PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Advertisements

Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Acompanhamento e Monitoramento das Ações Estratégicas do PETI
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O Manifesto Mundial da Educação Física da Fédération Internationale D´Education Physique (FIEP), a Educação.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
1 SEMINÁRIO PAIR EXPANSÃO BELO HORIZONTE 12 de maio de 2009 PAIR Minas inicia atividades de Formação.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários do Cadastro Único Secretaria Nacional de Renda de.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Plano de Regionalização dos Serviços de Proteção Social Especial do Estado do Ceará Fevereiro
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Ouvidoria Estadual de Saúde Mato Grosso do Sul I Seminário sobre Ouvidoria em Saúde Mato Grosso do Sul 23 de julho de 2009.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
Responsabilidade Social Projeto Cuidados Continuados Integrados
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Execução do Componente 01:  Articulação Político-institucional  Diagnóstico Rápido Participativo Julho de 2011.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República Serviço Público Federal Fundação Universidade.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL. REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL Reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições com o propósito de promover o desenvolvimento.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
Curso de Formação Geral para Conselheiros Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares Campo Grande, MS, 15.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS CENTRO DE CONVENÇÕES RUBENS GIL DE CAMILO DATA: 10,11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2009.
Encontro Nacional de Trabalhadores da Assistência Social Região Centro Oeste Sistematizadora- Profa Valdete de Barros Martins.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
PAIR MINAS – Ribeirão das Neves. SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ADESÃO AO PAIR MINAS Local: CAIC – Auditório Interno Data: 03 de junho Horário: 8h às 12 h.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS 1997: início das atividades, com a aprovação do projeto de extensão “Centro de Estudos, Formação e Informação em Políticas Públicas voltadas ao Atendimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, na época englobando três atividades: “Escola de Conselhos”, “Banco de Dados” e “Centro de Documentação” Objetivo: integrar as ações de extensão desenvolvidas pela UFMS no campo dos direitos humanos e sociais, em especial as ações destinadas ao aprimoramento de políticas públicas voltadas às áreas da criança e do adolescente, do trabalho, emprego e renda, do controle social e das minorias étnicas e raciais.

PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS Desde sua criação, realizou uma série de atividades voltadas ao aperfeiçoamento e qualificação de atores que compõem a rede de atendimento e defesa dos direitos humanos (sobretudo de crianças e adolescentes), bem como atividades voltadas ao apoio e à assessoria técnica aos órgãos e instituições que atuam na área. 2005: devido ao aumento de demanda e de parcerias, torna-se programa de extensão, ou seja, “conjunto de projetos de caráter orgânico- institucional, com clareza de diretrizes e voltados a um objetivo comum.”

PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS Atualmente, constitui-se como um programa que reúne várias atividades ligadas à extensão e pesquisa acadêmica no campo dos direitos humanos e das políticas públicas. Atua organizando atividades de extensão e pesquisa que atendam as demandas de instituições públicas e sociais, privilegiando o desenvolvimento de metodologias de atendimento. Em âmbito nacional, desenvolve trabalhos de assessoria técnica aos órgãos e instituições que atuam na área das políticas públicas. Por solicitação da SEDH, prestou à assessoria às Escolas de Conselhos.

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO Formação Continuada para os Profissionais do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso do Sul -5 cidades: 800 Profissionais 5 projetos políticos pedagósgicos 240 PIA-s Implantação da Rede Regional de Luta Contra o Tráfico de Crianças e Adolescentes para fins de Exploração Sexual na Região do Mercosul, com atuação em 15 cidades Argentinas(4), Brasileiras(7), Paraguai(1) e Uruguaias(3) 4 Países, 15 Estados/Províncias/Departamentos 3000 pessoas mobilizadas e Capacitadas 15 Diagnósticos Locais 15 Planos Locais/ 6 Planos Bi-Nacionais/ 1 Plano Transnacional/ 1 Plano Regional 1 publicação bilíngue 1 site Capacitação e Assessoria Técnica à Equipe Técnica do CREAS de Campo Grande/MS 80 Profissionais Capacitados 5 protocolos de atendimento

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO Construção da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e suas Famílias de Campo Grande/MS 1 Diagnóstico 1 Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária 150 Profissionais Capacitados Expansão da Metodologia do PAIR em Mato Grosso do Sul – 11 cidades 2200 pessoas mobilizadas e Capacitadas 11 Diagnósticos Locais 11 Planos Locais 2 publicações Apoio à Gestão Nacional do PAIR – Disseminação da Metodologia – 15 Estados Assistidos 100 Profissionais assessorados 212 municípios assistidos 1 site Ampliação das Ações de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Território Nacional com a implantação do PAIR 5 Estados 5 Capitais – AL,ES,PR,RS e SP 1500 pessoas mobilizadas e Capacitadas 5 Diagnósticos Locais 5 Planos Locais 1 publicação Aprimoramento das Ações Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Território Nacional em 27 Estados e Região do Mercosul Capacitação de Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente – 78 cidades Avaliação das Escolas de Conselhos no Brasil – 15 Estados

Trabalho com e para Conselheiros Assessoria permanente a 78 CT´s e CMDCA - Site on line, ´s, Fone, etc Seleção e capacitação de CT´s Assessoria para Planos Muncipais Assessoria Legislação Cursos de Formação – 200h aulas presenciais +80h de produção + 60h replicação Seminário Final Publicação

PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS COORDENADOR GERAL: Antônio José Ângelo Motti Endereço: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Cidade Universitária – Caixa Postal 549 – CEP – Campo Grande, MS Telefone: