Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Advertisements

Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Audiovisual – UEG 2013/1 Prof. Ms. Rodrigo Cássio Teorias da Comunicação.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Estrutura Organizacional
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
O Projeto Político Pedagógico é...
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
RELATORIO DE PESQUISA Um roteiro para registrar os resultados do trabalho de campo.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Metodologia da Pesquisa 2015/2 PPG Música em Contexto – UnB Profa. Isabel Montandon Colaboradora: Profa. Delmary V. Abreu PPG Música em contexto – UnB.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Trabalhando com produção textual
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Teoria Geral de Sistemas
As pessoas desejam controle ou responsabilidade?
Teoria Geral dos Sistemas Introdução, conceitos, características e enfoque sistêmico nas organizações. Prof a.: Adm. Anne Marcelle G. Sales Yamauti.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Aula 8: Pesquisa-ação.
Fundamentos da Administração
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Transcrição da apresentação:

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Como promover mudanças nas comunicações e no comportamento nos integrantes da organização? Criação de um espaço para diálogo: orientado por um protocolo

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Método= protocolo Sistema viável de Beer Expectativas: Proporcionar aprendizado organizacional rumo à mudanças; Comprometimento dos envolvidos

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Estabelecimento de linguagem comum e coerente; Fortalecimento da comunicação e das ações; Flexibilidade e efetividade

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Etapas do método: 1. Constituição da identidade organizacional; 2. Estudo e definição dos limites organizacionais; 3. Definição dos níveis estruturais; 4. Compromissos com relação à descrição e autonomia; 5. Estudo e projeto dos mecanismos de regulação;

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Maneiras de trabalhar com o método: Primeiro: diz respeito as teorias em uso – o que os observadores verificam na prática organizacional(lucros e resultados); Segundo: diz respeito às teorias que incidem sobre a organização – interpretação construída pelos observadores organizacionais sobre o funcionamento da organização, a partir do que as pessoas dizem que fazem.

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Identidade e visão organizacional. Histórico, origem e criação da organização.. Missão, Visão.. Caracterização da organização pesquisada.

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações 1.Qual a matéria prima da organização e qual o produto final? 2.Quais são as atividades e as pessoas envolvidas na realização da mesma? 3. Quais os fornecedores dos insumos necessários para chegar ao produto final? 4. Quais são os clientes, para os quais se destinam o produto final?

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Proprietários: Interventores: afetam de algum modo os resultados esperados (podem ser responsáveis por recursos; interessados nos efeitos secundários (efeitos ecológicos)

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações TASCOI Transformadores Atores Fornecedores Clientes Proprietários Interventores

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Estudo e Definições dos Limites Organizacionais 1.Apresentar a estrutura organizacional da empresa e as atividades que explicam seu funcionamento. Fluxograma de seus processos produtivos.

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Tendo em vista os objetivos (produto, visão, missão) da organização Quais as atividades que a organização realiza ou que deveria realizar para alcançá-los? Demonstrar através de uma representação gráfica ou fluxograma – mod. P.133

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações O que faz para alcançar seus objetivos? O que gostaria de alcançar mas não o faz? O que considera importante mudar? Em cada área? Depto? Atitudes? Comportamentos? Sugestões registradas. Modelo cibernético como sugestão?

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Problema e Objetivos: Problema – o que pesquisar; Objetivos. O que se quer alcançar com a pesquisa.

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Metodologia Como, e quais os meios utilizados Para comprovar a hipótese apresentada?. Pesquisa e apresentação da história dao organização;. Descrição da estrutura da organização Pesquisada (da área, departamento).

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Hipótese: Escreva o que você quer Comprovar.

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Meios: Entrevistas: Questionários: Relatos: Com quem? Quantos? Amostra: % Como foram escolhido?

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Resultados: Em relação ao problemas de pesquisa quais os problemas identificados em relação: Planejamento estratégico; Gestão de Informação; Autonomia e controle;

Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Resultados:

Visão sistêmica de uma organização

Abordagem Sistêmica e os Fenômenos Sociais As organizações como sistemas abertos

Abordagem Sistêmica e os Processo Administrativo Processo de Planejar, Organizar, Dirigir/Liderar e Controlar.

Questões interpretativas 11.março 1. Qual a finalidade da abordagem sistêmica? 2. Descreva a importância da abordagem sitêmica para a identificação e a solução de um problema? 3. Quais os tipos de sistemas apresentados no texto “Teoria Geral de Sistemas I” Cavalcanti;Paula

Questões interpretativas 4. Explique por que a complexidade e o inter- relacionamento são pontos comuns em todos os sistemas? 5. Relacione as diferenças fundamentais entre uma abordagem do tipo analítica e uma abordagem do tipo sistêmica? 6. Descreva as características básicas de um sistema e os objetivos de cada uma De que modo a TGS pode ser utilizada no processo de gestão?