DAS CORPORAÇÕES GERENCIADAS ÀS GOVERNADAS  Claramente estabelecido.  Geralmente ampliado.  Estágio mais avançado.  Não definido com clareza.  Geralmente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
G L O S S Á R I O Accountability: prestação de contas com responsabilidade. Board of directors: membros do conselho de administração. Cadbury Report: código.
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Governança Corporativa
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Governança Corporativa – Foco no Máximo Retorno dos Proprietários
Conceitos de Governança Corporativa
Administração Estratégica
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Projeto em Engenharia de
Control Objectives for Information and related Technology
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
PESQUISA, CONHECIMENTO E TECNOLOGIA: FATORES-CHAVE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PESQUISA, CONHECIMENTO E TECNOLOGIA: FATORES-CHAVE DO DESENVOLVIMENTO.
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Organizações e a Divisão do trabalho
Gestão Ambiental na Indústria Siderúrgica
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Acompanhar produto e processo
Introdução: Conceitos
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Tendências: Governança, Sustentabilidade e Cidadania Corporativas
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Planejamento Estratégico
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
GOVERNANÇA CORPORATIVA
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Sustentabilidade no Grupo Boticário.
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
Seminário Avançado - Eletiva A
Planejamento e estratégia
COMPLIANCE 30/03/2010.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Tópicos Contemporâneos de Administração
Conceito Evolução Principais autores Características
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
Governança cooperativa
Perspectiva estratégica da qualidade
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
Planejamento e Estratégia
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Princípios de gestão da qualidade
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
Início do projeto exemplo
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE C&T&I MCSouzaPaula-abril2013.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

DAS CORPORAÇÕES GERENCIADAS ÀS GOVERNADAS  Claramente estabelecido.  Geralmente ampliado.  Estágio mais avançado.  Não definido com clareza.  Geralmente limitado.  Estágio minimalista. MODELO DE GOVERNANÇA  CA como hierarquia superior. DE subordinada a diretrizes de alto alcance emanadas do CA.  Processo sucessório sob responsabilidade do CA.  Presença do CEO nas reuniões do CA limitada à pauta de apresentação dos resultados.  Estratégia gerada pela DE, mas com forte envolvimento do CA na emissão prévia de expectativas.  DE como hierarquia superior. CA como órgão de expressão secundária.  Processo sucessório conduzido pelo CEO.  CEO conduzindo efetivamente as reuniões do CA.  Estratégia gerada pela DE, com reduzido envolvimento do CA na definição prévia de guide lines. PODER DO CA CORPORAÇÕES GOVERNADASCORPORAÇÕES GERENCIADASCATEGORIAS

DAS CORPORAÇÕES GERENCIADAS ÀS GOVERNADAS  Monitora e analisa mudanças externas de alto impacto nos negócios e na gestão.  Negociação CA/DE na homologação da estratégia. Rumos compartilhados.  Desempenho da DE avaliado a partir de parâmetros estratégicos, com clara subordinação do business plan às estratégias homologadas.  Focado no desenvolvimento de oportunidades de negócios de alta relevância, como aquisições, alianças e fusões.  Funcionamento regular de comitês técnicos. Conselheiros presentes e organização aberta para busca de informações. Solicitações regulares e aceitas como prática contributiva.  Pauta de trabalhos não inclui acompanhamento sistematizado do ambiente externo.  Homologação da estratégia geralmente garantida. Ausência de restrições.  Avaliação do desempenho da DE limitada ao cumprimento do business plan e aos orçamentos operacionais.  CA examina oportunidades trazidas pela DE. Discreta proposição de projetos impactantes.  Funcionamento regular de comitês técnicos com presença de conselheiros. Mas discreto envolvimento na busca pessoal de informações. ENVOLVIMENTO DO CA CORPORAÇÕES GOVERNADASCORPORAÇÕES GERENCIADASCATEGORIAS

GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA CORPORATIVAS: UMA SÍNTESE DA EVOLUÇÃO PERÍODOSPERCEPÇÕES, PRESSÕES E AVANÇOS FASE EMBRIONÁRIA Após-guerra a anos 80. Forte e desbalanceada presença da Direção Executiva. Conselhos não independentes e pouco atuantes. Desatenção para com direitos de acionistas não controladores. Associativismo (acionista, empresas de capital aberto, conselheiros). O DESPERTAR Anos 80 Corporações gerenciadas, não governadas. Mudanças globais em gestação: macroalianças nacionais e reestruturações setoriais. Exigências crescentes: papéis e responsabilidades redefinidas.

GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA CORPORATIVAS: UMA SÍNTESE DA EVOLUÇÃO PERÍODOSPERCEPÇÕES, PRESSÕES E AVANÇOS A MATURAÇÃO Anos 90 Indignação: fraudes e escândalos corporativos. Relatórios produzidos por comissões e organizações multilaterais. Empowerment dos Conselhos. Pressões de órgãos reguladores e associações. Elaboração de Códigos de Melhores Práticas. Governança Corporativa: síntese de avanços conceituais e práticas de gestão.

