Introdução à Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A tomada de decisão em administração
Advertisements

Planejamento e estratégia
Planejamento e Estratégia
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
Introdução à Administração
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
Tomada de Decisão Professor: Fábio Josende Paz 1.
Brainstorming 1-O que fazer para termos um país melhor? 2-O que fazer para termos mais sucesso em nossos projetos?
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Trabalho de Literatura AC – Livro Paradidático Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Processos Decisórios Resumo. O administrador de hoje Desafios do bom administrador 1.Visão Sistémica 2.Quebrar paradigmas 3.Liderar a equipe (diferência.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 3 - Tomada de Decisão Empresarial.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Introdução à Administração
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
O Processo Decisório O processo de tomada de decisão é constituído por seis etapas sequenciais: Identificação da situação; Diagnóstico da situação; Desenvolvimento.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Florence Nightingale > prática baseada em: conhecimentos científicos Década de 70 Wanda Horta > desenvolveu um novo modelo assistencial > assistência planejada.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 PROCESSOS DECISÓRIOS Profa. Josy Júdice.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
R ELATO E A PRESENTAÇÃO DA P ESQUISA Capítulo 12.
Teoria Geral de Sistemas
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Fundamentos da Administração
A ergonomia, ou unam factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Comportamento Organizacional
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Fundamentos da Administração
Controle interno municipal: identificando os problemas e apontando soluções TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?. 1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Conhecer o mercado adequado LogísticaAspectos técnicos Inteligência Estratégica Inteligência Estratégica Movergs-SebraExport.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Simulado – Políticas Públicas Luciléia Colombo. O papel da burocracia na formulação das políticas públicas, conforme modelos de análise contemporâneos,
Pesquisa e Decisões Criativas Alunos: Andrews Miguel Queiroz Ericka Reis Barros Filipe Souza Guilherme de Paula Souza Pedro Mendonça Rhayane Borges Ricardo.
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
Capítulo Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões Programação Linear Resolução Gráfica Prof. Utilan Coroa.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Administração O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1

Conteúdo da Seção 2 Tomada de Decisão Fundamentos de Tomada de Decisão Processo Decisório Racionalidade e Intuição na Tomada de Decisão Estilos de Tomada de Decisão Tomada de Decisão Organizacional Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a tomada de decisão como essência da administração. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplos e aplicações. 2

Objetivos de Aprendizagem 3 Explicar a importância da tomada de decisão para a administração; Descrever as etapas do processo de tomada de decisão; Identificar os pressupostos do modelo racional de tomada de decisões; Descrever o papel da intuição no processo de tomada de decisão; Identificar e descrever os diferentes estilos de tomada de decisão; Descrever as principais vantagens e desvantagens da tomada de decisão em grupo.

Fundamentos de Tomada de Decisão 4 Uma decisão é uma escolha entre duas ou mais alternativas ou possibilidades de ação para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Tomar decisões é a essência do trabalho de um administrador. A qualidade das decisões tomadas é uma medida da eficácia da gestão. Pior do que uma má decisão é a indecisão.

Ambiente de Tomada de Decisão 5

Tipos de Decisões 6

Processo Decisório 7

Desenvolvimento de Alternativas 8 Duas técnicas utilizadas no desenvolvimento de alternativas: Brainstorming; Conflito construtivo. As boas alternativas devem apresentar as seguintes características: Devem ser abrangentes; Devem ser genuínas; Devem ser exeqüíveis; Devem ser numerosas.

Avaliação de Alternativas 9 Para avaliar as alternativas desenvolvidas podem ser utilizadas diversas técnicas de apoio à decisão, tais como: Análise de prós e contras; Matriz de prioridades; Árvores de decisão; Matriz de resultados; Sistemas especialistas.

Árvore de Decisão Exemplo 10 Nesta figura, no livro base, a legenda aparece invertida no que diz respeito ao ponto de decisão e ponto de resultado. Por favor, avise os alunos deste erro. 10

Modelo Racional de Tomada de Decisão 11 As premissas subjacentes ao modelo racional de tomada de decisão são: A situação, seja problema ou oportunidade, é bem definida e está corretamente formulada; As metas e objetivos a alcançar são claros e conhecidos; Não existem restrições de tempo ou de recursos; Existe informação precisa, mensurável e confiável sobre todas as alternativas e os resultados potenciais; Todos os critérios e preferências para avaliar as alternativas são perfeitamente identificados, permanecendo estáveis e constantes no tempo; O tomador de decisão é racional, usando a lógica para avaliar e ordenar as alternativas, escolhendo aquela que maximiza o alcance dos objetivos estabelecidos.

Limitações à Racionalidade na Tomada de Decisão 12 Na prática, os tomadores de decisão desviam-se do processo lógico, consistente e sistemático que a racionalidade infere. Esses desvios são explicados pela teoria da racionalidade limitada de Herbert Simon. De acordo com Amos Tversky e Daniel Kahneman, as pessoas usam princípios heurísticos para simplificar o processo de tomada de decisão.

Teoria da Racionalidade Limitada 13

Armadilhas Psicológicas na Tomada de Decisão 14

Papel da Intuição na Tomada de Decisão 15 A intuição pode ser definida como o processo de interpretar e chegar a conclusões sobre uma situação, sem recorrer a um pensamento consciente. No entanto, isso não significa que seja uma forma irracional e arbitrária de tomar decisões. A intuição é baseada nas experiências passadas das pessoas, permitindo-lhes reconhecer os aspectos críticos de um problema e chegar a uma solução sem passar por uma análise demorada e trabalhosa. Explore com os alunos os aspectos relacionados com a intuição na tomada de decisão. 15

Estilos de Tomada de Decisão 16 16

Estilos de Tomada de Decisão e o Nível Organizacional 17

Tomada de Decisão em Grupo 18 18

Estudo de Caso 19 Livro Texto – Capítulo 4 Analise e Discuta o caso: Tomada de Decisão no Grupo Schincariol. O ideal é pedir que os alunos leiam o caso em casa depois de terminar a apresentação do conteúdo, começando a próxima aula com a sua discussão. Se tiver tempo, pode pedir aos alunos que leiam e discutam primeiros em grupos de dois ou três em sala de aula e depois com a turma e o professor.

Bibliografia 20 Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. – Capítulo 4.