APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 1. APRESENTAÇÃO SEDETEC Agenda 30/5/2016 JUCESE 2 1.Interiorização da Junta Comercial do Estado de Sergipe 2.Junta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
Advertisements

MODELO DE CONVERGÊNCIA NACIONAL
Processo de Formalização de Empresas. Cenário Mundial Cenário Nacional.
Abertura da Apresentação Empresa Nota Control Tecnologia Ltda. Apresentação técnica Tema: Sistema ISS.Net e Nota Fiscal de Serviços.
/ SEBRAE GUARAÍ 2015 LEI COMPLEMENTAR 123/06.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
Produção de Eventos. TROFÉU DODÔ E OSMAR 2009.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Modelo de Negócios Canvas. Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – NEmp.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Minicurso Inclusão Socioeconômica Paula Montagner Abril 2015.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Implantação do Controle Interno Preventivo Legislação e Sistema de Convênios e Congêneres.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
1 Institut de la gestion publique et du développement économique – juin 2007 Instituto de gestão pública e desenvolvimento econômico (IGPDE)
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
Engº Eduardo Ulisses Perobelli Chefe do Departamento de Compras.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
MIGRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO V Conferência Brasileiros no Mundo Salvador/BA, 19 de Maio de 2015.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
E mpresa J únior Prof. Me. Fábio Fernandes. O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno.
Padronização e Melhoria
Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Competências Termo de Cooperação.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 1

APRESENTAÇÃO SEDETEC Agenda 30/5/2016 JUCESE 2 1.Interiorização da Junta Comercial do Estado de Sergipe 2.Junta Comercial Móvel 3. Melhorias de Processo 5. REDESIM 4. Próximas Ações Atividades Realizadas pela JUCESE Estrutura Organizacional da JUCESE Projetos: Números JUCESE

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 3 Atividades Realizadas pela Jucese A Junta Comercial de Sergipe – JUCESE, vem atuando no Estado há 114 anos. As atividades efetuadas pela JUCESE hoje, são: 1 - Registrar as Aberturas, Alterações e Distratos, de todos os tipos de Sociedade. -Empresário Individual -LTDA -EIRELI (Novo) -S.A. -Cooperativa 2 - Emitir Certidões Simplicadas, Específicas e de Inteiro teor 3 – Arquivar Livros e Banlanços das empresas 4 – Matricular e Fiscalizar os Leiloeiros / Tradutores

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 4 Estrutura Organizacional da JUCESE Secretário-Geral (20) Diretor Presidente Registro do Comércio (32) DAF (9) Tecnologia da Informação (3) Procuradoria do Estado (1) Conselho de Vogais (14) Vogais Vice-Presidente (N/A)

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 5 NÚMEROS

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 6 1.Continuação do Plano de Interiorização, com as inaugurações dos escritórios de Própria, N.S. Dores e Carmópolis (somente faltando a inauguração), se juntando aos escritórios anteriormente existentes, de Estância, Lagarto, Itabaiana, N.S. Gloria. 2.Inclusão dos serviços da Jucese no Ceac Móvel, em parceria com a Seplag. Ações realizadas a partir de 2011: 4. Implementação do Projeto 100% Digital, com os alunos da UFS e os adolescentes do Instituto Renascer (Custo Zero). 3. Diminuição do tempo médio de espera para de atendimento, de 25 min para 5 mim. 5. Aquisição de um novo sistema de senha com telas Touch Screen

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 7 1.Interiorização da Junta Comercial do Estado de Sergipe 1.b) Situação Atual Grande Aracaju - Aracaju Centro Sul Sergipano - Lagarto Agreste Central Sergipano - Itabaiana Sul Sergipano - Estância Alto Sertão Sergipano – N. S. Glória 1.a) Introdução / Objetivo Dando sequência ao plano de expansão e interiorização da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), o projeto consiste em colocar escritórios regionais em todas as regiões do estado até o final do ano. Vale lembrar, que a criação dos escritórios são realizadas através de convênios com as prefeituras e as entidades envolvidas dos respectivos municípios.

