Aplicações Inovadoras de TI no Varejo Ney Santos

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Transcrição da apresentação:

Aplicações Inovadoras de TI no Varejo Ney Santos

GRUPO PÃO DE AÇUCAR Ler o slide  Maior varejista nos mercados emergentes.Vendas acima de R$ 57 bi Mais de 1.800 pontos de vendas em 19 estados Brasileiros Maior empregador do país – 170.000 funcionários

Inovação É desconstruir, transformar o óbvio, enxergar oportunidades sob uma nova ótica. É buscar novas chances, onde ninguém ousa encontrar. Inovação é a exploração de novas ideias. É o processo de materializar uma idéia ou invenção em um serviço ou produto, pelo qual os clientes estejam dispostos a pagar. É a criação de valor através de processos ou produtos novos, que gere novas receitas ou redução de custos. Os novos consumidores já utilizam diversos canais para compra e relacionamento com as marca: já são multicanais. Com as diversas possibilidades que as novas tecnologias permitem, os consumidores tem acesso facilitado e crescente à internet, celular, redes sociais e usam cada vez mais esses canais para facilitar suas necessidades de conveniência, praticidade e proximidade e interagir com as marcas. O uso desses novos canais e o aproveitamento da integração deles com os canais/formatos tradicionais para atender às demandas do consumidor ainda é incipiente no Brasil mas apresenta destaque internacional: * Na Best Buy, 40% das vendas online são retiradas em loja física * Na Argos, 66% das vendas na internet são no modelo "Check and reserve" e 32% das vendas totais vieram da internet * Na Tesco, o cliente multicanal gasta 94% mais que o cliente da loja física No Brasil existem algumas iniciativas de grandes varejistas: * Os quiosques em lojas da Americanas.com já são responsáveis por 8% do seu faturamento * O Submarino já permite a compra através do celular Com esse cenário e com os diversos formatos e negócios que o GPA possui, existe uma enorme oportunidade para o atendimento pleno dos novos consumidores. O programa Multichannel /  Cross channel vai permitir a identificação de oportunidades de sinergia entre formatos e negócios do Grupo para garantir maior acesso, disponibilidade e agilidade de entrega de produtos e serviços, garantindo a melhor experiência de compra e satisfação dos clientes nos diversos canais.

Por que Inovar em Varejo? Melhorar a experiência de compra dos clientes. Surpreender e encantar o cliente. Dar conveniência. Criar novas oportunidades de negócios. Aumentar a produtividade.

Algumas Inovações que Transformaram o Varejo Código de barras (POS). Sistemas de gestão de estoque e abastecimento. Pagamento Eletrônico (TEF).

Algumas Inovações que estão Transformando o Varejo Internet / e-commerce. Mobilidade / m-commerce. Redes sociais / social-commerce.

Algumas Grandes Transformações que estão chegando..... RFID Mobile Payment

Varejo Multicanal - Omnichannel O varejo omnichannel é o futuro de varejistas interessados em satisfazer o consumidor que, cada vez mais, quer tudo. (...) Quer as vantagens do digital e quer também as vantagens da loja física. Cada cliente dará valor a este ou aquele aspecto da experiência de consumo, mas todos provavelmente vão querer a perfeita integração do físico com o digital.

MOBILE Celulares em operação Mais de 264 milhões de linhas ativas Fonte: Teleco, atualizado em Marl/13 Crescimento da venda de celulares 3G 61,3 milhões de linhas com 3G ativos no Brasil Fonte: Teleco, atualizado em Mar/13 (a partir daqui, falamos das soluções que abordamos como fictícias na introdução, agora como soluções reais, contextualizando elas através de pesquisas nas seguintes áreas) MOBILE Quantidade de celulares em operação 2011: 236 milhões de linhas ativas. (fonte: Teleco, atualizado em nov/11) Crescimento da venda de celulares 3G 36,5 milhões de linhas com 3G ativos no Brasil (fonte: Teleco, atualizado em out/11) Acesso à internet via celular: 40.8% dos usuários acessam a internet através do celular (fonte: Pesquisa Mobilize). Acesso à internet via celular Classe Econômica A 46%, Classe DE 6% Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2011 9

E-COMMERCE 68% pesquisam na web antes de comprar na loja 63% registram opiniões sobre produtos e serviços Fonte: TNS Research International (2010) Comércio online faturou R$ 24,12 bi em 2012, crescimento de 29% em relação a 2011 E-COMMERCE   A expectativa é que o comercio eletrônico apresente um faturamento de R$ 18,7 bi ao fim de 2011, representando um acréscimo na ordem de 26% em relação ao ano passado, quando o setor faturou R$ 14,8 bi. Fonte: WebShoppers, eBit Fonte: ABComm

Brasil tem o maior grupo de usuários do Twitter fora dos EUA Brasil tem o maior grupo de usuários do Twitter fora dos EUA. Fonte: Instituto Sysomos (2010) Facebook, é a maior Rede Social do país, com mais de 67 milhões de usuários. Compras no Ponto Frio pelo Facebook O Ponto Frio realiza a ação Liga de Desconto do Pinguim, que dará desconto em produtos no Facebook. De até 50% REDES SOCIAIS Pesquisas de uso das redes sociais REDES SOCIAIS 11

