CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO

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Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO

GESTÃO COMPARTILHADA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO: A REESTRUTURAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS À LUZ DOS PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS, DA DIVERSIDADE CULTURAL E DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS Fonseca, Adriano Luís; Sugahara, Claudemir; Soares, Douglas; Garcia, Rita Elvira; Kassab, Yara.

Objetivos da Gestão Compartilhada Refletir sobre o papel crítico da gestão compartilhada para a continuidade das instituições de ensino superior. Criar canais de participação efetiva para docentes, discentes e demais colaboradores. Aproximar pessoas, estratégias e desempenho organizacional, visando à reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos.

Equipe envolvida Reitoria; Conselho Acadêmico; Coordenação dos cursos; Departamento Regulatório; Diretorias de Núcleo; Núcleo Docente Estruturante (Coordenadores / Docentes); Comissão Própria de Avaliação (Discentes, Docentes e Comunidade externa); Diretoria Regional de Operações.

FOCO DA PRATICA DA GESTÃO COMPARTILHADA. Articulação entre as áreas diversidade das ações meritocracia FOCO inclusão, integridade, ética

Econômico-Financeira Gestão educacional compartilhada um processo de reflexão e reconstrução acadêmica Administrativa Facilitadora das ações a serem implementadas e multiplicadora das diretrizes da IES. Econômico-Financeira Consolidação dos mecanismos de Gestão Financeira e Orçamentária (saúde financeira/educação de qualidade).

Gestão educacional compartilhada um processo de reflexão e reconstrução acadêmica Ações planejadas e desenvolvidas a partir de processos categorizados e divididos em períodos (de entendimento, de orientação, de reflexão e continuidade das atividades). Comunidade Reflete em ações que possibilitam a ampliação do vínculo com a comunidade externa e a formação de profissionais qualificados e comprometidos com as perspectivas da sociedade contemporânea.

RESULTADOS Clima organizacional: favorabilidade sobre Cultura e Valores (60%); Reconhecimento e Incentivos (56%)e Recursos (45%). Coordenadores (dos 39 coordenadores, 26 participaram) processos pedagógicos (elaboração do PPC e a execução do plano de ação) a maioria, 58%, reconhece que houve melhorias. Conselheiros (dos 18 conselheiros, 13 participaram) 57% ou mais dos conselheiros ressaltam essas melhorias no geral.

RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA DOS CURSOS – MEC/INEP

RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA DOS CURSOS – MEC/INEP Dimensão Organização Didático- Pedagógica. Comparativo 2011 - -2012

RESULTADOS AVALIAÇÃO INTERNA Indicadores de produtividade e/ou de satisfação dos coordenadores (atributos positivos do C.A): a) Representatividade (16%); b) Liderança e trabalho em equipe (15%); c) Objetividade e acolhedor (12%); d) Observador, Transformador e inteligente (6%); e) Agilidade e visão ampla (4%) e f) Cauteloso e diversificada (1,5%).

RESULTADOS AVALIAÇÃO INTERNA Indicadores de produtividade e/ou de satisfação dos colaboradores - atributos negativos ao C. A.: a) ineficácia (20%); b) distante (15%); c) ameaçador e prepotente (10%) Lições aprendidas 0bs: Necessidade de uma ação focalizada em cada campus (aproximação).

analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos; AÇÕES DE CONTINUIDADE Ações para atingir a meta de consolidação da cultura de gestão compartilhada permeada pela visão, missão e valores do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo: acompanhar a implementação dos planos de melhoria dos cursos in loco (campus); analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos; nomear o conselheiro relator para cada curso, por área - forma de agilizar o processo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS BARDIM, L. Análise de Conteúdos. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: edições 70, 1977. DAVENPORT, T. & PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: politicas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Natura S. C. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios, São Paulo: Cortes, 1998. DRUCKER, P. A organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. São Paulo: Futura, 1997.