Prof(a): Patrícia Braz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
Universidade Federal de Goiás
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
LEARNING ORGANIZATION
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Professor : Fábio Pizzato
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Prof(a): Patrícia Braz
QUANDO É PRECISO UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ?
Prof. Daniel Lima Vialôgo
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Modelo de Excelência em Gestão
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Gestão por Competências
Teorias Modernas de Gestão
Um Novo Modelo de Gestão de Pessoas
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
Administração de Recursos Humanos II
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
Sistema de Administração de Carreiras
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores

Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Instituição de Ensino São Francisco
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
O Atual Papel do RH nas Organizações
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Gestão Estratégica de Pessoas
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
CENÁRIOS FUTUROS 1.
“LIDERANÇA HUMANIZADA”
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POTENCIAL
Gestão de Pessoas.
Gestão de Pessoas: atuais e futuras demandas
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
1 1.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
As pessoas e a gestão em nutrição Prof. Patrícia B. P. Bomfim Faculdade Salesiana de Vitória.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Desenvolvimento & Motivação de Equipes e Lideranças 1- Palestra: Motivação e Trabalho em Equipe (1h30) Objetivo: 1) Estimular atitudes vencedoras; 2) Conscientizar.
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

Prof(a): Patrícia Braz

Aprenda os segredos de um dos maiores CEOs de todos os tempos Jack Welch A gestão de pessoas é um elemento fundamental para o sucesso das Organizações. As pessoas devem ser motivadas e recompensadas de acordo com suas atitudes e performance, sendo que estes devem ser congruentes com os objetivos e valores da empresa.

Aprenda os segredos de um dos maiores CEOs de todos os tempos Jack Welch Os líderes devem reconhecer os resultados de suas equipes e trabalhar para o desenvolvimento de novos líderes,sendo este um ponto chave para o sucesso das Organizações. Deve-se estruturar metas e objetivos que estejam alinhados com a missão, visão e valores da Organização.

Aprenda os segredos de um dos maiores CEOs de todos os tempos Jack Welch É importante desenvolver e reter líderes para o sucesso organizacional. Para gerar resultados efetivos e melhorar a performance dos indivíduos e organização, os líderes das equipes devem garantir feedback constante para alinhar as expectativas de ambos.

A inovação é um processo cotidiano de observação e busca de idéias. Aprenda os segredos de um dos maiores CEOs de todos os tempos Jack Welch A transferência de conhecimentos entre as pessoas promove a geração de idéias, além de ser uma vantagem competitiva. A inovação é um processo cotidiano de observação e busca de idéias. Devemos estar sempre atentos ao ambiente, buscando idéias e inspiração em outras pessoas, empresas ou países.

RH na Prática Sandra Betti As crenças do RH: - Estabilidade/pleno emprego Antiguidade como critério de segurança Aumentos salariais desvinculados da performance

Recursos Humanos décadas anteriores Falta de perspectiva externa Falta de visão no cliente Falta de visão de futuro

RH Estratégico “... é estratégico demais pra ficar “na mão” de RH.” Todos os gestores da empresa tem que se conscientizar de que são gestores de RH A arte da gestão de RH é saber administrar conflitos e gerenciar recursos escassos.

Novas regras Competência e comprometimento Meritocracia Gestão profissional Gestão por competências Talentos: potencial (inteligência QI + QE, CHA) Desempenho (resultado, processo e comprometimento)

O óbvio em RH “ Escalar” direito(trazer as pessoas certas). Treinar,desenvolver, incentivar, Avaliar, mensurar,reconhecer, celebrar vitórias(meritocracia) Promover trabalho em equipe e cuidar para que um torça pelo outro Demitir quando necessário

O desafio da gestão de pessoas nas Organizações Pedro Mandelli Os funcionários querem viabilizar suas vidas dentro e fora das organizações. As organizações sempre foram negócios com fins lucrativos. As empresas devem produzir e competir em um mercado com mais variáveis, gerando receitas crescentes e contínuas.

