ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.

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Transcrição da apresentação:

ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo

Qualidade conceito: Qualidade é o conjunto total de atividades que permitem obter um produto ou serviço,dentro de requisitos(condições)que atendam às expectativas e necessidades dos clientes, com custo ótimo, dentro do prazo desejado, obtendo-se o melhor retorno, isto é, lucro e satisfação da empresa, do cliente e de todos os envolvidos.

Qualidade conceito: A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas das empresas. A qualidade está intimamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício e do envolvimento de todos na empresa.

ISO 9001: 2000 O que é? É um conjunto de requisitos que permite que o nosso desempenho seja cada vez melhor, aumentando a qualidade e competitividade da empresa. Tornar-se uma empresa com certificação pela norma ISO 9001:2000,significa que sua empresa possui planejamento e controle de seus processos.

ISO 9001: 2000 Na implantação da norma são definidos e documentados os principais processos.A empresa deve seguir esses processos,reduzindo assim as chances de falhas no produto final.Isso deve ser controlado continuamente. Por fim, através da certificação, a empresa pode comprovar para o mercado que realmente atua de acordo com o Sistema de Gestão implantado.

Certificados

ISO 9001: 2000 Política da Qualidade: É o propósito da empresa: “Fornecer serviços e produtos com qualidade,para atender as necessidades de nossos clientes,buscando melhorias contínuas através da valorização dos colaboradores,de forma a garantir a lucratividade e o crescimento sustentável”

ISO 9001: 2000 Objetivos da Qualidade: Satisfazer as expectativas do cliente; Atuar de forma ética e responsável nas relações com os colaboradores,promovendo um ambiente de trabalho onde as pessoas possam expressar o seu potencial máximo; Prover aprimoramento e treinamento continuado dos colaboradores; Melhorar continuamente o SGQ; Garantir a segurança e a saúde dos colaboradores; Busca de Lucro para assegurar a sobrevivência e crescimento sustentável,

ISO 9001: 2000 O que se ganha com a Certificação? Maior transparência na relação junto as partes interessadas; Maior competitividade da empresa;portanto maiores oportunidades de vendas; Melhoria da imagem da empresa perante o mercado, órgãos de fiscalização, agências de financiamento, comunidade; Redução de custos, pois os problemas que aparecem na empresa são tratados para não se repetirem; Produtividade e eficiência melhoradas, o que também leva a reduções de custo;

ISO 9001: 2000 O que se ganha com a Certificação? Diminuição de erros e desperdícios, pois as tarefas são previamente planejadas e padronizadas; Melhor desempenho de produtos/serviços e portanto níveis mais altos de satisfação de clientes; Percepção melhorada dos clientes em relação à imagem,cultura e desempenho da organização; Melhoria da comunicação e satisfação no trabalho.

Conhecendo um Sistema da Qualidade baseado na ISO 9001

O Ciclo da Melhoria Contínua ISO 9001: 2000 O Ciclo da Melhoria Contínua Agir: Planejar: Como Corrigir, Adequar, ou Melhorar? O quê fazer? Como fazer? Agir corretivamente e/ou preventivamente. Definir metas e objetivos e documentar. Checar: Desenvolver: Estamos realizando conforme o planejado (documentado)? Realizar conforme planejado (documentado).

Indicadores de desempenho ISO 9001: 2000 Indicadores de desempenho São meios utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo.

ISO 9001: 2000 Quais são os tipos de indicadores Satisfação do Cliente: é avaliada através de formulário a ser preenchido no decorrer ou no final da obra.Serve para saber o quanto nossos clientes estão satisfeitos ou insatisfeitos com nosso trabalho. Satisfação dos Colaboradores: é avaliada através de formulário ou sugestões e reclamações depositadas na caixa de sugestões. Desempenho do Processo: Serve para saber se estamos atingindo as metas/objetivos traçados para o processo ou atividade. Qualidade do Serviço: Serve para saber se estamos fazendo bem feito o nosso trabalho.

Procedimentos / Instrução Técnica ISO 9001: 2000 Procedimentos / Instrução Técnica São documentos que descrevem com detalhamento um determinado processo ou atividade.

Procedimentos - PS PS-001-RR8 - Elaboração e Controle de Documentos e Dados PS-002-R05 - Controle de Registros da Qualidade PS-003-R07 - Planejamento da Realização de Serviços e Produtos PS-004-R09 - Análise Crítica dos Processos Relacionados ao Cliente PS-005-R11 - Projeto, Controle e Desenvolvimento de Serviços e Produtos PS-006-R07 - Aquisição e Avaliação de Serviços e Produtos PS-008-R05 - Responsabilidade da Direção PS-009-R04 - Desdobramento dos Objetivos da Qualidade e Melhoria Contínua PS-010-R06 - Gestão de Recursos e da Competência PS-011-R05 - Auditorias Internas da Qualidade PS-012-R03 - Controle de Produtos não Conformes PS-013-R03 - Ação Corretiva e Ação Preventiva PS-014-R06 - Pesquisa de Satisfação do Cliente PS-015-R02 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade NR10

Instrução Técnica - IT IT-001-R02 - Fabricação e Montagem de Suportes IT-002-R02 - Instalação de Linhas Elétricas IT-003-R02 - Instalação de Painéis Elétricos IT-004-R02 - Instalação de Transformadores de Distribuição e Força IT-005-R02 - Lançamento de Condutores Elétricos IT-006-R02 - Ensaios Elétricos e Dielétricos em Condutores IT-007-R01 - Execução Conexões Elétricas IT-008-R02 - Execução de Aterramentos Elétricos IT-009-R02 - Retrofit - Recebimento e Entrega de Produtos IT-010-R01 - Linhas de Processo IT-011-R01 - Instalação de Instrumentação IT-012-R02 - Operação de Equipamentos de Teste - Hi Pot e Megger IT-013-R01 - Validação por Comparação de Multímetros com Referências ext. IT-014-R03 - Verificação de Trenas e Nivelador IT-016-R01 – Faturamento IT-017-R03 - Encerramento de Serviços e Produtos IT-018-R02 - Mobilização e Desmobilização de Canteiro de Obras IT-019-R02 - Recebimento, Armazenamento e Preservação de Materiais IT-021-R01 - Execução Conexões Elétricas com Solda Exotérmica

ISO 9001: 2000 Comprometimento e colaboração: A participação dos funcionários se tornou um ponto chave na busca da melhoria contínua, ninguém melhor que os próprios executores da tarefa para dar sugestões de melhorias no processo. Empresas onde existe comprometimento e participação dos funcionários tornam-se mais competitivas e conseqüentemente atingirão suas metas e requisitos do mercado,em tempo surpreendente. O comprometimento das equipes de trabalho é um fator decisivo na excelência da qualidade e no crescimento da empresa.

É imprescindível o espírito de equipe e o comprometimento com os resultados