Competências Interpessoais Objetivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
O QUE É RELAÇÃO HUMANA? PROFESSOR IVAN.
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
CULTURA ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Desenvolvimento organizacional
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Trabalhando com Grupos
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Recursos Humanos do Projeto
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Competência Interpessoal
DENILSONROSSI Cuidando de você Relação de Ajuda na Prática Pastoral Prof. Denilson A. Rossi.
Administração de Recursos Humanos II
Administração e o Mercado de Trabalho
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Solidificando seus relacionamentos

NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
REENGENHARIA.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Competência, comprometimento e identificação das atividades no trabalho Prof. Tatiane Darino.
O Atual Papel do RH nas Organizações
Gestão Estratégica de Pessoas
PROCESSO SELETIVO.
Antes de ser grupo, somos individuais.
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Resistências a Mudanças
Processos Administrativos Aula 1
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Gestão de Pessoas no Setor Público
Avaliação de Desempenho
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Comportamento Organizacional
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA. MAPEAR AS COMPETÊNCIAS  Saber fazer: são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Transcrição da apresentação:

Competências Interpessoais Objetivos Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr.  Unidade 2 Competências Interpessoais   Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz de: Compreender sobre o conceito de competência e suas ênfases; Entender sobre o Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA); e Perceber a importância de mensurar e desenvolver competências e o significado de competências interpessoais.

Um comportamento idealizado a ser seguido por outros indivíduos Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr.   Competência Um comportamento idealizado a ser seguido por outros indivíduos Vem do latim competentia e significa habilidade para apreciar e resolver qualquer assunto, aptidão, pretensão de igualdade, concorrência, confronto, oposição.

Significado de Competência Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Significado de Competência Competência envolve Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) Conhecimento Trata-se das informações e das experiências que a pessoa possui e as quais utilizará quando necessário Habilidade Está ligada à capacidade técnica de agir, isto é, saber o “como fazer” (know how) e agir com talento e obter êxito naquilo que se propôs a fazer. Atitude Vontade de agir, de pôr em prática. Está relacionada aos aspectos sociais e afetivos do indivíduo em relação a seu trabalho.

Outro modo de compreender as competências é por meio dos saberes: Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Outro modo de compreender as competências é por meio dos saberes: Saber ser (atitude) Saberes (conhecimento) Saber fazer (habilidade) A Figura 1 mostra os aspectos embutidos no conceito dos Saberes (competências)

Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Figura 1: Aspectos embutidos no conceito dos Saberes (competências) Fonte: Adaptada de Roque (2004)

As competências podem ser divididas em: Essenciais Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. As competências podem ser divididas em: Essenciais Competências passam a ser essenciais para dar suporte à estratégia organizacional. Devem refletir a mobilização do trabalhador para lidar com um ambiente instável. Funcionais Relativas ao desempenho das respectivas áreas vitais da organização. Individuais/gerenciais Relacionadas diretamente às pessoas que trabalham na organização.

Como Mensurar e Desenvolver Competências Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr.   Como Mensurar e Desenvolver Competências Graduá-las por nível de complexidade Nível de complexidade compreendido pelas pessoas está intimamente relacionado ao desenvolvimento profissional delas. Utiliza-se mapeamento de processos para identificar: - as competências técnicas (compõem o perfil profissional do cargo) -as competências de suporte (as que agregam valor às competências técnicas e que fazem a diferença no perfil profissional das pessoas)

Os padrões de crescimento das capacidades ao longo do tempo Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Após o processo de mapeamento de processos utiliza-se a gestão por competência Analisa-se: O potencial humano Os padrões de crescimento das capacidades ao longo do tempo Propiciando uma atuação de maneira planejada. Identifica-se então: As competências necessárias e as competências existentes Faz-se assim, um acompanhamento contínuo das competências desenvolvidas, com vistas ao cumprimento dos objetivos organizacionais.

Competência interpessoal Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Competência interpessoal Ocorre com a união de todos os aspectos das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), com os relacionamentos. É a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais Lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências de cada situação. O desenvolvimento das competências interpessoais depende da disposição, da força de vontade de cada indivíduo. Depende fundamentalmente de dois aspectos: - a percepção e a habilidade.

Conclui-se que competências interpessoais Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Conclui-se que competências interpessoais são resultado de uma percepção realística de si e dos demais indivíduos Somada a habilidades pessoais, as quais são responsáveis por desenvolver um relacionamento de ganho mútuo, satisfatório para ambas as partes. Ingrediente fundamental para o estabelecimento da sinergia organizacional, a qual evidenciará o bom entrosamento e desempenho das equipes de trabalho.

Discutimos as competências essenciais, funcionais e individuais. Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Resumo Entendemos o significado do CHA - conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que formam as competências. Discutimos as competências essenciais, funcionais e individuais. Tratamos da Mensuração e desenvolvimento de competências por meio da gestão do conhecimento. Concluimos a unidade conhecendo o conceito e a importância das competências interpessoais.