COMPOSTO MERCADOLÓGICO

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Transcrição da apresentação:

COMPOSTO MERCADOLÓGICO É o conjunto de estratégicas usadas – desde a concepção do produto até a sua colocação no mercado – para criar valor para o cliente e atingir os objetivos de marketing da organização (Gilbert Churchill, Marketing-Criando valor para os clientes, SP, Saraiva, 2000) Os 4 elementos básicos são: produto, preço, praça e promoção. Cada um deles tem a sua responsabilidade e importância e cabe ao profissional de marketing escolher qual deles enfatizar

COMPOSTO MERCADOLÓGICO PRODUTO Variedade de produto Qualidade Design Características Nome de marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Devoluções PRODUTO Bem físico Serviço Características Nível de qualidade Acessórios Instalações Garantia Linhas de produto Embalagem Marca

COMPOSTO MERCADOLÓGICO PREÇO Preço de lista Descontos Concessões Prazo de pagamento Condições de financiamento PREÇO Objetivos Flexibilidade Nível do ciclo de vida do produto Termos geográficos Descontos Condições especiais

COMPOSTO MERCADOLÓGICO PRAÇA/PONTO DE VENDA Canais Cobertura Variedades Locais Estoque Transporte PRAÇA/PONTO DE VENDA Objetivos Tipo de canal Exposição de mercado Tipos de Intermediário Tipos e localização de lojas Como lidar com transporte e armazenagem Níveis de serviços Recrutamento de intermediários Administração de canais

Composto mercadológico PROMOÇÃO Promoção de vendas Publicidade Força de vendas Relações públicas Marketing direto PROMOÇÃO Objetivos Composto de promoção Vendedores-tipos, numero,seleção, treinamento, motivação Propaganda- alvos, tipos de anúncios, tipo de mídia,definição de texto Promoção de vendas Publicidade

COMPOSTO DE MARKETING/COMPOSTO MERCADOLÓGICO/MIX DE MARKETING COMPOSTO DE MARKETINGProduto(a oferta tangível da empresa para o mercado)Preço (a quantidade de dinheiro que os consumidores têm de pagar pelo produto) Praça(tornar o produto acessível e disponível aos consumidores)Promoção(comunicar e promover os produtos ao mercado- alvo)=========MERCADO-ALVO

Os 4 As do marketing Prof. Raimar Riders Visão Sistemica: Análise Adaptação Ativação Mix Mercado Avaliação Feedback

Análise Análise ambiental e competitiva Pesquisa de mercado Sistema de informação

Adaptação Design Marca Embalagem Preço Assistência aos clientes

ativação Distribuição e logística Comércio eletrônico Força de vendas Propaganda e promoção

avaliação Avaliação do ambiente econômico/financeiro Aplicação de controles Auditoria de marketing