Família Silva Desafios – Visão 360. dos Clientes Hoje vim falar sobre o Neoconsumidor. Portanto, nada melhor que retratarmos uma família que já está no futuro e mostrar quais as ferramentas e hábitos que ela utiliza nas suas compras do dia a dia. Vamos mostrar um dia na vida da família Silva. É uma segunda-feira, dia de fazer as compras grandes de despensa para todo o mês, afinal é uma família grande, pelo menos para os padrões do futuro: dois filhos, o João e a Maria, além do cachorro, o Rex. Família Silva

Escolha de Marcas Exclusivas Desafios – Conhecer os Hábitos de Compra e Interesses dos Clientes Escolha de Marcas Exclusivas Como boa dona de casa ela não abre mão de produtos de qualidade e, especialmente, de uma compra inteligente. Por isso, muitas vezes a Laura prefere marcas exclusivas, que ela só encontra no supermercado em que conhece e confia; assim, ela tem garantia de qualidade – igual ou superior a de marcas líderes – e com um preço competitivo. Depois de todos os itens selecionados é só confirmar a compra que chegará ao meio-dia em casa.

MENSAGEM NO CELULAR COM PROMOÇÃO Desafios – Oferecer Preços e Promoções direcionadas MENSAGEM NO CELULAR COM PROMOÇÃO Tranquila, ela sai de casa para mais um dia de trabalho. No caminho, recebe uma mensagem no celular com uma promoção incrível de shampoos e condicionadores. Normalmente, ela prefere comprar isso em uma drogaria perto de casa, mas como era do seu shampoo favorito, resolveu incluir os produtos no carrinho da compra que ela havia acabado de fazer.

PELO TWITTER Desafios – Uso adequado das redes sociais CONVERSA COM LOJA PELO TWITTER Enquanto isso, a filha mais nova do casal, a Maria, está em casa, conversando com amigas no chat. Está inconformada porque não encontrou na loja perto de casa o porta-retrato digital que tanto queria. Tuitou para a loja informando o ocorrido, mas nem esperava retorno. Ficou encantada quando recebeu uma resposta da loja, indicando o que ela podia comprar o produto pelo Facebook. Feito! No dia seguinte, chegaria o porta-retrato na sua casa. Feliz, ela liga para a sua mãe para contar a novidade e perguntar que horas ela chegaria em casa.

APLICATIVO DELIVERY DO SMARTPHONE Desafios – Usar a tecnologia para oferecer conveniência APLICATIVO DELIVERY DO SMARTPHONE Como fez isso? Acessando o aplicativo delivery do seu supermercado pelo smartphone, assim que chegou no trabalho. Ali ela acrescentou os produtos, digitando o cupom eletrônico da promoção que havia recebido.

LOCALIZADOR DE LOJAS PELO CELULAR Desafios – Usar a tecnologia para oferecer conveniência LOCALIZADOR DE LOJAS PELO CELULAR Agora estamos na hora do almoço e Paulo, o marido da Laura, que já está há meses querendo trocar a TV de casa, resolve aproveitar para ir à loja escolher um modelo. Afinal, aquele era um ano em que seu time estava forte para o campeonato. Ele entra no localizador de lojas pelo celular e descobre uma perto da reunião que teria no início da tarde. Ele almoça um pouco mais rápido que o habitual e segue para a loja.

Mobile payment Desafios – Usar a tecnologia para oferecer conveniência Na saída, Laura apresenta seu Personal Shop e utiliza seu smartphone para fazer o pagamento. 18

QUIOSQUE ELETRÔNICO NA LOJA Desafios – Usar a tecnologia para oferecer conveniência QUIOSQUE ELETRÔNICO NA LOJA Laura disse já estar satisfeita, mas ficou muito impressionada com o bom atendimento e com o novo quiosque eletrônico da loja, onde alguns clientes, que buscam produtos não alimentares, aprendiam a fazer as compras de forma prática e rápida orientados por promotores.

Personal Shop Desafios – Usar a tecnologia para oferecer conveniência Laura conta que vai chegar um pouco mais tarde, pois passará no supermercado para fazer as compras de verduras, legumes e frutas. Esses itens ela prefere comprar presencialmente. Mas avisa a filha que não vai demorar, pois está usando o Personal Shopper que a loja perto de casa oferece. Chegando na loja, ela pega um carrinho com o aparelho que lê seu cartão de fidelidade do supermercado. Ali, ele armazena o histórico de compras da seção hortifruti da Laura. Ela vai até a seção, confere a qualidade do que ela usualmente compra e confirma a seleção no próprio aparelho. Algumas frutas da estação, que nem sempre leva, ela marca com um leitor ótico, que registra a compra. 20

