Entendendo algumas questões sobre o Enem Prof. Nonato Furtado (IFCE) nnnn aaaa tttt oooo eeee ssss pppp aaaa yyyy aaaa hhhh oooo oooo.... cccc oooo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
8º GD DE LÍNGUA PORTUGUESA. MORTE E VIDA SEVERINA 60 ANOS DEPOIS
Advertisements

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola Metodologia de Pesquisa I Prof. Dr. Ayres Charles Produção Acadêmica:
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
ENEM – desafios  180 Itens e Redação;  Extensão dos itens – ritmo de leitura;  Características do Item;  Marcação do gabarito – cor da prova;  TRI.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
Entendendo algumas questões sobre o NOVO ENEM Matemática e suas Tecnologias E. E. M. CEL MURILO SERPA Professor: GEORGE HENRIQUE.
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Fundamentos da Administração
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Tecnociência e suas implicações para a educação
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Entendendo algumas questões sobre o Enem Prof. Nonato Furtado (IFCE) nnnn aaaa tttt oooo eeee ssss pppp aaaa yyyy aaaa hhhh oooo oooo.... cccc oooo mmmm.... bbbb rrrr

Para começar! Balanço metodológico: ENEM e Novo ENEM

A Matriz de Referência e a Prova de 2010: Análises

Uma definição e competências e habilidades Entende-se por competências cognitivas as modalidades estruturais da inteligência – ações e operações - que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos (inclusive o próprio conhecimento), situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer. As habilidades instrumentais referem-se, especificamente, ao plano do ‘saber fazer’ e decorrem, diretamente do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades. FINI, Maria Inês. “Introdução”. SAEB –Matrizes Curriculares de Referência. MEC/INEP,1999.

Além das Competências e Habilidades: Eixos cognitivos I.Dominar linguagens (DL); II.Compreender fenômenos (CF); III.Enfrentar situações-problema (SP); IV.Construir argumentação (CA); V.Elaborar propostas (EP).

Por que: Uma curiosidade. Por que: - Ciências Humanas e suas tecnologias? - Ciências Naturais e suas tecnologias? - Linguagens, Códigos e suas tecnologias? - Matemática e suas tecnologias? Tecnologia: aquilo que se produz a partir de uma conhecimento.

Acesso: mudança de paradigma Na UFC 2007 a 2009 Avaliação do vestibular: - Papel indutor dos conteúdos curriculares; - Política de isenção insuficiente para inserção da E.P; - Prevalência do modelo tradicional de avaliação centrada na memorização de conteúdos; - Seleção isolada para as IES; - Ênfase na teoria clássica de avaliação.

Acesso: mudança de paradigma No Brasil em 2009 Novo Enem: - Permanece a avaliação focada na averiguação das habilidades e competências adquiridas ao longo da escolaridade básica; - Cai a abordagem interdisciplinar; - MEC explicita objetos do conhecimento; - Adota a TRI como fórmula de medida. Surge SISU - Democratização das oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior; - Indução à reestruturação dos currículos do Ensino Médio; - Possibilidade de mobilidade acadêmica.

Acesso: mudança de paradigma Competências e habilidades – uma questão de abrangência “Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”. (Perrenoud in PCN+, Brasil, 2002, p.30) “Como metáfora, poder-se-ia comparar competências e habilidades com as mãos e os dedos: as primeiras só fazem sentido quando associadas às últimas”. (PCN+, p.16)

Acesso: mudança de paradigma E os conteúdos? “Não se desenvolvem competências sem recorrer a conteúdos – a menos que se queira, de forma caricatural, restringir a noção de competência a práticas que mobilizam apenas os saberes do senso comum, aqueles derivados da experiência” (PCN+, Brasil, 2002, p.31)

Acesso: mudança de paradigma HABILIDADESCONHECIMENTO ATITUDES COMPETÊNCIA

Acesso: mudança de paradigma ENEM – desafios Itens e Redação; - Extensão dos itens – ritmo de leitura; - Características do Item; - Marcação do gabarito – cor da prova; - TRI – modelo de medida. “ Quem sabe o mais, sabe o menos.”(Yakawa)

Os 5 Eixos Cognitivos I. Dominar linguagens (DL): II. Compreender fenômenos (CF): III. Enfrentar situações-problema (SP): IV. Construir argumentação (CA): V. Elaborar propostas (EP): Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. dominar a norma culta da Língua várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. construir e aplicar conceitos das relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. selecionar, organizar, em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. relacionar informações, representadas na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. recorrer aos conhecimentos desenvolvidos

A título de exemplo: UFC 1ª Etapa, Questão 51.Disponível em

A título de exemplo: ENEM Modelo Enem. Questão 2. Disponível em

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

1. 1. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS  Destaque para os temas da Geografia contemporânea: formação de lixões, poluição e outros modos de degradação do meio ambiente;  Por outro lado, destaque para os temas clássicos da Geografia; solos, períodos de estiagem e fontes de energia (destaque maior para esse ultimo);  Na História: Império Inca, população indígena e movimentos sociais brasileiros, a exemplo da Guerra de Canudos;  Questões teóricas de História Crítica: Focault e outros;  Vastidão de textos (poucas imagens);  A TV e a ética estiverem presentes  Presença da Mafalda para falar de despotismo.

