Balanced Scorecard A estratégia em ação
2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais que direcionam comportamentos e performance.
3 O BSC busca o equilíbrio entre: - objetivos estratégicos de curto e longo prazos; - medidas financeiras e não-financeiras; - indicadores de tendências e ocorrências; - perspectivas internas e externas de desempenho.
4 Supervisionar o cumprimento dos objetivos traçados; Melhorar os seus processos; Tomar decisões mais rapidamente e de uma forma mais eficiente; Avaliar e recompensar; Facilitar o auto-controle e empowerment. Permite à empresa:
5 Cinco Princípios do BSC
6
7 Financeiro Cliente Processos lnternos Crescimento Receitas Aumento do número de Clientes Satisfação Cliente Entregas sem-atraso Empregados motivação
8
9
10
11 Informação exata e oportuna; Estar em consonância com os objectivos da empresa; Serem práticos; De cálculo fácil e claros; De fácil interpretação; Que estejam associados a planos de ação. Características dos indicadores de desempenho:
12 Resistência à implementação do Balanced Scorecard. Aprendizagem Visão Colaboradores Operações Apenas 5% dos colaboradores compreende a estratégia da organização Apenas 25% dos gestores têm iniciativa estratégica 85% dos gestores, pensam em estratégia menos de 1 hora por mês 60% das organizações não direciona o orçamento e os processos, segundo a estratégia definida