LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Advertisements

PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Ana Cláudia Kasseboehmer Fevereiro/2012.
Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD Espírito Santo – maio 2006.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Ana Paula da Silva Layla Pires Mirian Stringasci ÓPTICA APLICADA.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
PROJETO DE REFORMULAÇÃO DO PPP DA GRADUAÇÃO Educação para o século XXI.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Apresentação Aula 2 – 10/março/2014. CRONOGRAMA INSTRUÇÃO PARA OS ESTÁGIOS  Os estágios deverão ser realizados em escolas da rede oficial (estadual.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Audiência na Comissão de Educação, Cultura e Educação do Senado Federal Tema: O papel “estruturante”
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Ensino tradicional.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion

PAE Programa de Aperfeiçoamento de ensino Diretrizes do PAE Aprimorar a formação do aluno de pós- graduação para atividade didática na graduação Contribuir para a qualidade do ensino de graduação

justificativa ?

Objetivos do PAE Os alunos deverão ser capazes de: –Identificar as múltiplas dimensões pressupostas ao processo de ensino- aprendizagem no ensino superior –constituir as bases pedagógicas necessárias ao futuro exercício da docência nesse nível de ensino. –Etapas Preparação pedagógica – 3 modalidades Estágio supervisionado em docência - –obrigatório para CAPES –6 horas

Objetivos da disciplina Os alunos deverão ser capazes de: –realizar a reflexão e análise sobre a prática docente universitária na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. –Identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes docentes para o Ensino Superior.

PROGRAMA Aula 1 – 14/03/2014 Apresentação do Grupo. Sondagem sobre expectativa do Grupo em relação à disciplina. Justificativa, objetivos da disciplina. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE – Normas e diretrizes - Modelos de educação Aula /03/2014 Ensino e a docência na Universidade de São Paulo Aula /03/2014 Diretrizes e metas da universidade: alinhamento com a proposta do curso de graduação em Ciências dos Alimentos. Aula 4- 04/04/2014 Apreender e os processos de ensinagem. Organização curricular. Currículo Integrativo

PROGRAMA Aula /04/2014 (Quarta-feira a noite das 19 às 22:00h) Diálogos sobre o ensino no contexto universitário - Profa. Responsável: Dra. Maria Antonia Ramos de Azevedo - professora assistente no Departamento de Educação da UNESP de Rio Claro na área de Didática Aula /04/2014 Estratégias de Ensinagem – Relação de estratégias e PPP. Conceitos. Operações mentais empregadas. Dificuldades de emprego. Recursos necessários. Contexto. Aula 7 – 09/05/2014 Plano de aula – Técnica de apresentação Aula 8 – 16/05/2014 Planejamento de aula – Prof. Responsável: Dra. Maria Angélica Penatti Pipitone. Coordenadora do Curso de Licenciatura da ESALQ.

PROGRAMA Aula 9 – 23/05/2014 Avaliação da Aprendizagem - – Ética na docência. Aula 10 – 30/05/2014 Apresentação de seminários: planejamento de aula Aula 11 – 06/06/2014 Apresentação de seminários: planejamento de aula Avaliação da disciplina

Bibliografia Anastaciou, L.G.C.; Alves, L.P. (orgs). Processo de Ensinagem na Universidade. 6º ed. Editora Univille Anastasiou, L.G.C. Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. In: Temas e Textos da Educação Superior, Campinas, Ed. Papirus, Cunha, Maria Isabel. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração dos saberes na docência universitária. Pró-reitoria de Graduação – USP. Cadernos de Pedagogia Universitária. Vol Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra

Bibliografia Krasilchik, Myriam. Docência no Ensino Superior. Tensão e Mudanças. Pro- reitoria de Graduação – USP. Cadernos de Pedagogia Universitária. Vol Luckesi, C.C. Avaliação da aprendizagem na escola. Editora Malabares, Salvador, 2005 Pimenta, S.G; Almeida, M.I. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade de São Paulo. IN: Pimenta, S.G; Almeida, M.I. (orgs). Pedagogia Universitária. EDUSP. São Paulo256p Rios, T. A. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? Pro-reitoria de Graduação – USP. Cadernos de Pedagogia Universitária. Vol Romanowski, J.P.;Wachowicz, L.A. Avaliação formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? In: Anastaciou, L.G.C.; Alves, L.P. (orgs). Processo de Ensinagem na Universidade. 6º ed. Editora Univille. Cap

Forma de comunicação: Informes e Bibliografia Forma de avaliação: S(1) + PAE (1) + PA (2)/4 –Sínteses (peso 1) –Plano de trabalho PAE – (peso 1) –Planejamento de aula – (peso 2)

AULA 1- OBJETIVO Conhecer o grupo identificando as questões e contribuições que os participantes podem oferecer; Conhecer as expectativas do grupo Identificar o conhecimento do grupo sobre os principais desafios no ensino de graduação e o que gostariam de enfocar nos encontros. Discutir elementos da historicidade da universidade que determinam formas de organização curricular e formas de atuação docente, em aula universitária

Tarefa classe 1 Construir um quadro com base no estudo do texto Lea Anastasiou e na sua experiência acadêmica indicando: o papel docente, o papel discente, a metodologia e avaliação nos modelos jesuítico, napoleônico, alemão e o da escola que você estudou

Exercício para a próxima aula Aula /03/ Ensino e a docência na universidade de São Paulo. Leitura prévia do capítulo Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade de São Paulo do livro de Selma Garrido Pimenta e Maria Isabel de Almeida (orgs). Pedagogia Universitária. EDUSP. São Paulo256p Disponível no STOA. Responder: 1.Quais os principais desafios da formação docente na USP? 2. Quais as mais importantes propostas para superar os desafios da primeira questão? (Considerar o que acha mais eficaz, viável, etc, a curto e médio prazo). Entregar por escrito ou impresso na próxima aula – exercício em dupla