O desafio da gestão de pessoas nas Organizações As pessoas questionam e buscam equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Não querem dedicar anos de exclusividade ao trabalho enquanto suas vidas pessoais ficam descuidadas. Os funcionários são responsáveis por sua própria carreira e vida.

O desafio da gestão de pessoas nas Organizações As pessoas devem sentir prazer no que fazem, prazer na sua profissão. Os funcionários estão passando a amar o que fazem, mas o seu núcleo familiar não evolui na mesma velocidade. A família e os amigos acham que ele está se matando de trabalhar, mas na verdade está muito feliz com o que está realizando na empresa.

O que é um modelo de gestão de pessoas? André Fischer Um modelo, deve diferenciar a empresa em seu mercado, contribuindo para a fixação de sua imagem e competitividade. É a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. Quanto mais a empresa se concentra no chamado ativo intangível(marcas, performance, inovação tecnológica e de produto, atendimento diferenciado...etc), mais forte se torna a dependência dos negócios ao desempenho humano

O que é um modelo de gestão de pessoas? Quanto mais os negócios se sofisticam em qualquer de suas dimensões(tecnologia, mercado, expansão e abrangência etc), mais seu sucesso fica dependente de um padrão de comportamento coerente com esses negócios. Quais fatores condicionam o modelo de gestão de pessoas? - Tecnologia adotada,estratégia de organização do trabalho(pessoas e processos), cultura e estrutura organizacional, os fatores externos(sociedade e mercado).

Os elementos componentes do modelo de gestão de pessoas Os elementos formais se definem por: princípios, políticas e processos que interferem nas relações humanas. Integra ainda o modelo, o estilo de gestão dos gerentes diretos das equipes de trabalho.

Os modelos de gestão de pessoas 1) Departamento Pessoal (EUA, desde 1890) Área de trabalho voltada prioritariamente para as transações processuais e os trâmites burocráticos. Este modelo surgiu quando os empregados se tornaram um fator de produção cujos custos deveriam ser administrados tão racionalmente quanto os custos dos outros fatores de produção. O gerenciamento dos custos era um elemento diferenciador de competitividade na época.

Os modelos de gestão de pessoas 2) Gestão do Comportamento Humano (a partir 1930) A utilização da psicologia como ciência para atuação sobre o comportamento das pessoas, traz uma nova orientação para gestão RH. Uma das principais contribuições foi descobrir que a relação entre a empresa e as pessoas é intermediada pelos gerentes de linha. Foco de atuação no treinamento gerencial, nos processos de avaliação de desempenho, desenvolvimento de perfis gerenciais coerentes com os processos de gestão de pessoas desejado pela empresa.

Os modelos de gestão de pessoas 3) Gestão estratégica de pessoas(entre 1970 e 1980) Integrar harmoniosamente as quatro áreas entre si e com a estratégia corporativa da empresa. Sistemas de RH: influência sobre os funcionários(participação), Processos de RH( recrutamento, desenvolvimento e demissão), sistemas de recompensa(incentivos, compensação e participação), organização de trabalho. - A gestão do comportamento humano deixa de ser geral para se tornar um problema do negócio e de sua estratégia, ocupando a função de elemento de diferenciação.

Os modelos de gestão de pessoas 4) Gestão de pessoas como vantagem competitiva (Porter) A gestão RH está relacionada à competitividade e o valor agregado ao negocio e clientes. Algumas exigências pesam sobre a função nas empresas pressionadas pelos tempos de globalização: devem ser estratégicas, competitivas, focadas nos processos de mudança organizacional e responsáveis pelo envolvimento do funcionário com elas, seus negócios, processos e produtos.

Os modelos de gestão de pessoas 4) Gestão de pessoas como vantagem competitiva (Porter) - Competitiva por 2 motivos: deve ser condizente com o ambiente de competitividade que caracteriza as organizações contemporâneas e porque privilegia e se articula em torno de competências. - A principal tarefa deste modelo é mobilizar a energia emocional das pessoas, ou seja, desenvolver e estimular competências humanas necessárias para o alcance dos resultados empresariais.