GOVERNANÇA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA CORPORATIVAS: UMA SÍNTESE DA EVOLUÇÃO PERÍODOSPERCEPÇÕES, PRESSÕES E AVANÇOS A GRANDE TRANSIÇÃO Novo século, nova era corporativa Assimilação do conceito e das práticas de Governança Corporativa:  Pelas corporações.  Pelo mercado de capitais. Avanços na compreensão de novas responsabilidades: ambientais e sociais. Desenvolvimento de novos códigos:  Sustentabilidade Corporativa.  Cidadania Corporativa.

Adoção de Códigos de Melhores Práticas de Governança Corporativa, focados em quatro compromissos essenciais: fairness, disclosure, accountability e compliance. REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 1. RUMO ÀS MELHORES PRÁTICAS

Adoção de Códigos de Melhores Práticas de Governança Corporativa, focados em quatro compromissos essenciais: fairness, disclosure, accountability e compliance. REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 1. RUMO ÀS MELHORES PRÁTICAS

Adesão aos requisitos exigidos pelo mercado de capitais e por agências de rating para diferenciação das corporações a partir das práticas de Governança Corporativa adotadas. REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 2. BUSCA POR NÍVEIS DIFERENCIADORES

Ampliação dos modelos shareholder de Governança Corporativa (centrados nos objetivos de riqueza e de retorno dos Acionistas) na direção de modelos stakeholder (abertos para a inclusão de objetivos de Outras Partes Interessadas). REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 3. AMPLIAÇÃO DOS MODELOS

Inclusão nos macroobjetivos corporativos centrados na gestão dos negócios e de seus resultados (Governança Corporativa) de mais duas dimensões estratégicas complementares: a ambiental (Sustentabilidade Corporativa) e a Social (Cidadania Corporativa). REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 4. DIMENSÕES COMPLEMENTARES

Abertura do leque de compromissos em direção a um Código de Melhores Práticas de Responsabilidade Corporativa, resultante da fusão de três dimensões estrategicamente conectadas: econômico-financeira, ambiental e social. REAÇÃO A FATORES EXTERNOS E INTERNOS: CINCO GRANDES TENDÊNCIAS PERCEBIDAS 5. ABERTURA DO LEQUE DE COMPROMISSOS: A assimilação do conceito abrangente de responsabilidade corporativa

A ABERTURA DAS FRONTEIRAS CORPORATIVAS: AÇÕES INTERNAS E EXTERNAS INTEGRADAS À ESTRATÉGIA E ÀS OPERAÇÕES RESPONSABILIDADE CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA ACIONISTASCONSELHOS DIREÇÃO OUTRAS PARTES INTERESSADAS SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA TRANSFOR- MAÇÃO RECURSOS PRESERVAÇÃ O CIDADANIA CORPORATIVA INCLUSÃO SOCIAL DIREITOS HUMANOS AÇÕES ESTRUTURAIS

GOVERNANÇA CORPORATIVA  Adesão aos níveis diferenciados definidos pelo mercado.  Sensibilidade às avaliações das agências de rating.  Ampliação do raio de alcance: da tríade acionistas-conselho- direção para outras partes interessadas.

SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA  Recursos : equilíbrio de longo prazo entre transformação e preservação.  Processos: retornar, reciclar, reprojetar, reduzir (os 4 Rs).  Produtos: t ecnologias reducionistas.

CIDADANIA CORPORATIVA  Sensibilidade para uma das questões cruciais do século XXI: a redução da exclusão socioeconômica.  Ações estruturais, voltadas para educação, comportamento, ética.  Sustentação das conquistas sociais: a seguridade em suas múltiplas dimensões.

OS TRÊS ESTÁGIOS DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA ESTRATÉGICO Abordagem da Responsabilidade Corporativa integrada à estratégia. Integração das diretrizes de Governança, de Sustentabilidade e de Cidadania. Ampliação consciente das fronteiras corporativas: assimilação e internalização do conceito de empresa válida. Adesão a certificações de interesse global: alta sensibilidade ao ativismo responsável. Alavancagem do poder corporativo:  Engajamento na definição de projetos nacionais de desenvolvimento.  Co-gestão do equilíbrio político- institucional. Compromisso transgeracional: ações corporativas compatíveis com a garantia de provisões das gerações futuras. AMPLIADO Além da conformidade legal:  Adesão a critérios de rating.  Fairness, disclosure, accountability como credos praticados. Foco em maximizar atributos positivos. Certificações mais abrangentes: adesão pioneira a causas de interesse externo. Leque mais aberto de fatores-chave de sucesso. MINIMALISTA Conformidade legal, compliance:  Questões societárias.  Questões ambientais.  Questões sociais. Foco em minimizar impactos negativos. Certificações de interesse corporativo, nas três dimensões. Definição restrita de fatores- chave de sucesso

UMA SÍNTESE CONCEITUAL: MATRIZ DOS ESTÁGIOS E DAS DIMENSÕES DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA Desenvolvimento vertical: dimensões incorporadas CIDADANIA CORPORATIVA Inclusão. Ações estruturais. Sustentação das conquistas. SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA Equilíbrio transformação- preservação. Os quatro Rs. Reducionismo. Desenvolvimento horizontal: estágios mais avançados GOVERNANÇA CORPORATIVA Níveis diferenciados. Avaliações high rated. Ampliação do raio de alcance. ESTRATÉGICO Internalização do conceito de empresa válida AMPLIADO Além da conformidade: adesão a avanços MINIMALISTA Conformidade legal Estágios Dimensões