COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA. Professor Irapuan Medeiros IFRN - Câmpus Natal Zona Norte/RN IFRN – Câmpus Parnamirim/RN Disciplina: Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. José Roberto Medina
Advertisements

PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O Manifesto Mundial da Educação Física da Fédération Internationale D´Education Physique (FIEP), a Educação.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Prof. Dr° Vagner Custódio
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Ensino tradicional.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
Transcrição da apresentação:

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor Irapuan Medeiros IFRN - Câmpus Natal Zona Norte/RN IFRN – Câmpus Parnamirim/RN Disciplina: Educação Física

A Educação Física no IFRN Câmpus Natal Zona Norte se caracteriza por aulas regulares com as turmas de Ensino Médio Integrado, com ênfase no conhecimento referente cultura corporal de movimento. Aulas com as turmas da EJA e treinamento de modalidades ( equipes esportivas ) para iniciação aos esportes, jogos locais, regionais e nacionais também fazem parte do projeto pedagógico na nossa Instituição. Disciplina: Educação Física

Durante as aulas de Educação Física são orientadas práticas corporais, envolvendo os jogos e suas dinâmicas culturais; a diversas formas de ginásticas; as variações da danças; os tipos de lutas; as modalidades esportivas : numa perspectiva de esporte-participação e esporte escolar, em que se valoriza a vivência e a democratização do esporte, priorizando a transmissão de valores; o corpo no mundo do trabalho; Aulas de campo com trilhas ecológicas que valorizam a integração e o respeito ao meio ambiente. Disciplina: Educação Física

As aulas de campo dialogam com outras disciplinas do currículo como por exemplo: Biologia, Geografia, Artes, Química, Historia, língua portuguesa entre outras. Disciplina: Educação Física

Curso: Técnico de Nível Médio Integrado Área Profissional: Período Letivo: 1º ano Disciplina:Educação Física Carga- Horária: 2 aulas semanais (80 aulas/ano )

Disciplina: Educação Física Objetivos Integrar o aluno nas dimensões da cultura corporal de movimento como um conjunto de valores relativos ao corpo que envolve o cuidado pessoal, a prática esportiva, as formas de ginástica, ocupações e atividades de lazer, ergonomia da atividade física, linguagem e expressão corporal, e bases do conhecimento científico referente ao corpo e ao movimento.

Disciplina: Educação Física Objetivos Refletir sobre as informações específicas da cultura corporal de movimento sendo capaz de compreendê-las e desenvolvê-las em bases educacionais e cientificas adotando uma postura autônoma, na seleção de atividades e procedimentos para a aquisição e manutenção da saúde, da auto estima, do lazer e do entretenimento, do cuidado com o meio ambiente e o planeta terra durante e após a vida escolar.

Disciplina: Educação Física Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) – 1º Ano A Cultura do Movimento 1.1 Conceitos e definições do movimento humano 1.2 Contexto atual da Educação Física escolar no ensino médio O jogo 2.1. Conceitos 2.2 Tipos e aplicações. 2.3 Criações e ressignificação dos jogos 2.4 Brinquedos e brincadeiras populares Ginástica 3.1 Origem e evolução do exercício físico 3.2 Conceito e tipos de exercícios físicos 3.3 Exercícios físicos e saúde 3.4 Aspectos biológicos, culturais e sociais do corpo

Disciplina: Educação Física Procedimentos Metodológicos e Recursos Didáticos Aulas práticas e vivências corporais Aulas expositivas Atividades ecovivênciais e ecopedagogicas Pesquisas/atividade de grupo Seminários temáticos Exposições de painéis, arte e informações

EDUCAÇÃO FÍSICA Avaliação O processo de Avaliação em Educação Física no ensino médio integrado do IFRN/Campus Natal Zona Norte têm como objetivo a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes relativos à cultura corporal do movimento dentro das dimensões cognitivas ( conhecimento ), motora ( qualidades físicas ) e atitudinal ( valores e significados ).

EDUCAÇÃO FÍSICA Avaliação A verificação da aprendizagem será através da frequência, assiduidade, participação nas aulas, pesquisas, trabalhos, relatórios, apresentações temáticas, provas, seminários, criatividade, iniciativas individuais e de grupo, consciência ecopedagogica e auto-avaliação.

EDUCAÇÃO FÍSICA Esportes Os treinamentos das equipes visam à participação dos alunos na SEMADEC, nos Jogos Escolares do RN (JERN´S), nos Jogos Intercâmpus e em outros campeonatos - Local, Estadual (EDEFENE), Regional e Nacional, na esfera dos Institutos Federais ou em Confederações diversas.

EDUCAÇÃO FÍSICA Esportes Modalidades nos JERNS Basquetebol Juvenil Masculino; Futsal Juvenil Masculino e Feminino; Futebol Masculino; Nataçao Juvenil Masculino e Feminino; Taekwondô Juvenil Masculino, Karatê Juvenil Masculino, Voleibol de Duplas Juvenil Masculino e Feminino e Xadrez Infantil e Juvenil – Masculino e Feminino.

Disciplina: Educação Física Bibliografia Boff, Leonardo. Saber cuidar. Compaixão pela terra. Vozes Dubos, R. Um animal tão humano. Editora Melhoramentos Well, Pierre. O corpo fala. Vozes Carvalho, Isabel Cristina Moura. Educação Ambiental: Sujeito ecologico. Cortez Moraes, Maria Candida. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Vozes

Aulas de Ed. Física: Integração com a natureza Disciplina: Educação Física

Aulas de Ed. Física e transversalidade: respeito pela natureza. Disciplina: Educação Física

Aulas de Ed. Física: jogos cooperativos Disciplina: Educação Física

Aula de campo: dialogando com outras disciplinas Disciplina: Educação Física

Aulas de Educação Física: cafés aromáticos, caminhada da alvorada, rangões vegetarianos. Disciplina: Educação Física

Aulas de Educação Física: Conhecendo regiões – trilhas e caminhadas culturais Disciplina: Educação Física

SEMADEC -Campus Natal Zona Norte Disciplina: Educação Física

Jogos Intercâmpus Câmpus Natal Zona Norte (Mossoró/2011) Disciplina: Educação Física

Esportes no IFRN Câmpus Natal Zona Norte Disciplina: Educação Física

Outros Eventos: Participação do IFRN Câmpus Natal Zona Norte Disciplina: Educação Física

Incentivo às modalidades entre os alunos: festivais internos Disciplina: Educação Física

Incentivo à prática do Esporte no IFRN Disciplina: Educação Física

Sensibilidade dos educandos: Amizade Disciplina: Educação Física

Sensibilidade dos educandos: Amizade Disciplina: Educação Física

Por uma Educação Física de qualidade Disciplina: Educação Física

Melhorar ainda mais os espaço de aulas (ginásio, piscinas, sala de dança, de jogos, campo de futebol, material didático) Disciplina: Educação Física

“Quer ver o mundo mudar? Comece por você” “Se você começar a amar o que faz, naturalmente acabará fazendo o que ama” (Sônia Café) Disciplina: Educação Física