1.CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS: Análise da Prova Página 10; Análise da Prova - 1º dia - Página 10; Ver Matriz de CH Ver Matriz de CH

CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS

2. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS  Forte presença de temas da Biologia;  Tendência ao universal;  Mais textos verbais, menos imagens;  Na Química, em tema: desastres químicos e ambientais;  Destaque para combustíveis e reservas naturais;  Energia no ranking dos temas mais mencionados;  Tema “água” em muitas questões.

2. CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS: Análise da Prova Página 16; Análise da Prova - 1º dia - Página 16; Ver Matriz de CN. Ver Matriz de CN.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

3. Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias:  Redação:  Redação: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana;  Inglês e Espanhol: texto em LE, enunciado e Itens em LM. Estratégias básicas de leitura, com foco nos gêneros textuais;  Educação física: compreensão de texto verbal e imagem;  Temas transversais: ecologia, saúde;  Destaque I: variação linguística, figuras de linguagem, arte contemporânea;  Destaque II: novas tecnologias (Twitter, Wikipédia) e Literatura de Machado de Assis.

3. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: Análise da Prova Página 13; Análise da Prova - 2º dia - Página 13; Ver Matriz de LC. Ver Matriz de LC.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

4. Matemática e suas tecnologias:  Raciocínio lógico  Raciocínio lógico;  Diálogo com a Física;  Muitas imagens (gráficos, esquema e tabelas);  Apropriação de elementos do cotidiano como ilustração;  com a História: egípcios e a construção de pirâmides;  Diálogo com a História: egípcios e a construção de pirâmides;  Destaque: fontes retiradas da revista Veja.

3. MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: Análise da Prova Página 27; Análise da Prova - 2º dia - Página 27; Ver Matriz de MT. Ver Matriz de MT.

Ver na Matriz ANEXO Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência

Compreendendo a nota do ENEM

Prospecções para o exame a ser aplicado em 2012.

PARA REVISAR... Fontes mais citadas nas questões do ENEM Fontes mais citadas nas questões do ENEM: 1. IBGE 2. Ciência Hoje 3. USP (EDUSP, FAPESP, FIPE) 4. Folha de São Paulo 5. Estado de São Paulo 6. Ministério de minas e Energia 7. Época

8.Jornal do Brasil 9.Scientific American Brasil 10.Veja 11.Gazeta Mercantil 12.Isto é 13.Ministério do Meio Ambiente 14.Ministério da Saúde 15.Exame

OUTROS Ainda foram citadas: Carta Capital; Superinteressante; Enciclopédia Britânica; Greenpeace; Almanaque Abril; UOL notícias; Ministério da Agricultura; Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil.

IBGE

CIÊNCIA HOJE Terras pretas e férteis de índios

Biocarvão

FOLHA DE SÃO PAULO

EUA têm 3º caso de bactéria; Espanha exige indenização da Alemanha

REVISTA ÉPOCA Chineses são os mais felizes do mundo?

SUPERINTERESSANTE A Polêmica do Livro Didático

Depois da Copa, o mundo se volta para a Cultura Hispânica

... E para a Cultura Venezuelana também.

E para a prova de

Bullying: o que saber?  O que é?  Causas?  Consequências?  Soluções?

Na sua opinião, o que pode se tornar notícia, e questão do ENEM, em 2012?

Pausa para o Café!

Oficina: Sequências e Propostas Didáticas

Interdisciplina- ridade Transculturalidade Contextualiza- ção

Fontes, autores e temas mais citados na provas desde 1998;

O que são sequências didáticas? São um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação. Sequências didáticas (X/&) Propostas didáticas

Mãos à obra! Orientações: - 4 grupos: CH, CN, LC, MT; - 4 sequências didáticas contemplando: a área do conhecimento de cada professor;. a área do conhecimento de cada professor;. temas da atualidade; temas da atualidade; pelo menos um eixo cognitivo. pelo menos um eixo cognitivo. Não esquecer: Interdisciplinaridade, Transculturalidade e Contextualização.

Bate-Papo com o Palestrante DÚVIDAS

Avaliação da Palestra e da Oficina

P rof. Lucineudo Machado

PRECE Pentecoste Entre Humanas e Naturais, Linguagens e Matemática: Códigos e Tecnologias no ENEM 2012 Propostas e reflexões didáticas Professor Nonato Furtado (IFCE)