RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem

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Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Transcrição da apresentação:

RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba

O resultado da avaliação é uma maneira de informar sobre o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo assim, ajustar os processos de ensino e de aprendizagem.

Pode indicar muitos entraves a esses processos: - a compreensão parcial dos conteúdos; - a dificuldade de associação com conhecimentos prévios; - a diferença nas elaborações pessoais de atribuição de sentidos aos conteúdos.

AVALIAR portanto, tem caráter formativo e informativo; exige atenção tanto em relação à observação dos processos de aprendizagem do ALUNO, de seus avanços e de suas dificuldades, quanto à análise de seus resultados e às ações de intervenção.

RECUPERAÇÃO CONTÍNUA OBJETIVO: Promover a recuperação contínua da aprendizagem, mediante o desenvolvimento de competências e habilidades nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

FOCO Alunos com defasagem de aprendizagem em relação às habilidades básicas necessárias para o acompanhamento da série em curso. Plano de Ação para as habilidades básicas não desenvolvidas no ano anterior. 6

Ênfase na recuperação de estruturas linguísticas e lógicas-matemáticas com base nas defasagens dos alunos.

Um exemplo: Foco Aprendizagem

As habilidades são cumulativas As habilidades são cumulativas. Aquelas habilidades que são pré-requisito para outras vão gerando novas dificuldades, que vão ficando muitas vezes intransponíveis. Adoção de procedimentos, estratégias e ação didático - pedagógica focados no desenvolvimento de habilidades exigidas nas etapas seguintes da vida escolar.

Dados da escola – SARESP Pensar e planejar os ATPCs, utilizando os dados da Plataforma Foco Aprendizagem e elaborar intervenções pedagógicas; O importante é que os professores de Língua Portuguesa e Matemática utilizem a Plataforma Foco Aprendizagem e vejam quais as habilidades que os ALUNOS precisam retomar, escolhendo recursos para essa retomada.

PLANO DE AÇÃO DER PIRACICABA Ensino Fundamental: 6°, 7°, 8°e 9° Ano 2 aulas semanais para Língua Portuguesa e para Matemática. Ensino Médio: 1ª, 2ª e 3ª Série 1 aula semanal para Língua Portuguesa e para Matemática

Espaço: no decorrer da aula do professor. E outras disciplinas? Desenvolver as habilidades quando for trabalhar o conteúdo da disciplina.

Registro das Ações do Plano; É importante que os professores retomem as habilidades menos desenvolvidas pelos alunos, de acordo com os resultados. Sendo assim, é garantido aos alunos oportunidades para a consolidação das habilidades menos desenvolvidas a fim de prosseguir seus estudos.

PERCURSO METODOLÓGICO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO - Leitura, análise e interpretação dos dados; - Ações de intervenção (metodologia, materiais e recursos didáticos); - Avaliação e revisão do processo.

MATERIAIS DE APOIO Caderno do Professor - SA; Relatórios Pedagógicos do Saresp; Recomendações Pedagógicas da AAP – edições anteriores - intranet; Matriz de Avaliação Processual – intranet; Currículo + Matemática - intranet; Documento Orientador CGEB Replanejamento 2015 – intranet; Documento Orientador CGEB Planejamento 2016 (anexo 2) – Foco Aprendizagem.