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 8 1.Interiorização da Junta Comercial do Estado de Sergipe Grande Aracaju - Aracaju Centro Sul Sergipano - Lagarto Agreste Central Sergipano - Itabaiana Baixo São Francisco Sergipano – Propriá 22/08/2011 Leste Sergipano – Carmópolis 14/05/2012 Médio Sertão Sergipano – N. S. Dores 28/05/ c) Situação Final do Projeto Sul Sergipano - Estância Alto Sertão Sergipano – N. S. Glória

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 9 2.Junta Comercial Móvel 2.a) Introdução A Junta Comercial do Estado de Sergipe - JUCESE, visando a expansão das suas ações por todo o Estado, pretende implantar, a JUCESE Móvel, a qual irá prestar serviços aos Municípios do Estado onde ainda não possuem Escritórios Regionais da JUCESE. Facilitar todos cidadãos, que queiram utilizar os serviços da Jucese e que residem nos municípios que ainda não possuem Escritórios Regionais. O Estado de Sergipe contém 75 municípios, que hoje estão sendo atendidos por 5 Escritórios Regionais, que chegarão até o final do projeto a um total de 8. 2.b) Objetivo 2.c) 67 Municípios Beneficiados

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 10 2.Junta Comercial Móvel 2.d) Do que é composta a Junta Comercial Móvel A Junta Comercial Móvel, é uma parceria realizada com o CEAC Móvel, o qual foi disponibilizado a JUCESE 02 (dois) guichês para o atendimento ao público. Os mesmos são equipados com internet móvel, para que possa ser feita a transmissão de dados online. Todos os serviços efetuados pelos Escritórios Regionais da JUCESE. 2.e) Quais serviços serão oferecidos Já implementado, faltando o evento de inauguração (à Marcar). 2.f) Prazo para Implementação

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 11 O ProModel é o mais avançado software de simulação de eventos discretos que lhe ajuda a tomar melhores decisões rapidamente. Ele é usado para planejar, projetar e melhorar novos ou atuais processos de manufatura, logística, serviços e outros sistemas estratégicos, táticos ou operacionais. O ProModel lhe permite reproduzir a complexidade de processos reais, incorporando a variabilidade e interdependências que possibilita realizar poderosas análises e mudanças e, assim, otimizar sistemas e melhorar indicadores. Depoimentos: Em apenas dois anos de projetos de simulação o ProModel já proporcionou ganhos superiores a R$ 30 milhões em nossa logística. (Cláudio Limoeiro – Petrobrás) O ProModel é uma ferramenta fácil, flexível e amigável que proporciona ótimos ganhos em projetos rápidos. (Juliano Sega – Vale) 3. Melhorias de Processo sendo realizadas 3.a) Aquisição de Software de simulações de Processo

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 12 3.a) Melhoria no tempo de Fila

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 13

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 14

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 15

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 16 3.b) Junta Comercial 100% Digital Introdução / Objetivo Digitalizar todo o acervo da Junta Comercial do Estado de Sergipe, através de parceria com instituições de apoio às crianças e adolescentes e instituições de ensino superior, que encaminham os aprendizes para trabalharem na digitalização dos documentos constantes no acervo da Jucese, datados de 114 anos. ULTIMO NIRE GERADO ULTIMO NIRE NO ARQUIVODigitalizadas % DigitalizadasFaltam % Faltam Total Situação em 28/04/2011 Situação Atual:

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 17 Operacionalização Início: 13/12/2011 Material a ser digitalizado: ± Folhas / ± 200 caixas Mão de Obra necessária: 8 estagiários da Fundação Renascer 4 estagiários da Universidade Federal de Sergipe Materias Utilizados

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 18 Custo para o projeto Outras juntas: ± R$ ,00 JUCESE: R$ TODOS OS RECURSOS UTILZADOS NO PROJETO SERÃO DISPONIBILIZADOS POR PARCERIAS:

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 19 Ações realizadas a partir de 2011: 6. Convênio com a Receita Federal, de que 100% dos CNPJ sejam emitidos na Jucese, facilitando a vida do empresário. 7. Convênio com a Sefaz, de que os auditores da Secretaria da Fazenda, fiquem fisicamente na Jucese emitindo as Inscrições Estaduais, facilitando a vida do empresário. 9. Aquisição de 25 novos computadores, para renovação do parque tecnológico da Jucese 10. Nova metodologia de fiscalização dos leiloeiros (Em processo de Cassação de 3 leiloeiros irregulares) 8. Diminuição do tempo médio de análise de processos, de 5 dias para 1,5 dias. 11. Melhorias físicas (Ex. Cobertura total do estacionamento) e alterações de layouts na sede, para melhor atender e acomodar os contribuintes.

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 20 Redesim Próximas Ações: 1. Implementação da via única de documentos (Ação contra fraudes). 3. Concurso de tradutores em parceria com a Seplag (Já autorizado pelo Governador). 2. Disponibilizar certidões e cópias via web.

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 21 Obrigado!! Vinicius Baudouin Mazza “Estamos no começo. Ainda há muito a caminhar!” UM DESAFIO

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE REDESIM Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios 4.a) BASE LEGAL Lei 123/06 (Lei Geral) – Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Lei Federal nº /07 (REDESIM) – Estabelece procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas; Lei 128/08 – Cria a figura do microempreendedor individual.

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 23 4.b) O QUE É A REDESIM? É um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Este sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via Internet. Com a REDESIM, os usuários também poderão obter informações e orientações pela Internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas. No módulo de orientação, o cidadão terá esclarecidas suas dúvidas em relação à possibilidade do registro ou inscrição do negócio pesquisado e também quanto à documentação exigida em cada localidade. A REDESIM prevê pesquisas prévias à constituição ou alteração de empresas, as quais deverão ser suficientes para que o usuário seja informado da possibilidade da atividade no local escolhido, pelos órgãos e entidades competentes.

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 24 REDESIM

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 25 INTEGRADOR MINAS FÁCIL PESSOASPARCERIASPROCESSOSSISTEMA MF

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 26 PROGRAMA MINAS FÁCIL SISTEMA MF

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 27 -Seguir a Lei REDESIM; -Não informatizar a burocracia. Rever Processos; -Entrada única de documentos -Software público que atendesse a todos os parceiros; Premissas – Sistema Minas Fácil

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 28 PROGRAMA MINAS FÁCIL SISTEMA MF 1º Passo: Consulta de Viabilidade 2º Passo: Cadastro Sincronizado 3º Passo: Módulo Integrador 4º Passo: Entrada única de documentos

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 29 1º Passo: Preencher Consulta de Viabilidade (WEB) Nome Reservado Viabilidade Locacional Orientações de Licenciamento Lista de documentos e taxas Consulta de Viabilidade Nome Empresarial Endereço do empreendimento Atividade Econômica PROGRAMA MINAS FÁCIL

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 30 PROGRAMA MINAS FÁCIL 2º Passo: Cadastro Sincronizado (WEB)

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 31 PROGRAMA MINAS FÁCIL 3º Passo: Módulo Integrador (WEB) 2 - DBE 1 – Resposta Viabilidade Integração das informações do Viabilidade e Cadsinc Módulo Integrador Geração de Documentos Geração do Pré-contrato Check-list

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 32

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 33 PROGRAMA MINAS FÁCIL 4º Passo: Entrada única de documentos (PRESENCIAL) MINAS FÁCIL Entrega a documentação necessária e as guias pagas Consulta de viabilidade aprovada Contrato Social Registrado (NIRE) CNPJ Inscrição Estadual Inscrição Municipal Alvará

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 34 PRESENTE – PROGRAMA MINAS FÁCIL PROCESSOSSISTEMA MF

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 35 Revisão de processos da JUCEMG (emissão de CNPJ); Deferimento Compartilhado; Padronização de Processos na Prefeituras (LC 123/06). PRESENTE – PROGRAMA MINAS FÁCIL PROCESSOS