Desafios – Usar a tecnologia para oferecer conveniência Vitrine Virtual Laura conta que vai chegar um pouco mais tarde, pois passará no supermercado para fazer as compras de verduras, legumes e frutas. Esses itens ela prefere comprar presencialmente. Mas avisa a filha que não vai demorar, pois está usando o Personal Shopper que a loja perto de casa oferece. Chegando na loja, ela pega um carrinho com o aparelho que lê seu cartão de fidelidade do supermercado. Ali, ele armazena o histórico de compras da seção hortifruti da Laura. Ela vai até a seção, confere a qualidade do que ela usualmente compra e confirma a seleção no próprio aparelho. Algumas frutas da estação, que nem sempre leva, ela marca com um leitor ótico, que registra a compra. 21

e-Commerce Desafios – Usar a tecnologia para oferecer conveniência 22 Laura conta que vai chegar um pouco mais tarde, pois passará no supermercado para fazer as compras de verduras, legumes e frutas. Esses itens ela prefere comprar presencialmente. Mas avisa a filha que não vai demorar, pois está usando o Personal Shopper que a loja perto de casa oferece. Chegando na loja, ela pega um carrinho com o aparelho que lê seu cartão de fidelidade do supermercado. Ali, ele armazena o histórico de compras da seção hortifruti da Laura. Ela vai até a seção, confere a qualidade do que ela usualmente compra e confirma a seleção no próprio aparelho. Algumas frutas da estação, que nem sempre leva, ela marca com um leitor ótico, que registra a compra. 22

DESAFIO – TUDO INTEGRADO Vião de estoque integrado entre canais Promoções cruzadas entre bandeiras e formatos Compra online e retirada / troca em loja física NEGÓCIOS Lojas fisicas Novos canais e formatos Canais mobile Redes sociais E-Commerce Quiosques Venda door to door Mobile Commerce: plataforma de e-commerce via celular e tablets TV-Commerce Catálogo eletrônico F-Commerce Incentivo de vendas via redes sociais Painéis virtuais de compra

Omnichannel – Competências a Desenvolver Visão única do cliente, entre os canais e negócios. Oferecer Produtos, Preços e Ofertas que façam sentido. Integrar todos os canais (Lojas, e-Commerce, Redes Socias, Quiosques, Celulares, etc...) oferecendo a mesma experiência de marca para o cliente. Definição clara de KPIs cruzados entre negócios e canais. Uso intensivo de tecnologias/inovações para melhorar a experiência de compra dos consumidores. Os novos consumidores já utilizam diversos canais para compra e relacionamento com as marca: já são multicanais. Com as diversas possibilidades que as novas tecnologias permitem, os consumidores tem acesso facilitado e crescente à internet, celular, redes sociais e usam cada vez mais esses canais para facilitar suas necessidades de conveniência, praticidade e proximidade e interagir com as marcas. O uso desses novos canais e o aproveitamento da integração deles com os canais/formatos tradicionais para atender às demandas do consumidor ainda é incipiente no Brasil mas apresenta destaque internacional: * Na Best Buy, 40% das vendas online são retiradas em loja física * Na Argos, 66% das vendas na internet são no modelo "Check and reserve" e 32% das vendas totais vieram da internet * Na Tesco, o cliente multicanal gasta 94% mais que o cliente da loja física No Brasil existem algumas iniciativas de grandes varejistas: * Os quiosques em lojas da Americanas.com já são responsáveis por 8% do seu faturamento * O Submarino já permite a compra através do celular Com esse cenário e com os diversos formatos e negócios que o GPA possui, existe uma enorme oportunidade para o atendimento pleno dos novos consumidores. O programa Multichannel /  Cross channel vai permitir a identificação de oportunidades de sinergia entre formatos e negócios do Grupo para garantir maior acesso, disponibilidade e agilidade de entrega de produtos e serviços, garantindo a melhor experiência de compra e satisfação dos clientes nos diversos canais.

Obrigado! Os novos consumidores já utilizam diversos canais para compra e relacionamento com as marca: já são multicanais. Com as diversas possibilidades que as novas tecnologias permitem, os consumidores tem acesso facilitado e crescente à internet, celular, redes sociais e usam cada vez mais esses canais para facilitar suas necessidades de conveniência, praticidade e proximidade e interagir com as marcas. O uso desses novos canais e o aproveitamento da integração deles com os canais/formatos tradicionais para atender às demandas do consumidor ainda é incipiente no Brasil mas apresenta destaque internacional: * Na Best Buy, 40% das vendas online são retiradas em loja física * Na Argos, 66% das vendas na internet são no modelo "Check and reserve" e 32% das vendas totais vieram da internet * Na Tesco, o cliente multicanal gasta 94% mais que o cliente da loja física No Brasil existem algumas iniciativas de grandes varejistas: * Os quiosques em lojas da Americanas.com já são responsáveis por 8% do seu faturamento * O Submarino já permite a compra através do celular Com esse cenário e com os diversos formatos e negócios que o GPA possui, existe uma enorme oportunidade para o atendimento pleno dos novos consumidores. O programa Multichannel /  Cross channel vai permitir a identificação de oportunidades de sinergia entre formatos e negócios do Grupo para garantir maior acesso, disponibilidade e agilidade de entrega de produtos e serviços, garantindo a melhor experiência de compra e satisfação dos clientes nos diversos canais.