Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.

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Transcrição da apresentação:

Reflexões Gerais

A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual do indivíduo. Ele permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e compartilhar tais fatos às sociedades posteriores; atuando como vetor de conhecimento.”

A importância do livro no desenvolvimento humano “O livro ultrapassa fronteiras, ele age de forma direta na consciência humana, no imaginário das crianças, na esperança dos “desesperados”. Ele projeta no âmago um mundo novo, o qual o leitor cria e recria novas formas, dispersando quaisquer expectativa humana...”

A importância do livro no desenvolvimento humano “Ela vai além da simples leitura, ela impulsiona bons leitores, torna crianças felizes, aprendizado, conceitos pré-estabelecidos, conhecimento humano e em prol de amplos aspectos, temas e situações. A leitura é uma viagem sem fim, que o tempo jamais é capaz de apagar!”

A Importância do livro na formação cultural Ler é fundamental para o cidadão situar-se dentro da humanidade e descobrir o seu papel no mundo físico e mental. Nenhuma escola ou instituição é capaz, por si só, transmitir os conhecimentos de forma abrangente. Nela aprendemos o básico, que nos permite alçar voos mais altos. A escola é uma instituição que educa, instrui e especializa. Ela nos fornece as ferramentas e, uma delas é o livro didático. Mas, somente a leitura, atenta e abrangente, formará o homem culto, não necessariamente sábio. Adaptado Benedicto Sergio Lencioni

O que é analisar? “Analisar é decompor um todo em partes com o objetivo de conhecer a sua natureza, suas proporções, suas funções e suas relações com esta ou aquela natureza.” COMENTÁRIO: “Cada livro apresenta as características da área do conhecimento que lhe é pertinente mas, também, concepções referentes ao conhecimento de outras áreas. Ou ainda, cada texto estabelece relações com outros textos e com a realidade histórico-cultural de cada tempo, possibilitando ao leitor o repensar dos conceitos acerca do mundo e da humanidade.” Texto revisado pela equipe pedagógica do ensino fundamental, com base no texto editado em 1999.

Como se analisa um Livro Didático? COMENTÁRIO 1: “ Não há modelos fixos para uma análise, pois cada uma tem sua especificidade, pelo texto ou pelo conhecimento e pela leitura de quem a realiza. COMENTÁRIO 1: “Quem analisa um texto ou um livro deve oferecer informações significativas que, além de explicar, permitam ao leitor discordar ou concordar com análise apresentada. É necessário seguir os princípios básicos da produção de textos, atendendo aos objetivos desse momento enunciativo – registro da análise de um livro.”

Qual a importância do Livro Didático para a Escola? A escolha do livro didático para a escola deve se pautar nas concepções de humanidade, de conhecimento e de aprendizagem que sustentem o Projeto Político Pedagógico. Ressaltando que o livro deverá ser um meio, dentre os muitos, de que os professores dispõem para aprimorar o seu fazer pedagógico.

O que é um livro didático de boa qualidade? O livro didático tem que responder às necessidades do aluno, ou seja, estar vinculado à realidade do espaço histórico-social de sua produção, bem como, com a vida e com as práticas sociais da humanidade, numa perspectiva local e global. O livro de qualidade não se caracteriza pelo volume, pela editora, ou simplesmente, pela “afinidade” ou “praticidade pedagógica” do professor, mas, como um “meio” de acessibilidade para a aprendizagem do sujeito-aluno.