibilidade de substitutos para a competência essencial a reprodutibilidade da competência essencial

Análise Interna e Externa Geral Ambiente Sociocultural Global Tecnológico Político/Legal Demográfico Econômico do Setor Ambiente do Concorrente Pelo estudo do ambiente externo, as empresas identificam o que elas deveriam escolher fazer Oportunidades e ameaças

Análise Interna e Externa Pelo estudo do ambiente interno, as empresas identificam o que elas podem fazer A Empresa Recursos, capacidades e competências essenciais únicos (vantagem competitiva sustentável)

O Desafio da Análise Interna Como podemos gerenciar efetivamente as competências essenciais atuais enquanto desenvolvemos competências novas? Como podemos reunir um pacote de recursos, capacidades e competências essenciais para criar valor para os clientes? Como podemos aprender a mudar rapidamente?

Três condições que afetam as decisões administrativas sobre recursos, capacidades e competências essenciais Incerteza em relação às características dos ambientes geral e do setor, ações dos concorrentes e preferências do cliente Complexidade em relação às causas inter-relacionadas que moldam os ambientes de uma empresa e as percepções sobre estes ambientes Conflitos Intra-organizacionais entre as pessoas que tomam as decisões gerenciais e as pessoas que são afetadas por tais decisões

Componentes da Análise Interna Competitividade estratégica Descoberta das Competências Essenciais Vantagem Competitiva Competências Essenciais Capacidades Quatro critérios das vantagens sustentáveis Análise da Cadeia de Valores Recursos Tangíveis Intangíveis Valiosas Raras De imitação dispediosa Insubstituíveis Terceirizar

Descoberta das Competências Essenciais Recursos Tangíveis Intangíveis Recursos são o que uma empresa dispõe para trabalhar – seus ativos – que incluem suas pessoas e o valor do nome de sua marca Recursos representam entradas no processo de produção da empresa... tais como equipamentos, habilidades dos empregados, nomes de marca, finanças e gerentes de talento

Recursos Tangíveis Financeiros Organizacionais Físicos Tecnológicos Descoberta das Competências Essenciais Recursos Tangíveis Intangíveis Recursos Tangíveis Financeiros Organizacionais Físicos Tecnológicos Recursos Intangíveis Recursos Humanos Inovação Reputação

Descoberta das Competências Essenciais Capacidades As capacidades tornam-se importantes quando são integradas em combinações únicas que criam competências essenciais que, por sua vez, têm valor estratégico e podem levar a uma vantagem competitiva

Descoberta das Competências Essenciais Capacidades Capacidades representam a habilidade ou capacidade de uma empresa de integrar seus recursos individuais para alcançar um objetivo desejado

Descoberta das Competências Essenciais Competências Essenciais Competências Essenciais são recursos e capacidades que servem como uma fonte de vantagem competitiva sobre os concorrentes Competências Essenciais distinguem uma empresa competitivamente e a tornam diferenciada A McKinsey and Co. recommenda o uso de três a quatro competências na elaboração das ações estratégicas

Descoberta das Competências Essenciais Quatro critérios das vantagens sustentáveis Valiosas Raras De imitação dispediosa Insubstituíveis Valiosas: capacidades que ajudam uma empresa a neutralizar ameaças ou a explorar oportunidades

Raras: Capacidades não possuídas por muitas outras empresas Descoberta das Competências Essenciais Quatro critérios das vantagens sustentáveis Valiosas Raras De imitação dispediosa Insubstituíveis Raras: Capacidades não possuídas por muitas outras empresas

Condições históricas únicas Ambiguidade causal Complexidade social Descoberta das Competências Essenciais Quatro critérios das vantagens sustentáveis Valiosas Raras De imitação dispediosa Insubstituíveis Difíceis de imitar: Capacidades que outras empresas não podem desenvolver facilmente, geralmente devido a Condições históricas únicas Ambiguidade causal Complexidade social

