A RETOMADA DA RESPONSABILIDADE MUNICIPAL NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA O DEBATE. Alice Borges Maestri Dieter Wartchow.

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Transcrição da apresentação:

A RETOMADA DA RESPONSABILIDADE MUNICIPAL NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA O DEBATE. Alice Borges Maestri Dieter Wartchow 17/05/2016 XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 Jaraguá do Sul - SC

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DIRETA MUNICIPAL INDIRETA (DELEGAÇÃO) GESTÃO ASSOCIADA PÚBLICA CENTRALIZADA DEPARTAMENTO, SECRETARIA OU SERVIÇOS DESCENTRALIZADA AUTARQUIA, EMPRESA PÚBLICA CONTRATO DE CONCESSÃO POR MEIO DE LICITAÇÃO A UMA EMPRESA PRIVADA CONSÓRCIO PÚBLICO COMPANHIA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO (CESB) Através de um contrato de programa Introdução A prestação dos serviços de saneamento básico é de responsabilidade do titular, o Município

Introdução Lei de 05 de janeiro de 2007 universalização dos serviços com qualidade e viabilidade financeira Companhias Estaduais de Saneamento Básico (CESB) Não atende conteúdos mínimos - Resolução nº 75 (Art 4°) aprovada pelo ConCidades, em 02/07/2009 Deseja firmar contrato de programa por meio de gestão associada Disponibiliza Plano Municipal Setorial de Água e Esgoto

Introdução Os municípios ficam sem saída e à mercê das regras impostas pelas CESB ou tentados a conceder estes serviços à iniciativa privada. Falta de conhecimento Falta de capacidade de argumentação Inviabilizados por demandas judiciais Supostamente sem recursos humanos e financeiros DEVIDO

No Rio Grande do Sul CESB = Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) Não oferece garantia de não empreender negócios por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) ou Sociedades de Propósito Específico Ao renovar a prestação dos SAA e SES, oferece um contrato de programa padrão vinculado a um Plano Setorial de Água e Esgoto Introdução Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) IMUTÁVEL

Objetivos Mostrar aos gestores municipais a visão de novas realidades e possibilidades Mostrar que é possível exercer o protagonismo no PMSB, estabelecendo um modelo de gestão pública através de uma gestão autônoma Relembrar que os interesses dos Municípios devem estar acima dos interesses corporativos de empresas públicas com viés comercial ou com compromissos com as Parcerias Público-Privadas

Material e Métodos PMSB elaborados dos Municípios do Rio Grande do Sul: Camaquã e Liberato Salzano Analisados cenários para a prestação de serviços de água e esgoto: Gestão Pública Municipal Gestão Associada mediante a assinatura de contrato de programa com a CORSAN. PMSB segue padrão do Ministério das Cidades ou da Fundação Nacional de Saúde (Funasa)

Município Concede SAA anos CORSAN CORSAN elabora PMSB do SAA e do SES que não atende o conteúdo mínimo atual Elabora o PMSB Aprova Lei Municipal Contrato de programa através de uma Gestão associada Secretaria ou departamentos Administração indireta Minuta de contrato padrão Administração direta Dificuldade de cobrança na tarifa Inadimplência Condições de Investimento Plano Estratégico de investimento Tarifa de água e esgoto do sistema Risco de PPPs Não tem tarifa diferenciada Não é um sistema integrador Patrimônio Antes da Lei Depois da Lei PROBLEMAS

Resultados/Discussão Zona urbana: atendida pela CORSAN Zona rural: não atendida CORSAN, considera que não há viabilidade financeira CONTRATO PADRÃO DA CORSAN Sem apoio Município continua responsável Zona rural Problemas relativos a potabilidade da água POR QUE? Não há universalização do atendimento CONSEQUÊNCIA

Resultados/Discussão NÃO permite tarifação diferenciada ou dificulta a cobrança de tarifas de esgoto misto CONTRATO PADRÃO DA CORSAN Tarifas do sistema para prestação dos sistemas de serviço CORSAN > Gestão municipal Elevado padrão da despesa de pessoal Rateios de empréstimos Implantação de SES com recursos não onerosos da União ou uma implantação progressiva Quando Devido

Resultados/Discussão Avaliação patrimonial CONTRATO PADRÃO DA CORSAN Município quer reassumir os SAA e SES CORSAN define a indenização Parâmetros Considera Valor de mercado e as reais condições de uso / operacionalidade Não Considera Balanço entre despesas e receitas na unidade de saneamento Lei Nº Art. 58 § 3 o inciso I, §4° e §5°

Resultados/Discussão Regulação CONTRATO PADRÃO DA CORSAN AGERGS - dificuldades e falta de familiaridade com a Lei Nº MUNICÍPIO VS. CESB Questionar cláusulas contratuais Buscar providências Constituir uma instância de regulação ou fiscalização POR QUE?

Resultados/Discussão Constituição de um fundo municipal para a gestão compartilhada (FMGC) CONTRATO PADRÃO DA CORSAN Municípios com SAA da CORSAN Superávit Caixa ÚNICO Sócio Majoritário - RS Destinado para outro fins FMGC Não deve socializar o prejuízo nem centralizar o lucro Realização de investimentos Atingida a universalização Fim dos recursos do FMGC Porém... Município necessitará recursos financeiros

“Entes administrativos autônomos, criados por lei específica, com personalidade jurídica de direito público, patrimônio próprio e atribuições outorgadas na forma da lei, tendo como princípio fundamental a descentralização” Funasa Resultados/Discussão AUTARQUIA MUNICIPAL

ItemEspecificaçãoUnidadeCENÁRIO 1CENÁRIO 2 DESPESAS TOTAIS COM OS SERVIÇOS (DTS) DESPESAS DE EXPLORACÃO (DEX) Total (DEX)R$/ano392, , Pessoal próprioR$/ano195, , Produtos químicosR$/ano Energia elétricaR$/ano105, Serviços de terceirosR$/ano9, Água importada (bruta ou tratada)R$/ano0.00 Esgoto bruto exportadoR$/ano-- Fiscais ou tributárias computadas na DEX R$/ano43, Outras despesas de exploraçãoR$/ano37, SERVIÇO DA DÍVIDA - PARCELA 1 DE 2 Juros e encargosR$/ano18, Variação cambialR$/ano7, TotalR$/ano25, Depreciação, amortização e provisãoR$/ano27, Fiscais ou tributários não incidentes na DEXR$/ano0.00 Outras despesasR$/ano0.00 TOTAL (DTS)R$/ano445, , VOLUMES DE ÁGUA FATURADO1000m³/ano72.32 DESPESA TOTAL COM OS SERVIÇOS POR M³ FATURADOR$/m³ Informações sobre despesas totais com os serviços consideradas para o cenário 1 e cenário 2 – Liberato Salzano. (Fonte: SNIS, 2012) Valor da Tarifa: R$ 5,72/m³ (SNIS, 2012)

Conclusão O contrato padrão da CORSAN carece de uma revisão URGENTE É preciso capacitar e assessorar os municípios, principalmente os menores, em suas responsabilidades de fiscalização e controle dos contratos. A organização da prestação de serviços de saneamento no âmbito municipal tem demonstrado vantagens financeiras e podem garantir a soberania municipal quanto à tomada de decisão de como organizar e prestar estes serviços.

Conclusão Os Fundos Municipais de Gestão Compartilhada podem ser de grande utilidade para o município se aplicados corretamente. A implantação de fundos com a participação de grupo gestor local de saneamento pode contribuir para a universalização de esgotamento sanitário urbano e saneamento em áreas rurais.

OBRIGADA!