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 36 PRESENTE – PROGRAMA MINAS FÁCIL PARCERIASPROCESSOSSISTEMA MF

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 37 PRESENTE – PROGRAMA MINAS FÁCIL PARCERIAS Prefeituras Municipais

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 38 PRESENTE – PROGRAMA MINAS FÁCIL PESSOASPARCERIASPROCESSOSSISTEMA MF

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 39 - Envolvimento dos parceiros; -Treinamento e Capacitação; - Monitoramento. PRESENTE – PROGRAMA MINAS FÁCIL PESSOAS

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE (meta): 9 dias 2011 (acumulado): 8 dias Constituições via MF 2010: 47% Período: Mar/ % RESULTADO

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE Casa do Empreendedor (Empreende – SE) A JUCESE criou o projeto “Empreende – SE” que pretende induzir uma nova dinâmica de atração de potencial criador e empreendedor, qualificando os empresários não só na abertura de empresas, como também na administração, nas finanças e nas áreas produtivas e técnicas. Segundo dados da JUCESE, houve um aumento de 46,25% no número de constituição de empresas em Sergipe na comparação do ano de 2003 até 2010.

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 42 Por outro lado, o índice de extinção de empresas em Sergipe cresceu 101,9% na comparação de 2003 até 2010, como demonstrado no gráfico:

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 43 Os dados supracitados demonstram uma falta de capacitação, e uma certa ausência de competência técnica e comportamental de parte do empresariado sergipano, sendo necessário o apoio e acompanhamento dos empreendedores e dos seus negócios para assegurar a sua estabilidade e prosperidade. As principais explicações para o fracasso das empresas são:  Falta de informação;  Falta de capital de giro;  Dificuldade de acesso a fontes de financiamento;  Ausência de um plano de negócio;  Ponto inadequado;  Desconhecimento do mercado;  Descontroles administrativos e contábeis;  Concorrência mais ágil e preços melhores;

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 44 No Brasil nem todas as pessoas estão preparadas para gerir seu próprio negócio, diante disto a taxa de mortalidade de empresas recém-criadas é relativamente elevada. Segundo dados do SEBRAE, em 2004:  49,4% das empresas criadas encerram as atividades com até dois anos de existência  56,4% com até três anos  59,9% não sobrevivem além dos quatro anos. Taxa de mortalidade de empresas recém-criadas A influência de outros fatores na mortalidade das micro e pequenas empresas são:  40% Não utilizam planejamento de produção  50% Não utilizam planejamento de vendas  45% Não utilizam sistemas de custeio  47% Não controlam estoques  85% Não utilizam técnicas de marketing  80% Não treinam recursos humanos  65% Não avaliam produtividade  60% Não gerenciam qualidade  90% Não utilizam recursos de informática

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 45 O projeto Empreende – SE é uma central de suporte técnico, gerencial, financeiro e formação complementar ao empreendedor, buscando oferecer às pequenas empresas apoio estratégico durante os primeiros anos de existência. Ampliar a quantidade de empreendimentos formais; Disseminar a cultura do empreendedorismo; Proporcionar qualificação técnica; Criar instrumentos e mecanismos que estimulem o contínuo crescimento das atividades empresariais no estado; Reduzir a taxa de mortalidade das pequenas empresas. Orientar o público alvo em suas demandas; Apoiar o fortalecimento de empreendimentos locais; Facilitar e apoiar o surgimento e fortalecimento de empreendimentos locais. OBJETIVOS

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 46 A central “Empreende –SE” será uma unidade física integrada dos diversos parceiros que darão suporte ao empreendedor. Com vista a propiciar aos seus clientes o melhor nível de satisfação, funcionará nos seguintes termos: a)Oferecerá todas as informações e orientações necessárias, da maneira mais clara e abrangente; a)Os parceiros envolvidos atuarão em um só local; a)Os processos operacionais, procedimentos e instrumentos funcionarão integrados. a)O empreendedor terá um atendimento personalizado METODOLOGIA

