Gestão de Pessoas 1.

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Pessoas 1

Objetivos Definir o papel do gestor de pessoas Discutir a sobreposição gestor de pessoas / gestão de recursos humanos 2 2

Conteúdo da Seção O Gestor de Pessoas Responsabilidades do gestor de pessoas Desafios enfrentados pelo gestor de pessoas O maior desafio de um líder. 3 3

sistema de gestão de recursos humanos O Gestor de Pessoas gestor  sistema de gestão de recursos humanos  indivíduo grupos Diagrama paresentando as diversas interfaces relacionais do gestor de pessoas: com outras pessoas, com grupos (de trabalho, funcionais, departamentais, interdepartamentais etc), com a estrutura da organização, inclusive com o SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS (gosto de comentar que, algumas vezes, as necessidades/desejos do gestor de pessoas em relação aos seus subordinados não cabem no sistema de RH) e com a sociedade como um todo. organizações sociedade 4 4

O Gestor de Pessoas Os responsáveis por cada área/unidade da organização Principais responsabilidades Garantir o resultado da área e dos subordinados; Planejar, coordenar e avaliar as atividades; Criar condições para que os subordinados busquem satisfação; Decidir sobre movimentações de carreira; Orientar os seus subordinados. 5 5

Uma Pequena História Organizacional Carlos lidera uma área com 15 pessoas. Seus colaboradores são bons, porém pouco proativos. Há seis meses a empresa passou por um processo de reestruturação, o que significou corte de pessoal. Eliana é uma das melhores colaboradoras: inteligente, proativa, determinada. Nos últimos meses o trabalho de Eliana tem apresentado algumas deficiências. Ela perdeu um prazo importante e tem entrado em conflito constante com os colegas, por questões triviais. Apresentar essa história de forma lúdica. Perguntar por que eles acham que a Eliana está com problemas de desempenho. 6 6

Eliana Não sei o que o Carlos pensa... Eu estou sobrecarregada, fazendo o trabalho de 3 e, ainda por cima, ele vem me dizer que estou atrasada com o prazo do projeto. Não durmo, não como, me mato e não sou reconhecida... O pior é que ainda tenho que ouvir piadinhas em relação ao meu humor!! 7 7

Questões Qual é o desafio enfrentado por Carlos? Que tipos de desafios são enfrentados pelo gestor de pessoas? Apresentar essas perguntas para a classe e ir anotando as respostas. A maior parte das respostas estarão alinhadas com as informações apresentadas nas próximas transparências. 8 8

Resultados de uma Pesquisa SEC Talentos Humanos realizou uma enquête com o tema: O maior desafio do líder de uma empresa moderna, de fevereiro a maio de 2007. Os tópicos citados foram: 1º - Motivar funcionários 2º - Gerar resultados por meio das pessoas 3º - Ser visionário: gerenciar o presente enquanto pensa no futuro 4º - Comunicar com assertividade, fazendo fluir com a informação 5º - Administrar conflitos 6º - Gerar um ambiente de aprendizado na empresa 7º - Administrar as diferenças de personalidade Motivar os funcionários: Isso é de extrema importância, porque a liderança motivacional é a principal responsável pela manutenção de um ambiente de trabalho favorável ao alcance de resultados e agradável aos funcionários. Gerar resultados por meio das pessoas: Os funcionários são o bem mais valioso da empresa, por isso é imprescindível que o líder trabalhe sua equipe para gerar resultados constantes. Ser visionário - Gerenciar o presente enquanto planeja o futuro: Com uma visão estratégica é possível prever as conseqüências que as ações tomadas no presente terão no futuro, permitindo uma intervenção antes que ocorram problemas. Além disso, o líder visionário consegue identificar quais são as boas oportunidades de investimento, contribuindo para o crescimento da empresa. Comunicar com assertividade, fazendo fluir a informação: Quando há comunicação clara, o líder consegue passar para a equipe o que espera dela e quais são as tarefas a serem desempenhadas. Isso facilita no desenvolvimento da atividade e no alcance de um bom resultado. Administrar conflitos: Saber lidar com conflitos é fundamental para um líder, pois eles são quase constantes. O importante é saber controlar a situação e extrair conhecimentos para evitar que o conflito ocorra novamente. Gerar um ambiente de aprendizado na empresa: Um profissional estagnado na empresa não promove crescimentos nem melhorias. Por isso, é papel fundamental de um líder promover a aprendizagem constante. Administrar as diferenças de personalidade: Trabalhar com pessoas implica em saber lidar com diferentes formas de pensar e agir. Se o líder tiver sensibilidade para identificar os ganhos e perdas que cada personalidade em sua equipe possui, poderá usufruir dessa diferença de maneira positiva. Gláucia Santos, consultora de Recursos Humanos da Catho Online 9 9

O Gestor de Pessoas Comportamento Individual Pressão no Trabalho Liderança Mudanças Motivação Conflitos Comunicação Interpessoal Aprendizagem 10 10

Para Fechar... O gestor de pessoas tem vários desafios para exercer o seu papel. A Administração de Recursos Humanos pode oferecer ferramentas para auxiliar o gestor de pessoas. 11 11

Bibliografia Básica FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo, Atlas, 2007.cap.1 LACOMBE,Francisco.Recursos Humanos:princípios e tendências. São Paulo, Saraiva,2005. cap.1 FISCHER, André Luiz. apud Fleury. Listar a bibliografia referente à seção... 12

Bibliografia Complementar 13 DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas, São Paulo, Atlas, 2002. Cap.1 ULRICH, D. Os campeões de Recursos Humanos: inovando para obter os melhores resultados. São. Paulo: Futura, 1998. GONÇALVES, José Ernesto Lima. Os novos desafios da empresa do futuro. Acessível em: www.rae.com.br 13 13