Insubstituíveis: Capacidades que não possuem equivalentes estratégicos Descoberta das Competências Essenciais Quatro critérios das vantagens sustentáveis Valiosas Raras De imitação dispediosa Insubstituíveis Insubstituíveis: Capacidades que não possuem equivalentes estratégicos invisíveis aos concorrentes Conhecimentos específicos da empresa Relações de trabalho baseadas na confiança entre gerentes e pessoal não-gerencial

A Competência Essencial como Capacidade Estratégica Recursos Insumos do processo de produção de uma empresa Competência Essencial Uma capacidade estratégica Sim A capacidade satisfaz aos critérios de vantagem competitiva sustentável? Capacidade Integração de um conjunto de recursos A fonte de Não Capacidade Um conjunto não- estratégico de recursos

Implicações sobre o desempenho Difícil de imitar? Insubstituível? Valioso? Consequências Competitivas Implicações sobre o desempenho Raro? Desvantagem Competitiva Retornos abaixo da média Não Não Não Não Sim/ Não Paridade Competitiva Retornos equiva-lentes à média Sim Não Não Retornos equiva-lentes e superio-res à média Sim/ Não Vantagem compe- titiva temporária Sim Sim Não Vantagem compe- titiva sustentável Retornos acima da média Sim Sim Sim Sim

A Cadeia Básica de Valor Margem Margem Serviços Suprimentos de serviços e materiais Marketing e Vendas Adm. de Recursos Humanos Desenvolvimento tecnológico Logística Externa Atividades de suporte Infra-estrutura Operações Logística Interna Atividades Primárias

Terceirização Terceirização é a compra algumas ou todas as atividades capazes de gerar valor de um fornecedor externo Geralmente isso acontece porque o fornecedor especializado pode oferecer estas funções com maior eficiência Margem Margem Serviços Mkt e Vendas Logística Externa Operações Logística Interna Infra-estrutura Administração de RH Desenvolvim. Tecnológico Suprimentos Atividades de Suporte Atividades Primárias

Razões estratégicas para a Terceirização Aumentar o foco nos negócios permite que a empresa foque em questões mais amplas do negócio, deixando que especialistas externos lidem com vários detalhes operacionais Oferecer acesso a capacidades de primeira categoria ao comprar recursos especializados de fornecedores terceirizados, as empresas ganham acesso a capacidades de primeira categoria, para várias aplicações

Razões estratégicas para a Terceirização Acelerar os benefícios da reengenharia de negócios alcança-se mais rapidamente os benefícios de reengenharia deixando que terceiros – que já atingiram padrões de primeira categoria – assumam o processo Compartilhar riscos reduz as necessidades de investimento e torna a empresa mais flexível, dinâmica e mais capaz de se adaptar a oportunidades mutáveis

Razões estratégicas para a Terceirização Liberar recursos para outros propósitos permite que a firma redirecione seus esforços de atividades não-essenciais em direção àquelas que satisfazem os clientes mais efetivamente

Questões sobre a terceirização Maior valor terceirizar apenas com empresas que possuam uma competência essencial em termos de desempenhar a atividade primária ou de suporte que esteja sendo terceirizada Avaliando Recursos e Capacidades não terceirizar atividades nas quais a própria empresa seja capaz de criar e capturar valor Ameaças ambientais e tarefas em andamento não terceirizar atividades primárias e de suporte que estejam sendo utilizadas para neutralizar ameaças do ambiente ou para concluir tarefas organizacionais necessárias em andamento

Questões sobre a terceirização Conjunto não-estratégico de recursos não terceirizar capacidades que sejam cruciais para seu sucesso, mesmo que tais capacidades não sejam fontes efetivas de vantagem competitiva Base de conhecimentos da empresa não terceirizar atividades que estimulem o desenvolvimento de novas capacidades e competências

Competências Essenciais: Precauções e Recomendações Nunca presumir que as competências essenciais continuarão a oferecer uma fonte de vantagem competitiva Toda as competências têm o potencial de se tornarem uma rigidez essencial Rigidez essencial é aquilo que constumava ser uma competência essencial mas que agora gera inércia e reprime a inovação