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 47 Call Center com ligações trimestrais, para 100% dos empresários Sergipanos. Consultoria técnica, jurídica, contábil, financeira e de marketing; Informações sobre localizações de pontos comerciais e orientação na escolha do local onde a empresa será melhor colocada (Georreferenciamento); Auxílio na compra e venda de empresas / Informações de mercado; Facilidade de abertura de crédito e acesso a financiamentos; Palestras / Cursos de capacitação gerencial; Orientação na elaboração de projetos e Plano de Negócios; Sala para empresas Junior de universidades prestarem consultorias Incentivos e parcerias com incubadoras de empresas; Mobilização para o incentivo de estudantes do ensino básico e superior com o objetivo de esclarecer a cerca da atividade empreendedora, fomentando assim novos empreendedores; Espaço para incentivo e ajuda nas inscrições de MEI (Microempreendedor individual). Serviços prestados

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 48 A central “Empreende – SE” ainda terá uma importante função para a economia sergipana: a atração de empreendedores de outros estados e do exterior. Será oferecido um serviço diferenciado de atração de potencial externo de empreendedorismo e conseqüente investimento para o estado através de uma área para receber esses empresários com tradutores e pessoas capacitadas com informações que facilitarão a vinda de novas empresas, mostrando os atrativos do estado em relação a transporte, impostos, mercado, mão-de-obra, entre outros potenciais atrativos do estado. Atração de investimentos externos

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 49 FASES DE EXECUÇÃO 4.1. Negociação Realização de reuniões para conseguir parceiros para a realização da Central Empreende – SE Definição das ações de cada parceiro Levantamento das atribuições de cada parceiro Definição do Layout e Estrutura física Distribuição física dos equipamentos Divulgação Divulgação das ações do empreendedorismo junto ao empresariado sergipano a fim de tornar público a existência deste projeto e tornar a sociedade ciente dos benefícios econômicos e sociais que serão alcançados através deste. A divulgação será realizada através dos meios de comunicação de rádio, televisão, impressos e internet.

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE Fase de instalação física Aquisição e instalação dos móveis e equipamentos em geral Treinamento Fase em que toda mão-de-obra envolvida no projeto será capacitada Mobilização Mobilizar estudantes das redes básicas e superior sobre a atividade empreendedora e abertura de novos negócios em escolas da rede oficial de ensino e em faculdades/universidades Lançamento Data em que será feito o lançamento oficial do “Empreende – SE” Acompanhamento Serão criadas metodologias e freqüência das reuniões operacionais e estratégicas.

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 51 3.c) Restauração do Acervo Introdução A Junta Comercial de Sergipe – JUCESE, vem atuando no Estado há 114 anos tendo como uma de suas principais funções executar os serviços previstos no inciso II, art. 32, da Lei nº /94, que trata do arquivamento de processos mercantis. Objetivos O projeto objetiva a organização, segurança, higienização, manutenção e climatização, tudo para que o arquivo tenha condições favoráveis para a conservação dos processos arquivados e para os funcionários, permitindo assim, uma imediata melhora da produtividade e eficiência com uma maior qualidade do serviço e satisfação dos servidores e contribuintes.

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 52 PROBLEMAS IDENTIFICADOS NO ARQUIVO DA JUCESE 1.Presença de objetos não pertencentes ao arquivo. 2. Desorganização dos objetos pertencentes ao arquivo. 3. Falta de manutenção. 4. Presença de agentes biológicos. 5.Temperatura ambiente inadequada. 6.Ausência da porta corta-fogo 7. Parede constituída de madeira. 8.Logística. 9.Segurança

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 53 Parcerias para Realização do Projeto Com o objetivo de possibilitar a realização do projeto, a Junta Comercial de Sergipe buscará parceiros como o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, SergipeTec, universidades, entre outros. Soluções

APRESENTAÇÃO SEDETEC 30/5/2016 JUCESE 54 Obrigado!! Vinicius Baudouin Mazza “Estamos no começo. Ainda há muito a caminhar!” UM DESAFIO