Equipe: Ana Carla Pires Everton Luiz Petean Igor Alexandre de Brito Professor Orientador: Alexandre Violin Garcia. APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE.

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Transcrição da apresentação:

Equipe: Ana Carla Pires Everton Luiz Petean Igor Alexandre de Brito Professor Orientador: Alexandre Violin Garcia. APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Segundo Albuquerque (2009, p 157) “O fato de adotá-lo demonstra a constante intenção da instituição em aprimorar e atualizar suas ações, contribuindo com isso para elevação de sua credibilidade, tanto interna quanto externa”. BALANÇO SOCIAL: DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS SÓCIOAMBIENTAIS COMO MEIO DE GERAR VALOR A IMAGEM E RESPONSABILIDADE DA EMPRESA.

O balanço social, além de fornecer valiosas informações para a tomada de decisão e adoção de estratégias, pode também ser utilizado como instrumento para agregar valor a imagem e a marca da empresa? PERGUNTA PROBLEMA

Por ser uma ferramenta capaz de demonstrar de forma simples e transparente as informações socioeconômicas e financeiras relacionadas à atuação de cada empresa no meio social, o balanço social pode ser considerado um instrumento de amplificação do grau de confiança da sociedade na empresa. HIPÓTESE

OBJETIVO... Abordar a crescente preocupação das empresas em vincular sua imagem à noção de responsabilidade social através da divulgação do balanço social.

Conscientizar da importância do conceito de responsabilidade social; Indicar as vantagens obtidas através da divulgação do balanço social; Apresentar o modelo de elaboração do balanço social; METAS...

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL Atualmente, gestão ambiental é uma concepção global e que objetiva uma revisão do meio ambiente da empresa que permita identificar, analisar, solucionar ou contornar os pontos negativos na produção do bem ou serviço, determinando possíveis alternativas que respeitem as questões ambientais e sociais da organização e do seu entorno.

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE TRATAMENTO DADO AOS FUNCIONÁRIOS MEIO AMBIENTE INVESTMENTOS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS DIVERSIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA A empresa e a gestão ambiental A repercussão da gestão ambiental na empresa Contabilidade ambiental Contexto histórico do balanço social Indicadores de sustentabilidade

Estrutura do balanço social

ESTUDO DE CASO: CLEALCO AÇUCAR E ALCOOL S.A. Para o estudo de caso foi aplicado questionário na empresa Clealco, com o propósito de demonstrar como a empresa interage com a responsabilidade social e a demonstração dos resultados socioambientais obtidos, buscando como resultado identificar a sua influência na organização.

História da empresa 1980 constituiu-se formalmente a empresa foi aprovado o projeto, dando inicio a construção da destilaria ocorreu a moagem da primeira safra.

Porque é importante se integrar na causa ambiental? a) Melhoria da imagem institucional. b) Requisitos legais. c) Salvaguarda da empresa. d) Questões éticas. Resultados obtidos

Para a empresa de que forma são consideradas as exigências referentes à proteção ambiental? a) Obstáculo jurídico legal. b) Privação da liberdade ou cessação de direitos. c) Oportunidade de redução de custos. d) Fator de diferenciação da empresa no mercado.

A empresa publica algum tipo de demonstrativo dos resultados socioambientais obtidos? a) Sim. b) Não.

O que é possível encontrar no relatório de sustentabilidade da empresa? a)Temas e desafios atuais e futuros do setor que atua, relatados por parceiros, governo ou por concorrentes. b)Todas as informações requeridas no modelo de balanço social recomendado pelo Ibase. c)Não publica relatório de sustentabilidade. d)Nenhuma das alternativas.

Esse relatório assume metas de melhoria no desempenho em qual aspecto? a)Social b)Ambiental c)Econômico d)Nenhuma das alternativas

Observando os resultados obtidos com o estudo de caso realizado, podemos identificar que a empresa possui uma política que reflete o seu comprometimento com a proteção ambiental e responsabilidade social. Através de todas as questões analisadas, a única sugestão ou até mesmo conselho que podemos deixar para a empresa, é que ela não pare de investir em seus projetos socioambientais, e que possa estar sempre seguindo uma política de responsabilidade social, buscando a proteção do meio ambiente e a melhoria da sociedade.

Durante a pesquisa foi observado que a responsabilidade social é, hoje, um grande fator de competitividade no mercado, e um importante diferencial para acesso a novos mercados e investimentos, principalmente os externos. Portanto pode-se afirmar que a demonstração dos investimentos e resultados obtidos em práticas socialmente corretas, através do balanço social, tornou-se um instrumento indispensável para as empresas que buscam uma diferenciação e maior competitividade no mercado atual. Para concluir a pesquisa podemos afirmar que a pergunta problema foi respondida, e que a empresa segue a ideia de que o balanço social pode ser considerado um instrumento de amplificação do grau de confiança da sociedade na empresa.

Equipe: Ana Carla Pires Everton Luiz Petean Igor Alexandre de Brito Professor Orientador: Alexandre Violin Garcia.